#Série Educação Financeira: seja consciente

Crédito e Gestão de Dívidas.

O crédito é uma fonte adicional de recursos que não são seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crédito e outros), que possibilita a antecipação do consumo para a aquisição de bens ou contratação de serviços. É muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crédito mais adequada para cada situação. Com a devida compreensão dos custos envolvidos nas operações de crédito, é mais fácil o uso do crédito de forma consciente. É preciso ter cuidado, pois o uso inadequado do crédito pode levar ao endividamento excessivo e comprometer toda a sua vida financeira.

Ponha em prática

• Dê atenção aos juros. Eles não são o mocinho e também não são o vilão. São um fenômeno natural, que existe nas relações de troca intertemporal. Lembre-se de que eles podem estar contra ou a favor de suas finanças, a depender de como você lida com eles.
  • O crédito possui vantagens e desvantagens. Seu uso pode trazer grandes benefícios, bem como grandes males. Utilize-o com sabedoria.
  • Não perca o controle de suas contas. Cuidado com o endividamento. Procure “não dar passos maiores que as pernas” e não se esqueça de ter reserva financeira para as despesas sazonais e imprevistos, que, querendo ou não, acontecem.
  • Se já estiver excessivamente endividado, não fique parado. Quanto mais tempo, pior a dívida irá ficar, devido a diversos fatores, como juros e multas. Procurando onde seus gastos podem diminuir? Lembre-se de eliminar por completo os desperdícios, reduzir os supérfluos e otimizar a despesa com os produtos necessários. Tenha calma! Para tudo há solução.

Para aprender mais

O Banco Central disponibiliza gratuitamente o Curso Online de Gestão de Finanças Pessoais e o Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais.  No módulo 3, intitulado Uso do Crédito e Administração de Dívidas, você poderá:

• Identificar o crédito como fonte adicional de recursos, que, ao ser utilizado, implica pagamento de juros;
  • Entender as vantagens e as desvantagens do uso do crédito e a importância de fazer a escolha adequada entre as modalidades disponíveis, considerando seu curso;
  • Identificar causas e consequências do endividamento excessivo e compreender as atitudes necessárias para sair dessa condição.

Vídeo relacionado, confira abaixo.

*Texto: Divulgação/https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/credito-e-gestao-de-dividas.

**Vídeo: Divulgação/Banco Central do Brasil.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de setembro de 2017, às 14:28 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).