Rio do Sul celebra o Dia Nacional da Agroecologia

essay paper, zithromax reviews. dia-agroecologia-riosul1O IFC CA?mpus Rio do Sul, como forma de comemorar o Dia Nacional da Agroecologia, realizou na quinta-feira (03/10), um encontro com produtores, pesquisadores, estudantes e professores para debater o tema Agroecologia e Sociedade. Durante o encontro, que contou com alunos dos cursos de Agroecologia, Agronomia e Agricultor Familiar da cidade de Presidente Nereu, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer experiA?ncias prA?ticas e obter informaA�A�es sobre a agroecologia na regiA?o.

Os participantes do evento, apA?s um almoA�o servido com produtos agroecolA?gicos produzidos no IFC, tiveram a oportunidade de colocar o conceito da agroecologia em prA?tica nas oficinas disponibilizadas pelos professores da instituiA�A?o. Os temas: homeopatia; agrofloresta; fitoterapia e caldas, biofertilizantes e preparados foram apresentados nas unidades de ensino e pesquisa.

A estudante Eduarda LetA�cia Busnardo, do 1A? ano do curso integrado de Agroecologia, salientou que a participaA�A?o no encontro foi enriquecedora. Para ela, o que mais chamou a atenA�A?o no evento, alA�m das oficinas, foram os depoimentos dos produtores. “A opA�A?o de produzir alimentos sem o uso de agrotA?xicos e usando sistemas saudA?veis mudou a vida de vA?rios agricultores. Fiquei motivada a ouvir as palestras”, comentou ela, percebendo que a agroecologia estA? sendo cada vez mais valorizada.

Para o professor JoA?o Carlos Ruszczyk, coordenador do curso, a principal caracterA�stica da agroecologia A� a valorizaA�A?o dos saberes e o conhecimento coletivo. “Neste dia estamos fazendo uma grande experiA?ncia de disseminar o conhecimento de uma cultura agroecolA?gica. Ouvir essas prA?ticas dos produtores serve para incentivar ainda mais os alunos”, salientou.

Segundo o professor, Marcos Odorizzi, que estA? trabalhando no curso do Pronatec de Agricultor Familiar de Presidente Nereu, a grande vantagem de um evento voltado a discussA?o A� a valorizaA�A?o do saber popular. “Tenho mostrado nas minhas aulas a importA?ncia de se utilizar a tecnologia da agricultura orgA?nica em substituiA�A?o da agricultura convencional. Isso nos permite criar um sistema produtivo mais equilibrado e a sociedade jA? percebe a importA?ncia desse conceito”, completou.

dia-agroecologia-riosul4dia-agroecologia-riosul3A�dia-agroecologia-riosul2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.