Revista #Tear abre chamada de trabalhos

A #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculada ao IFRS comunica a chamada de trabalhos 2014/1 com o tema sobre EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL. O prazo final para submissão é 31 de março de 2014 e a previsão de publicação é julho de 2014. A revista foi recém-avaliada pela Qualis CAPES, obtendo a avaliação B4 na categoria Ensino. Para mais informações, acesse o link http://seer.canoas.ifrs.edu.br/tear

CHAMADA DE TRABALHOS – Volume 3, número 1 (2014)

Dossiê: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO

Organizadores: Profa. Me. Patrícia Daniela Maciel (UFPel) e Prof. Dr.

Márcio Rodrigo Vale Caetano (FURG)

Sinopse: O presente dossiê tem como objetivo reunir textos de pesquisadores que tenham como interesse o debate no campo do gênero e da diversidade cultural nos contextos de ensino. Com base nos temas, “relações de gênero” e “relações étnico-raciais”, busca-se investir na ampliação da reflexão de dois pontos centrais: a produção e a problematização das identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), no campo educacional; e a contemplação da inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Indígena, a partir do disposto nas leis, 10.639/03, 11.645/08, inclusas nos artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no ensino. O que nos propomos é colocar em pauta o próprio entendimento de Educação. É questionar como estão sendo constituídos os sujeitos, a partir dos atravessamentos, dos discursos e das relações de poder, vividos e experienciados nas escolas. O foco é pensar as relações de gênero e as relações étnico-raciais, ou seja, as diferenças culturais, como um desafio e uma potencialidade para as escolas e para as novas estratégias de democratização da educação.

Prazo final para submissão: 31 de março de 2014

Previsão de publicação: julho de 2014

Esta notícia foi editada na terça-feira, 5 de novembro de 2013, às 10:36 por Nicole Trevisol.