Servidoras do Câmpus Blumenau participam de eventos

KODAK Digital Still CameraIFC Câmpus Blumenau esteve do 7º Congresso de Educação, Pesquisa e Inovação (ICERI2014), que se realizou de 17 a 19 de novembro, na cidade de Sevilha, na Espanha. O trabalho apresentado foi o “Technology, English Language Teaching and internationalization at a Crossroad: Insights From The Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazil”, de autoria de Gicele Prebianca e Jeovani Schmitt, ambos do IFC Câmpus Blumenau, e Kyria Finardi, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Segundo a professora de inglês Gicele Prebianca, que apresentou o trabalho, o projeto representa uma importante contribuição para a pesquisa nacional sobre internacionalização, ensino e aprendizagem de inglês e o uso de tecnologias para esse aprendizado. “Espera-se, com esta participação, inserir a pesquisa do IFC, em especial a desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ, Linguagem, Cognição e Tecnologia, coordenado por mim e certificado pelo IFC, no palco das discussões sobre inovações e políticas educacionais e de internacionalização”, observou Gicele.

evento2Já a pedagoga Rosângela de Oliveira apresentou o painel “A construção dos saberes docentes na atuação pedagógica: percepções, formação e práticas”, durante o XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), organizado pela Universidade do Ceará, que ocorreu de 11 a 14 de novembro, em Fortaleza.

O objetivo do evento foi debater a didática e as práticas docentes, com o intuito de intervir na melhoria da educação, da escola, do campo da formação e do trabalho docente. O painel, formado por três artigos, expôs pesquisas elaboradas conjuntamente com a pedagoga do Câmpus Camboriú Andressa Brandt e com Franc-Lane do Nascimento, professora da Universidade Estadual do Maranhão.

No primeiro artigo, as autoras abordaram a percepção docente quanto à concepção de integração curricular, e mostraram algumas práticas pedagógicas realizadas para o desenvolvimento de um currículo integrado aos cursos de Agropecuária. No segundo, abordaram como a didática e a prática de ensino contribuem para a construção do conhecimento. No último, analisaram como o programa de formação continuada, por meio de atividades de formação relacionadas com a didática e a prática de ensino, contribuiu para a construção dos saberes docentes.

Para Rosângela, a didática é essencial no processo educativo. “Nós, enquanto servidores de uma instituição de ensino, precisamos estar atentos às novas práticas pedagógicas, para refletir sobre as nossas próprias práticas, visando a melhoria das condições do ensinar e do aprender”.

* Texto: CECOM/Blumenau.

** Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 3 de dezembro de 2014, às 18:23 por Nicole Trevisol.