SeminA?rio do ProdocA?ncia tem avaliaA�A?o positiva

Prodocencia-concordiaFoi realizado no CA?mpus ConcA?rdia do IFC, de 10 a 13 de marA�o de 2014, o I SeminA?rio das Licenciaturas do IFC, um evento dedicado especialmente aos docentes, porA�m todos os servidores estavam convidados a participar. O SeminA?rio foi realizado atravA�s do projeto institucional a�?Tempos e espaA�os de formaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?, integrante do ProdocA?ncia – Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas. A coordenaA�A?o do projeto A� das professoras Deise Reisdoefer (ConcA?rdia) e Solange Zotti (Rio do Sul). O ProdocA?ncia A� uma aA�A?o da Capes – CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior, que tem por finalidade o fomento A� inovaA�A?o e elevaA�A?o da qualidade dos cursos de formaA�A?o para o magistA�rio na educaA�A?o bA?sica, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docente.

A professora Deise Reisdoefer, uma das coordenadoras do ProdocA?ncia no IFC, a avaliaA�A?o do evento foi positiva, tanto do ponto de vista dos organizadores quanto dos participantes. Conforme a professora Solange Zotti, tambA�m coordenadora, o I SeminA?rio da Licenciaturas do IFC atingiu os objetivos previstos e, especialmente, envolveu os professores e tA�cnicos educacionais em uma discussA?o rica que apontou os inA?meros desafios dos cursos e profissionais. a�?Um momento marcante do evento foi a discussA?o com a PrA?-Reitora de Ensino, a professora Josete Pereira, sobre as dificuldades dos cursos. Como resultado das discussA�es da semana foi produzido pelos educadores uma Carta Aberta aos Gestores do IFC, em que foram apresentadas proposiA�A�es tendo em vistaA�o fomento A� inovaA�A?o e A� elevaA�A?o da qualidade dos cursos de Licenciaturas, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docentea�?, relata Solange.

As atividades do projeto neste semestre se concentrarA?o em cada campus atravA�s do estudo do PCC nos aspectos das concepA�A�es e objetivos norteadores dos cursos. Nos dias 4 e 5 de setembro serA? realizado o segundo seminA?rio do ProdocA?ncia, quando haverA? a socializaA�A?o das discussA�es realizadas e a continuidade de estudo de temas relevantes para os cursos. O cA?mpus onde serA? o prA?ximo encontro ainda nA?o foi definido.

O ingresso do IFC no ProdocA?ncia se deu atravA�s da participaA�A?o no edital de seleA�A?o 19/2013 e consequente aprovaA�A?o do projeto a�?Tempos e espaA�os de formaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?. O projeto prevA? que durante dois anos serA?o realizadas diversas aA�A�es voltadas a formaA�A?o dos professores dos cursos de licenciaturas, atravA�s de momentos de formaA�A?o, discussA?o e trabalhos em grupo.

college essay outlines, order lioresal. Os objetivos do projeto sA?o: reestruturar os projetos pedagA?gicos dos cursos para atender as demandas da educaA�A?o bA?sica; otimizar os laboratA?rios de prA?ticas pedagA?gica para se constituA�rem em espaA�os dinA?micos para formaA�A?o dos acadA?micos e formaA�A?o continuada dos docentes; promover a formaA�A?o continuada e integrada dos professores das licenciaturas, para consolidar a identidade dos cursos. A coordenaA�A?o espera que, atravA�s do fortalecimento das licenciaturas haja melhoria na formaA�A?o dos futuros docentes e, consequentemente, a melhoria na formaA�A?o dos alunos da educaA�A?o bA?sica.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.