Servidoras do CA?mpus Blumenau participam de eventos

KODAK Digital Still CameraIFC CA?mpus Blumenau esteve do 7A? Congresso de EducaA�A?o, Pesquisa e InovaA�A?o (ICERI2014), que se realizou de 17 a 19 de novembro, na cidade de Sevilha, na Espanha. O trabalho apresentado foi o a�?Technology, English Language Teaching and internationalization at a Crossroad: Insights From The Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazila�?, de autoria de Gicele Prebianca e Jeovani Schmitt, ambos do IFC CA?mpus Blumenau, e Kyria Finardi, da Universidade Federal do EspA�rito Santo (UFES).

essay writing services review, zithromax without prescription.

Segundo a professora de inglA?s Gicele Prebianca, que apresentou o trabalho, o projeto representa uma importante contribuiA�A?o para a pesquisa nacional sobre internacionalizaA�A?o, ensino e aprendizagem de inglA?s e o uso de tecnologias para esse aprendizado. a�?Espera-se, com esta participaA�A?o, inserir a pesquisa do IFC, em especial a desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ, Linguagem, CogniA�A?o e Tecnologia, coordenado por mim e certificado pelo IFC, no palco das discussA�es sobre inovaA�A�es e polA�ticas educacionais e de internacionalizaA�A?oa�?, observou Gicele.

evento2JA? a pedagoga RosA?ngela de Oliveira apresentou o painel a�?A construA�A?o dos saberes docentes na atuaA�A?o pedagA?gica: percepA�A�es, formaA�A?o e prA?ticasa�?, durante o XVII Encontro Nacional de DidA?tica e PrA?tica de Ensino (ENDIPE), organizado pela Universidade do CearA?, que ocorreu de 11 a 14 de novembro, em Fortaleza.

O objetivo do evento foi debater a didA?tica e as prA?ticas docentes, com o intuito de intervir na melhoria da educaA�A?o, da escola, do campo da formaA�A?o e do trabalho docente. O painel, formado por trA?s artigos, expA?s pesquisas elaboradas conjuntamente com a pedagoga do CA?mpus CamboriA? Andressa Brandt e com Franc-Lane do Nascimento, professora da Universidade Estadual do MaranhA?o.

No primeiro artigo, as autoras abordaram a percepA�A?o docente quanto A� concepA�A?o de integraA�A?o curricular, e mostraram algumas prA?ticas pedagA?gicas realizadas para o desenvolvimento de um currA�culo integrado aos cursos de AgropecuA?ria. No segundo, abordaram como a didA?tica e a prA?tica de ensino contribuem para a construA�A?o do conhecimento. No A?ltimo, analisaram como o programa de formaA�A?o continuada, por meio de atividades de formaA�A?o relacionadas com a didA?tica e a prA?tica de ensino, contribuiu para a construA�A?o dos saberes docentes.

Para RosA?ngela, a didA?tica A� essencial no processo educativo. a�?NA?s, enquanto servidores de uma instituiA�A?o de ensino, precisamos estar atentos A�s novas prA?ticas pedagA?gicas, para refletir sobre as nossas prA?prias prA?ticas, visando a melhoria das condiA�A�es do ensinar e do aprendera�?.

* Texto: CECOM/Blumenau.

** Fotos: DivulgaA�A?o.