Rio do Sul recebe o 4º Seminário das Licenciaturas do IFC

licenciatura3Entre os dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus de Rio do Sul recebeu o 4º Seminário das Licenciaturas e o 2º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os eventos, que ocorreram simultaneamente na Unidade Urbana, foram destinados a integrar e servir de espaço de discussões dos projetos voltados à formação de professores.

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) é uma ação da Capes e tem por finalidade o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. A coordenadora geral do Prodocência, professora Solange Zotti, explicou que, por meio do projeto, é possível discutir e pesquisar a formação docente e inovação pedagógica. “Ele já existe há dois anos, e várias ações voltadas à formação dos professores que atuam nas licenciaturas do Instituto Federal Catarinense foram realizadas. Pretendemos agora editar um livro para difundir essa experiência, que não tem mais como retroagir institucionalmente”, salientou ela.

A coordenadora-geral do Pibid, Sônia Regina de Souza Fernandes, comentou que o espaço voltado ao aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica busca incentivar e valorizar o magistério. No programa, também mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), há 150 bolsistas e cinco campi do IFC envolvidos. “Esse projeto valoriza os acadêmicos das licenciaturas e possibilita a integração direta na sala de aula das instituições parceiras, como as escolas públicas”, completou.

O evento teve como palestrante de abertura a professora da Unisinos (RS), Maria Isabel da Cunha, que comentou sobre inovação, paradigmas curriculares e formação docente. O seminário também contou com mesa-redonda, debates e apresentação de experiências dos acadêmicos e professores. No final do evento, seria editado um documento, sobre os desafios das licenciaturas, a ser entregue aos novos dirigentes da instituição.

licenciatura1 licenciatura2

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 24 de novembro de 2015, às 20:49 por Nicole Trevisol.