Servidores e estudantes do IFC participam do XVII Endipe

apresentacao1O XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino(ENDIPE), realizado de 11 a 14 de novembro de 2014, em Fortaleza, é um evento de notoriedade nacional. A edição de 2014 propôs-se a direcionar o olhar para o trabalho docente na relação com o cotidiano das suas práticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, às políticas de educação e à sociedade em que estão inseridos.

Além da participação Simpósios e Sessões Especiais servidores e estudantes do curso de Pedagogia apresentaram painéis e pôsteres resultantes de atividades de pesquisa, extensão e práticas de ensino. Confira:

Painéis:

1) “Desenvolvimento profissional e práticas formativas em contextos e programas de formação inicial e continuada de professores na região sul do Brasil” coordenado pela professora Sônia Regina de Souza Fernandes e apresentado pelos professores do Câmpus Camboriú: Moema Helena de Albuquerque, Idorlene Da Silva Hoepers, Patrícia De Paula Marcoccia e Alexandre Vanzuita.

2) “Educação profissional: formação, saberes e práticas docentes”, apresentado pelas professoras Filomena Da Silva (Câmpus Camboriú), Cristiane Grumm (Câmpus Videira), Marilandi Mascarelo Vieira e Josimar Vieira (IFRS-Câmpus Sertão).

3) “A construção dos saberes docentes na atuação pedagógica: percepções, formação e práticas”, apresentado pela Supervisora Educacional Andressa Brandt (Câmpus Camboriú) e Rosangela Amorim (Câmpus Blumenau).

Pôsteres:

apresentacao21) Os acadêmicos do curso de Pedagogia, Sérgio Feldemann de Quadros e Márcia Cristina Taborda, apresentaram o pôster “A trajetória escolar de estudantes em vulnerabilidade social: reflexões da experiência de um projeto de apoio” resultante de um projeto de extensão orientado pela professora Sônia Regina de Souza Fernandes.

2) Os mesmos acadêmicos apresentaram, ainda, o pôster “Políticas de democratização da Educação Superior: um estudo sobre o acesso e permanência dos estudantes do curso de Pedagogia do IFC Câmpus Camboriú” com participação/autoria da professora Sônia Regina de Souza Fernandes.

3) “Brinquedoteca: um espaço de produção e reprodução da cultura lúdica infantil entre a educação, instituição e comunidade”, apresentado pela acadêmica do curso de Pedagogia Débora Maian Serpa e a professora Moema de Albuquerque.

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, às 18:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).