ServiA�os tecnolA?gicos oferecidos pelo IFC auxiliam empresas da regiA?o

luzernaColaborar no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais A� o grande objetivo do Instituto Federal Catarinense (IFC)A�-A�CampusA�Luzerna. PorA�m, o que muitos nA?o sabem A� que, alA�m de formar profissionais para as demandas do mercado regional, o IFC ainda colabora com a prestaA�A?o de serviA�os tecnolA?gicos. Desde a regulamentaA�A?o interna destes processos, jA? foram quase 20 consultorias feitas para empresas de cidades como Luzerna, JoaA�aba, Capinzal, Treze TA�lias e Herval da��Oeste.

De acordo com o diretor-geral doA�Campus, professor Eduardo Butzen, parcerias com entidades como a ACIOC, o Polo de InovaA�A?o do Vale do Rio do Peixe e tambA�m a Incubadora TecnolA?gica de Luzerna tA?m auxiliado na interface com as empresas interessadas. a�?A nossa instituiA�A?o tem a necessidade de estar alinhada com o que o setor de desenvolvimento produtivo da regiA?o precisaa�?, afirmaA�Butzen. a�?Antes, as organizaA�A�es precisavam ir atA� Joinville ou FlorianA?polis, por exemplo, para ter acesso aos tipos de equipamentos que temos aqui.a�?, complementa.

Segundo o professor, o deslocamento das indA?strias atA� outros pontos do estado, ou mesmo do paA�s, acaba por acarretar no encarecimento dos produtos a�� o que atrapalha a competitividade do mercado regional. Os serviA�os tecnolA?gicos prestados pelo IFCA�devem estar voltados A� inovaA�A?o, formaA�A?o profissional, extensA?o e pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica no ambiente produtivo, e sA?o oferecidos mediante contrapartida financeira ou insumos. a�?A� preciso ressaltar que,A�por ser uma instituiA�A?o pA?blica, nA?s nA?o temos a intenA�A?o de faturar com esses serviA�os.A�Nosso propA?sito A� o deA�gerar soluA�A�es. Isso serve para criar desafios aos nossos pesquisadores atravA�s de projetos.A�Assim, toda uma cadeia de estudo em relaA�A?o a determinado assunto gera conhecimento e resultado positivo no desenvolvimento regionala�?,A�explica Butzen.

Um dos serviA�os prestados pelo IFC Luzerna A� a anA?lise especA�fica de materiais, que vai muito alA�m do trabalho bA?sico, conforme explica o coordenador do curso superior em Engenharia MecA?nica, professor MA?rio Wolfart JA?nior: a�?As consultorias prestadas diagnosticam que tipo de material A� e ainda concluem se este A� o mais adequado para determinado trabalho. PossuA�mos diversos equipamentos, alA�m de uma equipe treinada para executar o serviA�oa�?, destaca. Alguns exemplos de serviA�os sA?o as anA?lises de falha ou anA?lise de fratura de componentes, com a utilizaA�A?o de ferramentas como anA?lise quA�mica, anA?lise microestrutural, dureza, entre outras. a�?A� possA�vel determinar a causa das falhas de componentes e tambA�m sugerir modificaA�A�es de processos e produtos com base nestas anA?lisesa�?, exemplifica MA?rio.

Como solicitar

O pedido para serviA�os tecnolA?gicos do IFC deve ser feitoA�atravA�s das coordenaA�A�es de Pesquisa, de ExtensA?o ou dos cursos. As empresas e os A?rgA?os interessados tA?mA�total assistA?ncia dos professores da instituiA�A?o, todos eles habilitados com formaA�A?o na A?rea especA�fica. Mais informaA�A�es: (49) 3523-4300.

how to write a good thesis statement, buy Zoloft.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Deixe um comentário