#EspecialJIFC: Segunda ediA�A?o dos JIFC A� aguardada pelos estudantes

IMG_9381Os gritos da torcida soaram como mA?sica no Complexo Esportivo Bernardo Werner a�� Sesi/Blumenau durante os dois dias da primeira ediA�A?o dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (JIFC). Os 416 atletas dos campi de Araquari, Blumenau, CamboriA?, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira vibraram, cantaram, correram e sorriram em momentos A?nicos de integraA�A?o e partilha com novos colegas.

Segundo a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, os JIFC vieram para ficar. a�?A� notA?ria a importA?ncia de um evento desta natureza, e fechamos essa primeira ediA�A?o com sucesso totala�?. Para a reitora, a realizaA�A?o dos Jogos Internos foi possA�vel devido ao envolvimento financeiro da Reitoria e dos campi do IFC, como tambA�m pelo empenho e dedicaA�A?o dos profissionais de EducaA�A?o FA�sica que atuam na InstituiA�A?o.

Reitora do IFC, SA?nia Fernandes.

a�?Queremos que, nas prA?ximas ediA�A�es, professores de outras A?reas tambA�m se envolvam nos JIFC. O esporte beneficia o aluno na sua formaA�A?o humana. Como na vida nA?s ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiA?ncia do que A� bom, ao vencer, e tambA�m do crescimento quando perdemosa�?, frisa SA?nia.

Essa A� a primeira vez que o IFC reA?ne estudantes dos campi do IFC para alA�m da prA?tica esportiva, mas tambA�m para confraternizar, jogar, brincar e competir com o outro. a�?Pela alegria, percebo que os JIFC foram exitosos, atendendo os objetivos do IFC, de acordo com os quais a formaA�A?o do estudante passa tambA�m pelo esportea�?, reforA�a a reitora.

Naila - Campus Videira
Naila (esquerda) – Campus Videira

O sorriso de Naila Roberta Macarri, estudante do curso de InformA?tica do Campus Videira, afirma que os JIFC foram pura alegria. a�?O esporte A� um momento importante para mim, consigo relaxar e descontrair com saA?de. JA? faz parte da minha rotina de vidaa�?.

JoA?o e Wolfgang - Campus Luzerna
JoA?o e Wolfgang – Campus Luzerna.

Os amigos JoA?o Victor Beal e Wolfgang Blodorn estA?o no curso de AutomaA�A?o Industrial e SeguranA�a do Trabalho, respectivamente, ofertado pelo Campus Luzerna. Eles vieram jogar handebol e ficaram admirados com a dimensA?o dos jogos. a�?Gosto de praticar esportes, mas o mais legal A� conhecer os colegas dos outros campia�?, diz JoA?o.

A� justamente essa integraA�A?o entre os estudantes do IFC um dos objetivos dos JIFC. De acordo com a reitora SA?nia, A� importante que os jovens se encontrem e convivam. a�?Mesmo o IFC sendo uma A?nica instituiA�A?o, temos 15 campi em regiA�es diferentes de Santa Catarina. A distA?ncia geogrA?fica dificulta a integraA�A?o, mas os jogos estA?o atingindo os seus objetivos ao promover a brincadeira e o diA?logoa�?.

Matheus e VictA?ria - Campus Fraiburgo
what is literature review, dapoxetine without prescription. Matheus e VictA?ria – Campus Fraiburgo.

Matheus Felipe dos Santos Tonial e VictA?ria Rinaldi representaram o Campus Fraiburgo e ficaram encantados com a possibilidade de conhecer uma cidade diferente por meio do esporte. a�?A estrutura do Complexo nos permitiu conhecer outras modalidades esportivas e mostrar aos colegas o que estamos fazendo no nosso campusa�?, afirma VictA?ria.

Victor e Ricardo - Campus SA?o Francisco do Sul
Victor e Ricardo – Campus SA?o Francisco do Sul.

Os amigos Victor Hugo Ferreira de Souza e Ricardo Werner Bruch adoram voleibol e representaram o Campus SA?o Francisco do Sul. Eles treinaram por dois meses para poder participar dos JIFC. a�?Quando soubemos que teriam os jogos, comeA�amos a treinar. Agora, pretendemos nos preparar para a ediA�A?o do ano que vem. Felizmente, ainda estou no primeiro ano e poderei participar mais duas vezesa�?, relata ele entusiasmado com os prA?ximos JIFC.

Confira abaixo a entrevistaA�com a Reitora SA?nia Fernandes para a RA?dio Web Voz do IF, com Matheus Tonial. Saiba mais sobre a rA?dio AQUI.

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Nicole Trevisol
Jornalista MTE 02499 JP-SC