Santa Rosa do Sul promove palestras com foco na produção de pitaya

Participantes do evento posam, todos juntos, para uma foto.

No final de dezembro, no auditório do bloco do Curso de Engenharia Agronômica do IFC Campus Santa Rosa do Sul, aconteceu o evento intitulado Administrando a propriedade rural com foco na produção de pitaya. Na oportunidade, o servidor Éliton Pires, coordenador-geral de Extensão do Campus, mediou os trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes, destacando que o tema escolhido para o evento visa dar uma base aos produtores de como administrar suas propriedades, considerando os custos e a possibilidade de o produtor mensurar se realmente está tendo lucro com a produção de pitayas.

A palestra Controle de custos na produção de pitayas foi ministrada pelo servidor Carlos Antonio Krause, docente do IFC Campus Santa Rosa do Sul. Krause explicou conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos fixos, depreciações, entre outros assuntos relacionados à área de custos. Segundo o professor, quem estabelece o preço de um produto é o mercado e não o produtor, mas este pode procurar formas de valorização do seu produto para o mercado. Por fim, informou que o Campus Santa Rosa do Sul está de portas abertas à comunidade para sempre que precisarem de orientação.

Na sequência, o servidor Bruno Pansera Espindola, também docente do IFC Campus Santa Rosa do Sul, abordou temas relacionados à colheita e à comercialização de pitaya aos produtores, além de meios para evitar as perdas com transporte e escolha dos frutos.

Após as palestras, Gabriel Nascimento e Henrique Francisco de Moraes, acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, que estão em fase de desenvolvimento. Gabriel apresentou o tema Pragas da Cultura da Pitaya no Extremo Sul Catarinense, e Henrique abordou o Controle biológico de pulgões. Ambos são orientados pela professora Daiane Nunes, do IFC Campus Santa Rosa do Sul.

O evento foi uma realização conjunta entre o Campus Santa Rosa do Sul e a Associação de Produtores Pitaya Sul, e contou com o apoio da Coopervalesul, CNPq e Proext 2016.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, às 12:42 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).