Servidores e estudantes do IFC participam do XVII Endipe

apresentacao1O XVII Encontro Nacional de DidA?tica e PrA?tica de Ensino(ENDIPE), realizado de 11 a 14 de novembro de 2014, em Fortaleza, A� um evento de notoriedade nacional. A ediA�A?o de 2014 propA?s-se a direcionar o olhar para o trabalho docente na relaA�A?o com o cotidiano das suas prA?ticas, junto aos alunos e ao coletivo institucional, A�s polA�ticas de educaA�A?o e A� sociedade em que estA?o inseridos.

AlA�m da participaA�A?o SimpA?sios e SessA�es Especiais servidores e estudantes do curso de Pedagogia apresentaram painA�is e pA?steres resultantes de atividades de pesquisa, extensA?o e prA?ticas de ensino. Confira:

PainA�is:

1) “Desenvolvimento profissional e prA?ticas formativas em contextos e programas de formaA�A?o inicial e continuada de professores na regiA?o sul do Brasila�? coordenado pela professora SA?nia Regina de Souza Fernandes e apresentado pelos professores do CA?mpus CamboriA?: Moema Helena de Albuquerque, Idorlene Da Silva Hoepers, PatrA�cia De Paula Marcoccia e Alexandre Vanzuita.

2) a�?EducaA�A?o profissional: formaA�A?o, saberes e prA?ticas docentesa�?, apresentado pelas professoras Filomena Da Silva (CA?mpus CamboriA?), Cristiane Grumm (CA?mpus Videira), Marilandi Mascarelo Vieira e Josimar Vieira (IFRS-CA?mpus SertA?o).

3) a�?A construA�A?o dos saberes docentes na atuaA�A?o pedagA?gica: percepA�A�es, formaA�A?o e prA?ticasa�?, apresentado pela Supervisora Educacional Andressa Brandt (CA?mpus CamboriA?) e Rosangela Amorim (CA?mpus Blumenau).

PA?steres:

apresentacao21) Os acadA?micos do curso de Pedagogia, SA�rgio Feldemann de Quadros e MA?rcia Cristina Taborda, apresentaram o pA?ster “A trajetA?ria escolar de estudantes em vulnerabilidade social: reflexA�es da experiA?ncia de um projeto de apoio” resultante de um projeto de extensA?o orientado pela professora SA?nia Regina de Souza Fernandes.

2) Os mesmos acadA?micos apresentaram, ainda, o pA?ster “PolA�ticas de democratizaA�A?o da EducaA�A?o Superior: um estudo sobre o acesso e permanA?ncia dos estudantes do curso de Pedagogia do IFC CA?mpus CamboriA?a�? com participaA�A?o/autoria da professora SA?nia Regina de Souza Fernandes.

3) a�?Brinquedoteca: um espaA�o de produA�A?o e reproduA�A?o da cultura lA?dica infantil entre a educaA�A?o, instituiA�A?o e comunidade”, apresentado pela acadA?mica do curso de Pedagogia DA�bora Maian Serpa e a professora Moema de Albuquerque.

* Texto: CECOM/Reitoria.

movie scene, order dapoxetine.

** Fotos: DivulgaA�A?o.