Servidores participaram de capacitação telepresencial

Nos dias 13 e 14 de junho, aconteceu a capacitação telepresencial com o tema “Elaboração de projetos e redação de artigos científicos”. O curso foi disponibilizado para servidores dos campi e da Reitoria do IFC com o diferencial de permitir a interação por perguntas feitas aos palestrantes.

Transmitida diretamente do IFC Campus Camboriú, a capacitação foi organizada pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e todos os campi, com o objetivo de aperfeiçoar a produção científica e tecnológica do IFC.

O evento teve início na tarde do dia 12, de forma presencial, com uma capacitação para os coordenadores de Extensão, na qual as principais funcionalidades do SIGAA – Módulo Extensão foram apresentadas por membros da equipe da Proex, Natacha Coura Fernandes e Éliton Pires, e pelo coordenador-geral de Extensão do IFC Campus Santa Rosa do Sul, Maurício Duarte Anastácio. Na oportunidade, a coordenadora de Estágios e Convênios, Franciscarla Makiko apresentou o fluxo do processo para realização de convênios e cooperação técnica. Na mesma tarde, a equipe da Propi organizou e realizou uma reunião com os coordenadores de Pesquisa dos campi.

No dia seguinte, o curso telepresencial iniciou com a presença do engenheiro agronômo Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni, docente no Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP e editor-chefe da revista Scientia Agricola. Durante o dia, o palestrante apresentou dicas referentes à elaboração de projetos e artigos científicos com enfoque na escrita e na montagem de seus elementos e características gerais. O professor também reforçou a importância de escrever bem os trabalhos para uma melhor avaliação. Já no período da tarde, Alleoni ressaltou a relevância da boa aparência dos slides e da postura na apresentação de seminários para a valorização do projeto elaborado.

Na última manhã do evento, dia 14, foi feita a exposição de como os projetos, programas e ações no IFC devem ser apresentados. O coordenador Maurício iniciou demonstrando como fazer a submissão dos projetos, por meio do Módulo de Extensão do SIGAA, pela visão do servidor (docente ou técnico administrativo). O diretor de Pesquisa, Eduardo Werneck, esclareceu como fazer a inserção do currículo Lattes no sistema. Já a diretora de Ensino, Íris Weiduschat, apresentou o fluxo para submissão de projetos de ensino. A servidora da Propi Joseane Evaldt Corrêa Teixeira destacou a funcionalidade do cartão pesquisador e detalhou a forma correta da utilização e prestação de contas. Também esteve presente a professora Fátima Peres de Oliveira, que contou um pouco da experiência exitosa da organização de Feiras de Matemática e da publicação de livros sobre estes eventos.

A manhã foi finalizada com a abordagem da indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão com os representantes das três pró-reitorias: Íris Weiduschat (Proen), Cladecir Shenkel (Propi) e Fernando José Garbuio (Proex).

A capacitação superou as expectativas de público, com mais de 80 participantes presenciais e 160 na etapa a distância. A ação possibilitou aos participantes a ampliação dos conhecimentos quanto às técnicas de elaboração de projetos e artigos, bem como aos trâmites institucionais para submissão, execução, aprovação dos programas, projetos e ações, de modo a estarem integrados ao ensino, à pesquisa e à extensão-comunidade. Devido à boa aceitação pela comunidade, serão organizados e ofertados mais cursos para servidores e alunos da instituição. A organização agradece a participação dos servidores e tutores que colaboraram com o sucesso dessa capacitação.

Texto: Estagiária/Proex / Paôla Fernanda Dahlke