Seminário Estadual de Geografia da Saúde foi realizado em Blumenau

Nos dias 22 e 23 de março, foi realizado o Seminário Estadual de Geografia da Saúde, em Blumenau (SC), com a proposta de estudar a saúde pública brasileira pela perspectiva da Geografia. Seminário foi uma realização conjunta entre a Universidade de Blumenau (Furb) e os Institutos Federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Escola Técnica do SUS (ETSus).

Os debates sobre “Educação Profissional para o SUS” e “Desastres naturais e a atenção básica do SUS” foram realizados no auditório da ETSus. Abertura contou com a presença de Andréa da Silva, da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde; pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos Institutos Federais: Cladecir Alberto Schenkel (IFC) e Clodoaldo Machado (IFSC); João Natel Pollonio Machado, reitor da Furb; Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação no IFC; e de Adriano Cunha, da Secretaria de Defesa do Cidadão.

Na ocasião, representantes das três instituições de ensino, assinaram um termo de intenção para oferta de mestrado na área de Geografia, na cidade de Jaraguá do Sul, sendo o primeiro mestrado colaborativo dos Institutos Federais. A proposta é a de que o curso seja iniciado em 2019.

“Seminário foi proposto em parceria, pois acreditamos que a união entre as instituições pode fortalecer a formação de profissionais nas áreas. E, juntos, estudar soluções para impactos climáticos que afetam a saúde da população”, enfatizou Ribeiro, representante da comissão organizadora.

Texto e foto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães