Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Servidores de Videira participam de palestra sobre Primeiros Socorros Básicos

Primeiros Socorros3Na quarta-feira (15/04), os servidores do IFC Videira participaram de uma palestra sobre Primeiros Socorros Básicos, ministrada pelo Soldado Pugas, do Corpo de Bombeiros Videirense. O palestrante iniciou sua fala frisando que, diante de uma situação que necessite da aplicação dos primeiros socorros, é essencial manter a calma, pois muitas pessoas ficam nervosas e não conseguem prestar o atendimento correto. Além disso, é preciso certificar-se de que há condições seguras suficientes para a prestação do socorro sem riscos para quem o faz e para quem está sendo socorrido, pois um atendimento de emergência incorreto pode comprometer ainda mais a saúde da vítima, causando danos irreversíveis.

Pugas ressalta que “Os primeiros socorros consistem apenas em um suporte básico à vida, até a chegada do socorro especializado (em casos necessários), entretanto a sua correta execução pode significar a diferença entre a vida ou a morte. Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima”.

O indivíduo que deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública, está cometendo um crime, mesmo não sendo o causador do evento, conforme prevê o Art. 135 do Código Penal Brasileiro.

A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando ajuda, ficando isenta da acusação de omissão de socorro, porém a prestação de primeiros socorros não exclui a importância do atendimento médico. O soldado apresentou noções básicas de primeiros socorros em várias situações: desmaio; afogamento por alimento ou líquido; fratura exposta ou não; ingestão de componentes químicos; queimaduras.

Durante a palestra, o público interagiu positivamente, fazendo várias perguntas que foram prontamente respondidas por Pugas. O IFC agradece a disponibilidade e a parceria do Corpo de Bombeiros de Videira.

Primeiros Socorros2

* Texto e fotos: CECOM/Videira.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 22 de abril de 2015, às 15:10 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: