Seminário sobre o Programa Nacional para a Redução do Uso de Agrotóxicos acontece no Campus Araquari

Explorar alternativas para a diminuição do uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras será um dos objetivos do Seminário sobre o Programa Nacional para a Redução do Uso de Agrotóxicos. Este evento acontecerá no auditório do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, a partir das 19h do dia 03 de julho de 2018. Este seminário tem a entrada gratuita e para participar não é necessário fazer inscrição, apenas comparecer ao local do evento.

Como convidado principal está o deputado federal Pedro Uczai, que irá discorrer sobre a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), Saúde e Sistemas Agroflorestais. Além da fala principal, o evento contará com uma importante troca de experiência e contribuições de servidores da instituição e convidados da comunidade regional.

A criação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos está prevista no Projeto de Lei nº 6670/16, de autoria da Comissão de Legislação Participativa, com a relatoria do deputado. O objetivo da proposta é implementar ações que contribuam para a diminuição progressiva do uso de defensivos agrícolas e ampliar a oferta de insumos de origens biológicas e naturais. A região Sul do país já tem exemplos, na produção agrícola, obtidos a partir destas técnicas de cultivo, que podem ser expandidos para outras regiões.

Este evento possui a organização do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense, sendo uma oportunidade para a troca e discussão de ideias entre pesquisadores, estudantes, agricultores e sociedade em geral.

Para mais informações sobre o evento, ligue para (47) 3803-7200 ou  acesse facebook.com/IFCAraquari.

Para mais informações sobre o PL 6.670/16, acesse aqui.

O que é uma agrofloresta?

Agrofloresta é um sistema que permite o cultivo de plantas alimentícias em consórcio com a floresta. Na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável, as agroflorestas constituem sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes (árvores, arbustos, palmeiras), das mais variadas espécies, são manejadas em consórcios com plantas herbáceas, culturas agrícolas em integração com animais, dentro de uma mesma unidade de manejo.

Texto e imagem: Cecom/Araquari