Seminário do Prodocência tem avaliação positiva

Prodocencia-concordiaFoi realizado no Câmpus Concórdia do IFC, de 10 a 13 de março de 2014, o I Seminário das Licenciaturas do IFC, um evento dedicado especialmente aos docentes, porém todos os servidores estavam convidados a participar. O Seminário foi realizado através do projeto institucional “Tempos e espaços de formação docente e inovação pedagógica”, integrante do Prodocência – Programa de Consolidação das Licenciaturas. A coordenação do projeto é das professoras Deise Reisdoefer (Concórdia) e Solange Zotti (Rio do Sul). O Prodocência é uma ação da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que tem por finalidade o fomento à inovação e elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério na educação básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

A professora Deise Reisdoefer, uma das coordenadoras do Prodocência no IFC, a avaliação do evento foi positiva, tanto do ponto de vista dos organizadores quanto dos participantes. Conforme a professora Solange Zotti, também coordenadora, o I Seminário da Licenciaturas do IFC atingiu os objetivos previstos e, especialmente, envolveu os professores e técnicos educacionais em uma discussão rica que apontou os inúmeros desafios dos cursos e profissionais. “Um momento marcante do evento foi a discussão com a Pró-Reitora de Ensino, a professora Josete Pereira, sobre as dificuldades dos cursos. Como resultado das discussões da semana foi produzido pelos educadores uma Carta Aberta aos Gestores do IFC, em que foram apresentadas proposições tendo em vista o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de Licenciaturas, na perspectiva de valorização da carreira docente”, relata Solange.

As atividades do projeto neste semestre se concentrarão em cada campus através do estudo do PCC nos aspectos das concepções e objetivos norteadores dos cursos. Nos dias 4 e 5 de setembro será realizado o segundo seminário do Prodocência, quando haverá a socialização das discussões realizadas e a continuidade de estudo de temas relevantes para os cursos. O câmpus onde será o próximo encontro ainda não foi definido.

O ingresso do IFC no Prodocência se deu através da participação no edital de seleção 19/2013 e consequente aprovação do projeto “Tempos e espaços de formação docente e inovação pedagógica”. O projeto prevê que durante dois anos serão realizadas diversas ações voltadas a formação dos professores dos cursos de licenciaturas, através de momentos de formação, discussão e trabalhos em grupo.

Os objetivos do projeto são: reestruturar os projetos pedagógicos dos cursos para atender as demandas da educação básica; otimizar os laboratórios de práticas pedagógica para se constituírem em espaços dinâmicos para formação dos acadêmicos e formação continuada dos docentes; promover a formação continuada e integrada dos professores das licenciaturas, para consolidar a identidade dos cursos. A coordenação espera que, através do fortalecimento das licenciaturas haja melhoria na formação dos futuros docentes e, consequentemente, a melhoria na formação dos alunos da educação básica.

* Texto e foto: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de março de 2014, às 17:20 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).