Servidoras apresentam trabalhos sobre curso de Cuidador de Idosos

As servidoras FlA?via de Souza Fernandes e Alessandra Domingues Malheiro participam, nos diasA�13, 14 e 15 de setembro de 2017, do XVII SimpA?sio Internacional de Geriatria e Gerontologia e do VIII SimpA?sio de Psiquiatria GeriA?trica, que acontecem na PUC/RS. As professoras apresentarA?o dois trabalhos aprovados pelos eventos, os quais visamA�qualificar profissionais para um melhor atendimento A� comunidade idosa. Os trabalhos dizem respeito ao resultado final doA�curso de Cuidador de Idosos, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus CamboriA?.

Vamos conhecer os trabalhos:

1- Curso de QualificaA�A?o Profissional em Cuidador de Idosos do IFC Campus CamboriA? – Relato de ExperiA?ncia (Alessandra Domingues Malheiro; Bruno Maia de GuimarA?es; FlA?via de Souza Fernandes; Isadora Balsini Lucio; NA?dia Rocha Veriguine).

O curso Cuidador de Idosos foi ofertado, no primeiro semestre de 2017, no IFC – Campus CamboriA?, no eixo tecnolA?gico A�Ambiente e SaA?deA�, e compreende tecnologias associadas A� melhoria da qualidade de vida do idoso. O cuidador de idosos A� o profissional que poderA? atuar de forma autA?noma ou voluntA?ria no atendimento ao pA?blico da terceira idade, em InstituiA�A�es de Longa PermanA?ncia para Idosos (ILPI), clA�nicas, hospitais, centros de atenA�A?o ao idoso ou em domicA�lio, zelando pela higiene, conforto, alimentaA�A?o e integridade fA�sica da pessoa idosa, alA�m de prestar cuidados de primeiros socorros e promover atividade de entretenimento A� pessoa idosa. O objetivo foi capacitar o aluno a desenvolver habilidades no cuidado com idoso, respeitando os aspectos fA�sico, mental, social e legal, alA�m de um relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe de saA?de. Metodologia: o curso foi realizado por meio de mA?dulos que abordaram diferentes assuntos relacionados ao idoso, como: Aspectos demogrA?ficos e epidemiolA?gicos; Envelhecimento humano; SaA?de do idoso; Necessidades nutricionais; Aspectos psicossociais; PromoA�A?o da saA?de do idoso; Lidando com a morte; Higiene e conforto. Resultados: houve uma grande procura pelo curso, e os alunos realizaram atividades prA?ticas na comunidade (ILPI), desenvolvendo vA?rias especificidades da saA?de do idoso, desde aspectos biolA?gicos, psicolA?gicos, bem como os sociais. ConclusA?o: devido A� grande procura pelo curso de qualificaA�A?o em Cuidador de Idosos, mais uma turma serA? ofertada no primeiro semestre de 2018 por meio de edital. Com base no curso jA? realizado, estA? sendo criado um curso TA�cnico de Cuidador de Idosos, em virtude da necessidade de profissionalizaA�A?o nesta A?rea no estado de Santa Catarina.

2- ExperiA?ncia Exitosa com Idosos Residentes na InstituiA�A?o de Longa PermanA?ncia para Idosos em CamboriA? (FlA?via de Souza Fernandes; Alessandra Domingues Malheiro; Bruno Maia de GuimarA?es; Isadora Balsini Lucio Marissol; Cristina Bernardo; NA?dia Rocha Veriguine).

As NaA�A�es Unidas lanA�aram em 1991 a Carta de PrincA�pios para as Pessoas Idosas. Nesta carta, foi incluA�da, alA�m da independA?ncia, a participaA�A?o, a assistA?ncia, a autorrealizaA�A?o e a dignidade das pessoas idosas. Em conformidade com a carta, o MinistA�rio da SaA?de aborda a necessidade de ver a saA?de como uma forma de lazer e de vA?-la em sua plenitude, considerando-se as condiA�A�es socioeconA?micas, histA?ricas, ambientais e culturais. Neste sentido, os estudantes do curso de QualificaA�A?o em Cuidador de Idosos do IFC – Campus how to write an essay, Zoloft reviews. CamboriA? realizaram aA�A�es de saA?de e entretenimento com a comunidade idosa da FundaA�A?o Lar da 3A? Idade – Padre AntA?nio Dias, localizada na cidade de CamboriA?/SC. O objetivo foi permitir que os estudantes atuassem nas especificidades da saA?de do idoso, envolvendo aspectos biolA?gico, psicolA?gico e social, para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas residentes da instituiA�A?o. Metodologia: Dentre as atividades desenvolvidas, estavam hidrataA�A?o da pele, cuidados com as unhas dos idosos, cuidados de higiene corporal, auxA�lio na alimentaA�A?o, corte de cabelo, design de sobrancelhas, massagem relaxante, escovaA�A?o dos cabelos. Resultados: AlA�m do aprendizado profissional, os estudantes puderam perceberam que envelhecer nA?o A� adoecer e que muito pode ser feito para estimular os aspectos psA�quicos, fA�sicos e emocionais – A�aA�A�es que sA?o fundamentais para o bem-estar da pessoa idosa. Muitas vezes o que eles precisam A� de receberem um pouco de atenA�A?o, serem ouvidos, sentirem-se bonitos e atraentes. Foi possA�vel perceber que muitos idosos recebem poucas visitas dos familiares, mesmo recebendo toda atenA�A?o da equipe institucional. ConclusA?o: Todas as atividades que foram desenvolvidas serviram para evidenciar que o cuidador de idosos A� um indivA�duo importante no desenvolvimento das aA�A�es de manutenA�A?o da autonomia, integraA�A?o e participaA�A?o do idoso na sociedade, alA�m de ser determinante para o sucesso das diretrizes das polA�ticas pA?blicas voltadas para essa populaA�A?o.

*Texto; DivulgaA�A?o/FlA?via Fernandes.