Secretário nacional de Aquicultura e Pesca visita o Campus Camboriú

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebeu a visita do secretário de aquicultura e pesca, Jorge Seif Júnior, na primeira quinzena de fevereiro. Durante o encontro, a reitora do IFC, Sônia Fernandes, apresentou a instituição e falou sobre a importância dos Institutos Federais (IFs) como referência em educação profissional, científica e tecnológica.

A visita de Seif, de acordo com a diretora-geral do Campus Camboriú, Sirlei Albino, surgiu em um Conselho de Campus (Concampus). “Propomos que os conselheiros trouxessem parcerias para o campus. Foi então que o membro e pai de aluno, Sérgio Toviasky, conseguiu a visita do secretário”, explicou Sirlei. Ao discorrer sobre o campus, a diretora-geral destacou a excelência do IFC Camboriú em ensino, pesquisa e extensão, e prosseguiu explicando sobre as parcerias que já estão em andamento, como o convênio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e, recentemente, com a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, para construção de um complexo esportivo de Badminton.

Convênio com a Epagri – O professor do IFC Camboriú, Luís Ivan Martinhão Souto, apresentou as principais pesquisas realizadas em parceria com a Epagri, com destaque para a produção de pescado. Em um trabalho conjunto com a Epagri e o campus Rio do Sul, o docente da área de automação, Mário Lúcio Roloff, explicou o funcionamento de um protótipo de aparelho que servirá para monitorar a temperatura, PH e oxigênio da água dos tanques de criadouros de peixes. “Um equipamento desses custa em torno de R$ 90 mil. Com a parceria entre os campi e Epagri, estamos desenvolvendo um protótipo que custará, em média, R$ 3 mil reais”, ressaltou Luís Ivan. “É com pesquisas como esta que conseguimos visualizar a importância do trabalho em rede”, destacou a reitora.

O secretário Jorge Seif demonstrou interesse com a relevância do projeto e ressaltou o compromisso em agendar uma reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para angariar recursos para a execução e expansão do projeto. Confira aqui o vídeo de Seif comentando sobre a inovação do IFC.

Na oportunidade, os servidores do Centro de Formação de Instrutores e Treinadores de Cães-guia também apresentaram o Programa Cães-guia ao secretário.

Texto e Imagem: Cecom/Camboriú/Marília Massochin