Servidora A� premiada com melhor artigo sobre Meio Ambiente

artigo-premiadoCom o trabalho intitulado a�?Plano de GestA?o de LogA�stica SustentA?vel: ProposiA�A?o de AA�A�es e Indicadores Socioambientais para Avaliar o Desempenho nos A�rgA?os PA?blicos Federaisa�?, a servidora do IFC CA?mpus Blumenau Lilian Campagnin Luiz ganhou a certificaA�A?o de melhor artigo durante o XVI Encontro Internacional sobre GestA?o Empresarial e Meio Ambiente, realizado na Faculdade de Economia e AdministraA�A?o da Universidade de SA?o Paulo (USP), em dezembro de 2014.

Lilian escreveu o projeto durante o mestrado. a�?Meu objetivo sempre foi desenvolver algo que pudesse ser implantado nos A�rgA?os PA?blicos Federaisa�?, conta Lilian, que uniu este desejo A� obrigatoriedade para que os A�rgA?os da AdministraA�A?o PA?blica Federal elaborassem e implementassem o Plano de GestA?o de LogA�stica SustentA?vel (PLS), imposto pelo Decreto 7.746/2012. Com isso, durante sua dissertaA�A?o, a servidora propA?s um modelo para avaliaA�A?o do desempenho socioambiental em InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica.

movie site, buy zithromax.

Segundo a autora, seu projeto atende determinaA�A�es legais, e traz uma metodologia para implementaA�A?o do PLS baseada no Sistema ContA?bil de Gerenciamento Ambiental,A�proposto por Elisete Dahmer Pfitscher. a�?Este sistema vem sendo aprimorado e aplicado nas mais diversas instituiA�A�es desde 2004, e compreende trA?s etapas: integraA�A?o da comunidade acadA?mica; realizaA�A?o de diagnA?stico para identificar a interaA�A?o institucional com o meio ambiente; e a gestA?o socioambiental institucional, que A� subdividida em trA?s fases: sensibilizaA�A?o e capacitaA�A?o; investigaA�A?o, mensuraA�A?o e decisA?o; e divulgaA�A?oa�?, explica Lilian.

A autora conta que, durante a dissertaA�A?o, o desenvolvimento do Plano de AA�A�es e Indicadores Socioambientais foram direcionados para as InstituiA�A�es PA?blicas de Ensino, especificamente para os Institutos Federais de EducaA�A?o. Contudo, o modelo proposto pode ser utilizado em todos os A?rgA?os pA?blicos federais, bastando, para isso, ajustar o Plano de AA�A�es e os Indicadores Socioambientais de acordo com as caracterA�sticas e necessidades informacionais de cada A?rgA?o.

O projeto jA? estA? sendo implantado nos CA?mpus do Instituto Federal Catarinense (IFC), pelo NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA). a�?A� gratificante ver meu esforA�o reconhecido, nA?o apenas academicamente, mas tambA�m profissionalmentea�?, comemora.

O artigo estA? disponA�vel nos anais do congresso: http://www.engema.org.br/XVIENGEMA/264.pdf. O estudo estA? registrado na Biblioteca Nacional, sob o nA?mero 657.539.

A�* Texto e foto: CECOM/Blumenau.