Servidores do IFC participam do Seminário de Práticas Pedagógicas para a Inclusão da Pessoa com Deficiência

Servidores do IFC – Campus Videira participaram, no dia 21 de julho de 2017, durante o dia, do Seminário de Práticas Pedagógicas para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado pela Escola do Legislativo e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

As palestrantes Edite Sehem e Marisa de Lourdes dos Santos de Mello abordaram diversos assuntos, tais como as Políticas Públicas em Educação Especial Inclusiva no Estado de Santa Catarina, a Lei do Segundo Professor, o Atendimento Pedagógico Domiciliar e a Prática Clínica no Ambiente Escolar. Para Edite, o funcionamento pleno do ser humano depende das condições concretas, oferecidas pelos grupos sociais, que podem ser adequadas ou empobrecidas. “É preciso repensar conceitos e ter a coragem de olhar para o estudante e perceber o que ele tem de possibilidade. Não há destino, há possibilidades”. Segundo Marisa Mello, o conteúdo escolar só tem importância se for para a vida do sujeito, “isso porque nenhum cérebro consegue ter muita execução e pouca operação. A função e utilidade que tem o conteúdo escolar motiva o estudante a estudar. O melhor método de alfabetização é aquele em que o aluno aprende”.

Na avaliação das servidoras, o evento foi de aprendizado intenso, com exemplos práticos aplicáveis à rotina escolar sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, com Transtorno de Espectro Autista, com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

*Informações e imagem: Divulgação/Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 9 de agosto de 2017, às 11:37 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).