#EspecialJIFC: Segunda edição dos JIFC é aguardada pelos estudantes

IMG_9381Os gritos da torcida soaram como música no Complexo Esportivo Bernardo Werner – Sesi/Blumenau durante os dois dias da primeira edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC). Os 416 atletas dos campi de Araquari, Blumenau, Camboriú, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira vibraram, cantaram, correram e sorriram em momentos únicos de integração e partilha com novos colegas.

Segundo a reitora do IFC, Sônia Fernandes, os JIFC vieram para ficar. “É notória a importância de um evento desta natureza, e fechamos essa primeira edição com sucesso total”. Para a reitora, a realização dos Jogos Internos foi possível devido ao envolvimento financeiro da Reitoria e dos campi do IFC, como também pelo empenho e dedicação dos profissionais de Educação Física que atuam na Instituição.

Reitora do IFC, Sônia Fernandes.

“Queremos que, nas próximas edições, professores de outras áreas também se envolvam nos JIFC. O esporte beneficia o aluno na sua formação humana. Como na vida nós ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiência do que é bom, ao vencer, e também do crescimento quando perdemos”, frisa Sônia.

Essa é a primeira vez que o IFC reúne estudantes dos campi do IFC para além da prática esportiva, mas também para confraternizar, jogar, brincar e competir com o outro. “Pela alegria, percebo que os JIFC foram exitosos, atendendo os objetivos do IFC, de acordo com os quais a formação do estudante passa também pelo esporte”, reforça a reitora.

Naila - Campus Videira

Naila (esquerda) – Campus Videira

O sorriso de Naila Roberta Macarri, estudante do curso de Informática do Campus Videira, afirma que os JIFC foram pura alegria. “O esporte é um momento importante para mim, consigo relaxar e descontrair com saúde. Já faz parte da minha rotina de vida”.

João e Wolfgang - Campus Luzerna

João e Wolfgang – Campus Luzerna.

Os amigos João Victor Beal e Wolfgang Blodorn estão no curso de Automação Industrial e Segurança do Trabalho, respectivamente, ofertado pelo Campus Luzerna. Eles vieram jogar handebol e ficaram admirados com a dimensão dos jogos. “Gosto de praticar esportes, mas o mais legal é conhecer os colegas dos outros campi”, diz João.

É justamente essa integração entre os estudantes do IFC um dos objetivos dos JIFC. De acordo com a reitora Sônia, é importante que os jovens se encontrem e convivam. “Mesmo o IFC sendo uma única instituição, temos 15 campi em regiões diferentes de Santa Catarina. A distância geográfica dificulta a integração, mas os jogos estão atingindo os seus objetivos ao promover a brincadeira e o diálogo”.

Matheus e Victória - Campus Fraiburgo

Matheus e Victória – Campus Fraiburgo.

Matheus Felipe dos Santos Tonial e Victória Rinaldi representaram o Campus Fraiburgo e ficaram encantados com a possibilidade de conhecer uma cidade diferente por meio do esporte. “A estrutura do Complexo nos permitiu conhecer outras modalidades esportivas e mostrar aos colegas o que estamos fazendo no nosso campus”, afirma Victória.

Victor e Ricardo - Campus São Francisco do Sul

Victor e Ricardo – Campus São Francisco do Sul.

Os amigos Victor Hugo Ferreira de Souza e Ricardo Werner Bruch adoram voleibol e representaram o Campus São Francisco do Sul. Eles treinaram por dois meses para poder participar dos JIFC. “Quando soubemos que teriam os jogos, começamos a treinar. Agora, pretendemos nos preparar para a edição do ano que vem. Felizmente, ainda estou no primeiro ano e poderei participar mais duas vezes”, relata ele entusiasmado com os próximos JIFC.

Confira abaixo a entrevista com a Reitora Sônia Fernandes para a Rádio Web Voz do IF, com Matheus Tonial. Saiba mais sobre a rádio AQUI.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de julho de 2016, às 19:57 por Nicole Trevisol.