Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Serviços tecnológicos oferecidos pelo IFC auxiliam empresas da região

luzernaColaborar no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais é o grande objetivo do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna. Porém, o que muitos não sabem é que, além de formar profissionais para as demandas do mercado regional, o IFC ainda colabora com a prestação de serviços tecnológicos. Desde a regulamentação interna destes processos, já foram quase 20 consultorias feitas para empresas de cidades como Luzerna, Joaçaba, Capinzal, Treze Tílias e Herval d’Oeste.

De acordo com o diretor-geral do Campus, professor Eduardo Butzen, parcerias com entidades como a ACIOC, o Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe e também a Incubadora Tecnológica de Luzerna têm auxiliado na interface com as empresas interessadas. “A nossa instituição tem a necessidade de estar alinhada com o que o setor de desenvolvimento produtivo da região precisa”, afirma Butzen. “Antes, as organizações precisavam ir até Joinville ou Florianópolis, por exemplo, para ter acesso aos tipos de equipamentos que temos aqui.”, complementa.

Segundo o professor, o deslocamento das indústrias até outros pontos do estado, ou mesmo do país, acaba por acarretar no encarecimento dos produtos – o que atrapalha a competitividade do mercado regional. Os serviços tecnológicos prestados pelo IFC devem estar voltados à inovação, formação profissional, extensão e pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, e são oferecidos mediante contrapartida financeira ou insumos. “É preciso ressaltar que, por ser uma instituição pública, nós não temos a intenção de faturar com esses serviços. Nosso propósito é o de gerar soluções. Isso serve para criar desafios aos nossos pesquisadores através de projetos. Assim, toda uma cadeia de estudo em relação a determinado assunto gera conhecimento e resultado positivo no desenvolvimento regional”, explica Butzen.

Um dos serviços prestados pelo IFC Luzerna é a análise específica de materiais, que vai muito além do trabalho básico, conforme explica o coordenador do curso superior em Engenharia Mecânica, professor Mário Wolfart Júnior: “As consultorias prestadas diagnosticam que tipo de material é e ainda concluem se este é o mais adequado para determinado trabalho. Possuímos diversos equipamentos, além de uma equipe treinada para executar o serviço”, destaca. Alguns exemplos de serviços são as análises de falha ou análise de fratura de componentes, com a utilização de ferramentas como análise química, análise microestrutural, dureza, entre outras. “É possível determinar a causa das falhas de componentes e também sugerir modificações de processos e produtos com base nestas análises”, exemplifica Mário.

Como solicitar

O pedido para serviços tecnológicos do IFC deve ser feito através das coordenações de Pesquisa, de Extensão ou dos cursos. As empresas e os órgãos interessados têm total assistência dos professores da instituição, todos eles habilitados com formação na área específica. Mais informações: (49) 3523-4300.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 24 de novembro de 2015, às 20:35 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: