Servidor do Campus Videira publica artigo em periA?dico internacional

O servidor Tiago Heineck, tA�cnico em Tecnologia da InformaA�A?o no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A� classification essay, order lioresal. Campus Videira, teve um artigo publicado no Journal of Systems and Software (Qualis A2). O trabalho A� fruto de parceria desenvolvida em decorrA?ncia do mestrado profissional em CiA?ncia da ComputaA�A?o, concluA�do pelo servidor em 2016 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e oferecido pelo IFC atravA�s do MINTER. Tiago Heineck foi autor do trabalho em parceria com seu orientador, professor Jaelson Castro (UFPE), e os pesquisadores Enyo GonA�alves (UFCE) e JoA?o AraA?jo (Universidade Nova Lisboa).

O trabalho consiste em uma revisA?o de literatura sistemA?tica a respeito do iStar, uma linguagem voltada A� modelagem nas fases iniciais e finais do desenvolvimento do software. O artigo estA? disponA�vel online e pode ser acessado pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0164121217302741.

Resumo do trabalho
iStar A� uma linguagem de modelagem de propA?sito geral, utilizada para modelar requisitos nas fases iniciais e finais do desenvolvimento de software. Vem sendo utilizada em projetos da indA?stria e na academia. Frequentemente a linguagem A� estendida para incorporar novos construtos relacionados a uma determinada A?rea de aplicaA�A?o. A linguagem estA? atualmente em padronizaA�A?o. Diversos estudos tA?m focado na anA?lise dessas variaA�A�es, identificando similaridades e definindo um core para iStar. Entretanto, acreditamos que continuarA? a ser estendida, por isso A� necessA?rio entender como se dA? essa extensA?o. Este trabalho identifica e analisa as extensA�es existentes e seus construtos. Uma revisA?o sistemA?tica da literatura foi conduzida para guiar este processo. Os resultados apontam para 96 artigos e 307 construtos propostos. As extensA�es e os construtos foram analisados em 3 dimensA�es: uma anA?lise geral, uma anA?lise baseada em model e a A?ltima baseada em clareza semiA?tica. A A?rea de aplicaA�A?o, alvo das extensA�es de iStar, e sua evoluA�A?o sA?o apresentadas como resultados de nossa anA?lise. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento mais completo, consistente e cuidado das extensA�es de iStar. O artigo conclui com algumas discussA�es e direA�A�es futuras para o campo de pesquisa.

*Fonte: Cecom/Videira, com informaA�A�es de Tiago Heineck.