SeminA?rio de matemA?tica amplia e debate o ensino de matemA?tica

Estudantes do ensino fundamental e mA�dio criaram durante o VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica uma atmosfera A?nica. A� a primeira vez em que se debatem as feiras e, para conhecimento dos participantes, se monta uma estrutura similar no local com trabalhos apresentados nas etapas catarinense.

Confira abaixo o A?udio com Araceli, as estudantes Caroline e Naiara, e com FA?tima sobre as feiras de matemA?tica.

As estudantes do ensino mA�dio Caroline Figueiredo e Naiara Beber, de Rio do Sul, apresentaram o trabalho As palavras atravA�s dos nA?meros. Participantes do Clube de MatemA?tica, elas veem a disciplina com facilidade. a�?O gosto pela matemA?tica acabou sendo despertado porque conseguimos aplicA?-la no nosso dia-a-dia. Podemos abordar temas presentes e importantes para a sociedade e, estudante e aplicando, vocA? descobre muitas coisasa�?, dizem elas.

Com um estande repleto de abA?boras, os estudantes do ensino fundamental Gian Eduardo Alves e Mikaela Fernandes, de 12 anos, apresentaram o trabalho AbobomA?tica. O projeto nasceu em uma escola municipal de Rodeio e despertou o interesse de todos que passaram pelo local. a�?Tudo comeA�ou pela escolha da abA?bora, um alimento quase toda a turma nunca consumia. ConstruA�mos uma horta na escola e toda a turma (22 alunos) aprendeu vA?rios conceitos matemA?ticos com o casoa�?, conta a professora Jordana Pezzini.

Bem em frente estava a dupla do ensino fundamental de Videira, NathA?lia Mello e Kevin Rosa, que apresentou o trabalho O carteiro chegou. a�?A� muito bom aprender alguma coisa e dividir com as pessoas, algo interessantea�?, diz NathA?lia.

O VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica aconteceu no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, de 5 a 7 de julho, e contou com participantes de diversas partes do Brasil. O objetivo principal foi promover a capacitaA�A?o de dirigentes educacionais, professores e estudantes das redes pA?blica e privada de ensino para a gestA?o e organizaA�A?o de Feiras de MatemA?tica, orientaA�A?o e avaliaA�A?o de trabalhos e propor subsA�dios teA?rico, cientA�fico e metodolA?gicos para a organizaA�A?o das feiras.

Segundo Araceli GonA�alves, professora de MatemA?tica no IFC a�� writing my essay, order Zoloft. Campus CamboriA? e coordenadora do evento, trazer uma minifeira de matemA?tica para o SeminA?rio foi uma aA�A?o estratA�gica. a�?Muitos dos participantes vA?m para conhecer mais sobre as feiras e desenvolver a atividade nos seus estados e cidades. Nada melhor do que vivenciar como acontece uma feira, por isso montamos esse espaA�o de experiA?ncia como forma de mostrar como A� organizada uma feira de matemA?ticaa�?, explica ela.

O IFC tem uma relaA�A?o histA?rica com as feiras de matemA?tica. Conforme FA?tima de Oliveira, professora de MatemA?tica no IFC a�� Campus Rio do Sul, a relaA�A?o nasce em 1996 quando a unidade ainda era escola agrotA�cnica. a�?A partir de 2000 se constituiu a comissA?o permanente, e o IFC sempre foi muito ativo no pensar as feiras. Ampliando assim, em 2012, a realizaA�A?o da feira na Bahia por meio da assinatura do Termo de CooperaA�A?o TA�cnica com a Furb. Hoje temos feiras em mais de seis estados, sendo que o papel do IFC foi fundamental para expandir as feiras para o Brasila�?, diz ela.

Para a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, ao estarem nas Feiras de MatemA?tica, os estudantes se apropriam do conhecimento e relacionam a matemA?tica com a vida. a�?A formaA�A?o integral parte da ideia do sujeito ser protagonista da construA�A?o do conhecimento e, por meio das Feiras de MatemA?tica, conseguimos fomentar essa formaA�A?o. Assim, o IFC amplia o debate e construA�A?o em torno do ensino da matemA?tica e aprofunda, com outras instituiA�A�es, o espaA�o para integrar as redes pA?blicasa�?, frisa ela.

Confira todas as fotos acessando a nossa FanPage no Facebook AQUI.

ABERTURA

A solenidade de abertura do evento aconteceu A�s 13h30 do dia 05 de julho no AuditA?rio do Campus CamboriA?. Fernando JosA� Garbuio, prA?-reitor de ExtensA?o e no ato representando a reitora do IFC, disse que as feiras de matemA?tica ocupam um espaA�o importante. a�?Este momento A� fundamental para debater esses eventos, sendo tambA�m uma das missA�es dos Institutos Federais fomentar tais prA?ticas. A� uma satisfaA�A?o recebA?-los e dialogar sobre as prA?ximas feirasa�?.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.