Servidores realizam formaA�A?o em mediaA�A?o e conciliaA�A?o de conflitos

Servidores dos campi e da Reitoria do IFC participaram, entre os dias 13 e 23 de junho, de uma capacitaA�A?o voltada para a MediaA�A?o de Conflitos em Ambiente Escolar. Ao todo foram 40 servidores, divididos em duas turmas. A atividade aconteceu na Reitoria, em Blumenau, e foi conduzida por Paulo Moratelli, psicA?logo pela Universidade de Uberaba e especialista em Psicodrama e Psicologia Transpessoal.A�A aA�A?o foi proposta pela Proen, por meio da CoordenaA�A?o-Geral de PolA�ticas e Programas Estudantis, visto que as suas aA�A�es estA?o diretamente vinculadas ao acompanhamento dos estudantes nas questA�es relacionadas a conflitos, disciplinas e condutas.

literature reviews, zithromax reviews.

AtravA�s do curso, os participantes puderam compreender a justiA�a restaurativa, capacitando facilitadores de cA�rculos restaurativos e de mediaA�A?o de conflitos, oferecendo subsA�dios para o desenvolvimento do trabalho junto aos campi em que desempenham suas atribuiA�A�es. A aA�A?o tambA�m A� um recurso na implementaA�A?o do Regulamento de Conduta Discente, aprovado neste ano pelo Conselho Superior do IFC.

MAIS

A JustiA�a Restaurativa A� conhecida como uma tA�cnica de soluA�A?o de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vA�timas e dos ofensores. A prA?tica tem iniciativas cada vez mais diversificadas e jA? coleciona resultados positivos. Nesse contexto, surge a mediaA�A?o de conflitos em ambiente escolar, que A� uma forma de soluA�A?o de conflitos atravA�s de tA�cnicas em que o mediador facilita o diA?logo entre as partes, para que elas construam a melhor soluA�A?o para o problema.

As prA?ticas restaurativas trazem procedimentos, prA?ticas proativas e habilidades que podem colaborar para uma melhoria na prevenA�A?o e na resoluA�A?o positiva de conflitos em geral, contribuindo para o desenvolvimento de boas relaA�A�es no espaA�o escolar. SA?o ferramentas simples em recursos e profundas nas relaA�A�es de convivA?ncia, pois dA?o um destaque especial ao desenvolvimento de valores sociomorais importantes A�s crianA�as e aos jovens, tais como o respeito, a empatia, a interconexA?o, a responsabilidade social e a autodisciplina.

*Texto: DivulgaA�A?o/CGPPE.

**Foto: Cecom/Reitoria, por Nicole TrevisolA�| JornalistaA�MTE 02499 JP-SC

Deixe um comentário