Rio do Sul recebe o 4A? SeminA?rio das Licenciaturas do IFC

licenciatura3Entre os dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� best essay writing services, clomid reviews. Campus de Rio do Sul recebeu o 4A? SeminA?rio das Licenciaturas e o 2A? SeminA?rio Institucional do Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (PIBID). Os eventos, que ocorreram simultaneamente na Unidade Urbana, foramA�destinados a integrar e servir de espaA�o de discussA�es dos projetos voltados A�A�formaA�A?o de professores.

O Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas (ProdocA?ncia) A� uma aA�A?o da Capes e tem porA�finalidade o fomento A� inovaA�A?o e A� elevaA�A?o da qualidade dos cursos de formaA�A?o para o magistA�rio da EducaA�A?o BA?sica, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docente. AA�coordenadora geral do ProdocA?ncia, professora Solange Zotti, explicou que, por meio do projeto, A� possA�vel discutir e pesquisar a formaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gica. a�?Ele jA? existe hA? dois anos, e vA?rias aA�A�es voltadas A� formaA�A?o dos professores que atuam nas licenciaturas do Instituto Federal Catarinense foram realizadas. Pretendemos agora editar um livro para difundir essa experiA?ncia, que nA?o tem mais como retroagir institucionalmentea�?, salientou ela.

A coordenadora-geral do Pibid, SA?nia Regina de Souza Fernandes, comentou que o espaA�o voltado ao aprimoramento do processo de formaA�A?o de docentes para a educaA�A?o bA?sica busca incentivar e valorizar o magistA�rio. No programa, tambA�m mantido pela CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes), hA? 150 bolsistas e cinco campi do IFC envolvidos. a�?Esse projeto valoriza os acadA?micos das licenciaturas e possibilita a integraA�A?o direta na sala de aula das instituiA�A�es parceiras, como as escolas pA?blicasa�?, completou.

O evento teve como palestrante de abertura a professora da Unisinos (RS), Maria Isabel da Cunha, que comentou sobre inovaA�A?o, paradigmas curriculares e formaA�A?o docente. O seminA?rio tambA�m contou com mesa-redonda, debates e apresentaA�A?o de experiA?ncias dos acadA?micos e professores. No final do evento, seria editado um documento, sobre os desafios das licenciaturas, a ser entregue aos novos dirigentes da instituiA�A?o.

licenciatura1 licenciatura2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.