Servidor de Rio do Sul participa de evento internacional para divulgação da ciência

Andre-ConfibercomA política científica, a publicação e a internacionalização foram os temas que serviram de mote para os debates do Fórum Mundial de Comunicação, que ocorreu em março na Universidade do Minho em Portugal e neste ano teve como tema os Desafios da Internacionalização. O Instituto Federal Catarinense esteve presente incentivando a participação do jornalista André Munzlinger, que coordena a CECOM do Câmpus Rio do Sul.
André apresentou uma comunicação voltada à divulgação da ciência através das revistas especializadas. Segundo ele, essa é uma tendência que já está em crescimento na Europa e também há discussões neste sentido no Brasil. “A geração de conhecimento é uma competência das instituições. À sociedade, compete ter acesso e absorver esse conhecimento. Esse é o desafio que está proposto aos pesquisadores da comunicação”, salientou.
Diferente das revistas científicas, a proposta é desenvolver uma revista de divulgação, sendo os resultados das pesquisas transformados em conteúdo jornalístico e disseminado pelas mídias de forma a chegar ao público leigo. “A maioria das pesquisas acaba circulando somente entre os pesquisadores e dessa forma acaba não cumprindo seu papel social, de levar uma resposta à comunidade”, explicou André.

* Texto e foto: Divulgação Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 21 de maio de 2014, às 19:24 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).