Secitec encerra quinta ediA�A?o com diversidade de pA?blicos e A?reas de conhecimento

f1A cada ano, a Semana de CiA?ncia e Tecnologia (Secitec), do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna, parece acompanhar a trajetA?ria da prA?pria instituiA�A?o: maiores sA?o o nA?mero de atividades, maior o pA?blico e maior a diversidade de A?reas contempladas na programaA�A?o. Assim foi a quinta ediA�A?o do evento, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de setembro e reuniu nA?o sA? alunos e servidores do IFC, mas diversos membros da comunidade externa.

Na noite de abertura, o auditA?rio da Escola de EducaA�A?o BA?sica Padre NA?brega recebeu cerca de 150 pessoas para as duas palestras programadas. Primeiro, o professor Kariel Giarolo abordou o tema A�tica e ciA?ncia. Em seguida, apA?s uma apresentaA�A?o de alunos do Projeto Mistura Cultura, foi a vez do administrador Severino De DA�a apresentar sua trajetA?ria na criaA�A?o da empresa Eco TA?xtil.

Nos trA?s dias seguintes, a Secitec serviu de palco para diversos trabalhos de ensino, pesquisa e extensA?o. Minicursos, seminA?rios, palestras e oficinas, todos gratuitos, tambA�m contribuA�am para o conhecimento e aprendizagem dos participantes.

dsc03349Os trabalhos foram apresentados em banca, na forma de resumo expandido, e tambA�m em pA?ster. Muitas das ideias, desenvolvidas pelos prA?prios alunos e servidores do campus. O acadA?mico de engenharia Artur Kvieczinski, por exemplo, apresentou um projeto de embarcaA�A?o autA?noma que estA? sendo pensado junto com o Corpo de Bombeiros. A ideia A� desenvolver, nos prA?ximos anos, um equipamento de varredura que possa ser utilizado em situaA�A�es de busca por corpos nos casos de afogamentos. Um robA? de publicidade para fins tecnolA?gicos e comerciais; um protA?tipo de aspirador de pA? autA?nomo; e uma placa solar inteligente foram outras ideias apresentadas.

Enquanto isso, nos outros espaA�os da instituiA�A?o, seguiam as oficinas e minicursos. De novo, um belo exemplo da variedade de temas: o uso da LA�ngua Brasileira de Sinais em situaA�A�es de emergA?ncias, como primeiros socorros; oratA?ria e criaA�A?o de apresentaA�A�es; preparaA�A?o para o Enem; ensaio metalogrA?fico; prA?tica de simulaA�A?o de solda; ventilaA�A?o industrial; e assim por diante. Uma programaA�A?o que foi muito alA�m das trA?s A?reas tA�cnicas com as quais o IFC Luzerna trabalha (automaA�A?o, mecA?nica e seguranA�a do trabalho). SessA?o de cinema sobre gA?nero e sexualidade? Teve tambA�m. E que tal aprender sobre cultura japonesa? A Secitec oportunizou isto.

Aluna da 6A? fase de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, Luana Holetz era sA? elogios para o evento. a�?Estou achando muito interessante. Estou vendo vA?rias formas de aplicaA�A?o, na indA?stria, do que nA?s aprendemos em sala de aula. Isso enriquece muito o nosso conhecimento.a�?

IntercA?mbio com a comunidade

dsc03315Se o aprendizado foi importante para os estudantes do IFC, o mesmo pode-se dizer sobre os participantes da comunidade externa. Profissional da construA�A?o civil, o pintor A�lcio Luiz da Silva fez o minicurso sobre a Norma Regulamentadora nA? 35, que trata do trabalho em altura. A atividade foi ministrada pela professora JuscA�lia Padilha e pela tA�cnica em seguranA�a do trabalho Rosilene Pires. a�?A empresa em que atuo estA? atenta aos casos de acidentes que ocorrem, e nA?s tambA�m, como profissionais da A?rea, queremos aprender e ficar por dentro de todos os detalhes sobre seguranA�a do trabalhoa�?, destacou A�lcio. a�?Trabalhamos diariamente em altura, entA?o esse curso sA? vem agregar ainda mais para o nosso conhecimentoa�?. Dentro desta atividade, foi inaugurada nas dependA?ncias do campus uma parede de escalada.

Profissionais de diversas indA?strias tambA�m ministraram oficinas. Da WEG, o coordenador de vendas Charles Fernando Scheffelmeier fez um bate-papo com os alunos, focando a parte da automaA�A?o. a�?Esse intercA?mbio de informaA�A�es sempre A� vA?lido. Estamos aqui para trocar experiA?ncias. A instituiA�A?o traz a parte tA�cnica, os alunos vA?o a campo, e nA?s, como indA?stria, conseguimos fazer esse link entre o mercado e a realidade educacionala�?, disse.

Mesmo raciocA�nio do gerente de vendas SA�rgio Pereira, da Samrello InstrumentaA�A?o Industrial, de Blumenau. a�?Para nA?s A� importante divulgar o nosso produto e tambA�m dividir o nosso conhecimento. Quando o aluno tem a oportunidade de conhecer um produto, de visualizA?-lo, verificar como ele funciona, assim como sua aA�A?o na indA?stria, isso tudo resulta em acrA�scimo no aprendizado.a�?

Do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus ChapecA?, a professora e engenheira mecA?nica Marli BaA? realizou uma oficina sobre perA�cia em acidentes de trA?nsito. a�?Esse intercA?mbio entre os dois institutos A� maravilhoso. Gostaria de ficar mais tempo para acompanhar as bancas dos trabalhos que estA?o sendo apresentados. A� muito interessante essa oportunidade de trazer professores da outra instituiA�A?o, e levar os daqui para lA? tambA�m. A� possA�vel se pensar desta forma, acredito que A� algo muito ricoa�?.

CiA?ncia que vai alA�m

dsc03577 phd defense, generic lioresal. No sA?bado, A?ltimo dia do evento, o IFC recebeu a visita de membros do Interact Club de Catanduvas. O grupo teve uma aula do projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros, na parede de escalada do IFC. Depois, os jovens conheceram a estrutura de laboratA?rios da instituiA�A?o e tiveram uma explanaA�A?o sobre o ingresso nos cursos do Ensino MA�dio Integrado.

Durante a manhA?, um seminA?rio sobre empoderamento feminino e combate A� violA?ncia contra a mulher, ministrado pelas professoras LetA�cia Tramontini e Isabel Cristina Hentz, trouxe A� tona assuntos que precisam ser tratados e abordados cada vez mais, seja com adultos ou jovens. A atividade resumiu o conceito da Secitec: o debate sobre ciA?ncia e tecnolA?gica, em escala regional ou nacional, precisa ir alA�m. O IFC Luzerna, assim, cumpre a sua parte para uma formaA�A?o de fato cidadA? a�� esta sempre urgente e necessA?ria.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Deixe um comentário