Rio do Sul participa das Feiras regionais de Matemática, Ciência e Tecnologia

feira-matematica-riosul4Através do projeto de apoio à organização e participação de docentes e alunos em feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia – idealizadas pelo Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul – alunos e professores do Instituto auxiliaram na organização da XIX Feira Regional de Matemática (FRMAT), realizada simultaneamente à VII Feira Regional de Ciência e Tecnologia (FRCTEC). Acadêmicos – de Licenciatura em Matemática – e servidores do IFC foram convidados para avaliar um total de 74 trabalhos expostos – 60 destinados a Matemática e 14 a Ciências e Tecnologia. A exposição ocorreu dia 17, na Escola Modelo Ella Kurth, localizada no Bairro Rainha.
Aproximadamente 143 alunos expositores, orientados por 88 professores de sete cidades da região: Rio do Sul, Laurentino, Rio do Oeste, Braço do Trombudo, Trombudo Central, Agrolândia e Agronômica constituíram as apresentações do evento. As feiras Regionais de Matemática e Ciência e Tecnologia são organizadas pela Gerencia Regional de Educação de Rio do Sul (GERED), em conjunto com a Secretaria municipal de Educação e de instituições como IFC, AMAVI, Sesc, APAE e Unidavi. De acordo com o professor do IFC, Ruy Piehowiak, a exposição tem como objetivo socializar os projetos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula, “trazer a realidade da escola para a sociedade é a melhor forma de interação” comenta ele.
Os trabalhos que conquistaram a título de destaque foram classificados para a etapa estadual, entretanto, aos trabalhos não classificados a premiação foi de menção honrosa. Várias instituições de ensino visitaram o local. Alunos do ensino médio integrado com o Curso Técnico de informática do IFC realizaram as visitações no período da manhã.

Acadêmicos do IFC conquistam classificação para etapa estadual

Dois trabalhos de pesquisa elaborados por acadêmicos de Rio do Sul e apresentados nas Feiras concorreram pela categoria Ensino Superior. A aluna Vanderleia Baldo, da 8ª Fase do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, – orientada pelo professor Ruy Piehowiak – apresentou o Estágio Curricular e a Importância de Problemas Matemáticos no Ensino Médio, trabalho premiado com menção honrosa.
Já os acadêmicos Fabrício Heleno de Souza e Silvana Bauer, também da 8ª fase do Curso Superior de Licenciatura em Matemática e orientados pela professora Fátima Peres Zago, apresentaram A Utilização de Tendências em Educação Matemática nos Trabalhos de Feiras Catarinenses de Matemática – Ensino Médio – 2007-2013, conquistaram destaque e foram classificados para a etapa estadual.

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 8 de setembro de 2015, às 20:33 por Nicole Trevisol.