Seminário de Agroecologia acontecerá dia 29 de novembro

O estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica será o tema do próximo seminário que acontecerá no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. O evento denominado Seminário de Agroecologia será realizado dia 29 de novembro, a partir das 19h, no auditório do campus. Não é necessário fazer inscrições, sendo que a participação é gratuita e aberta para toda a comunidade.

Como palestrante principal, o professor e deputado federal Pedro Uczai discorrerá sobre a redução do uso de agrotóxicos, a prática agroecológica, em sistemas agroflorestais e temas afins. Uczai faz parte da frente parlamentar pelo desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica; trata do tema há alguns anos, destacando a necessidade da redução de agrotóxicos por meio de políticas nacionais, utilizando tecnologia e ciência para produção alimentar. Durante o seminário Terra e Territórios, realizado em setembro na Câmara dos Deputados, argumentou que “É preciso mostrar cientificamente, tecnicamente e economicamente que é possível produzir em grande escala agroecologicamente. Hoje, nós temos ciência e tecnologia para produzir sem veneno e de forma sustentável. Este é o futuro do Brasil”.

Durante o Seminário ainda acontecerão relatos de experiências e ações da área, com espaço para os docentes do IFC Araquari conversarem com o público sobre as práticas e ações agroecológicas que já acontecem no campus e ainda aquelas que em processo de viabilização. Estarão presentes representantes dos cursos superiores em Ciências Agrícolas e Agronomia e também do curso técnico em Agropecuária. Além disso, haverá também a participação de integrantes da comunidade, relatando suas experiências na região.

Segunda visita ao IFC Araquari

Esta será a segunda participação do parlamentar em evento realizado dentro do IFC Araquari. Em sua primeira oportunidade, Pedro Uczai esteve presente no Seminário sobre o Programa Nacional para Redução do uso de Agrotóxicos, no ano de 2018.

O evento realizado em 2018 resultou também na liberação de uma emenda parlamentar para alavancar a pesquisa em agroecologia no campus Araquari. A emenda foi liberada oficialmente no início de novembro de 2019 e será direcionada para começar a equipar um laboratório de sementes e também para subsidiar a criação um portal on-line de agroecologia, que será desenvolvido e hospedado no próprio campus.

No próximo dia 29 de novembro, durante o Seminário de Agroecologia, serão ainda apresentadas as possibilidades do que o IFC Araquari oferecerá na área da agroecologia, a partir da liberação dos recursos acima mencionados. O deputado federal Pedro Uczai, autor da emenda, além de sua participação no evento ainda conhecerá o ambiente que está sendo desenvolvido na instituição em Araquari.

SERVIÇO:

  • Seminário de Agroecologia
    • Dia do evento: 29 de novembro
    • Horário de início: 19h
    • Local de realização: Auditório do IFC Araquari  (Rod. BR 280, km 27,5)
    • Evento gratuito e sem necessidade de fazer inscrição antecipada

Texto: Cecom/Araquari