Rio do Sul realiza aula inaugural de Mecatrônica

Aula-magna-Mecatrônica-RiosulO Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, a partir de 2017, passou a ofertar um novo curso superior: engenharia mecatrônica. O curso foi desenvolvido baseado nas oportunidades do mercado regional e conta com professores mestres e doutores já efetivos no IFC.

Para realizar a aula inaugural, o IFC convidou o empresário Germano Purnhargen, da empresa Hergen, que avaliou o desenvolvimento da indústria e contou como a empresa se consolidou nesses 40 anos em que a mesma está implantada em Rio do Sul.

Já o professor de Mecatrônica do Instituto Federal de Santa Catarina, Nelso Gauze Bonacorso, destacou a importância do profissional e motivou os novos acadêmicos a investirem em suas carreiras na região. O professor também destacou a estrutura do curso e da matriz em que o mesmo foi projetado.

Segundo Renon de Carvalho, que organizou o processo para a aprovação do curso, o objetivo da Engenharia Mecatrônica do IFC campus Rio do Sul é formar engenheiros aptos a compreender a realidade tecnológica e promover avanços tecnológicos relacionados à mecatrônica, tendo como base uma sólida compreensão de fenômenos físicos, químicos, computacionais, eletroeletrônicos e mecânicos.

O perfil do profissional egresso, que engloba as áreas de Mecânica, Eletroeletrônica e Informática, não está fundamentado somente no saber, mas também no fazer. Isto porque o modelo pedagógico do curso está inserido em um modelo de engenharia inovadora, com uma educação que enfatiza os fundamentos inseridos no contexto de Conceber, Projetar, Implantar e Operar.

*Texto: Cecom/Rio do Sul.

** Imagem: Divulgação/ Xico Stocker – Simmmers.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 30 de março de 2017, às 20:25 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).