SimpA?sio fala sobre a importA?ncia das feiras de matemA?tica

O primeiro dia do VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica, que aconteceu no Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? de 5 a 7 de julho, contou com o simpA?sio para debater o papel das feiras de matemA?tica. A mesa, mediada pela professora de MatemA?tica no IFC a�� Campus Rio do Sul, FA?tima de Oliveira, foi composta pelo professor do Departamento de MatemA?tica da Furb, Vilmar JosA� Zermiani, um dos principais idealizadores e fomentadores das feiras de matemA?tica do Brasil, e da presidente da Sociedade Brasileira de EducaA�A?o MatemA?tica (SBEM), Regina Grando.

Confira abaixo o A?udio com Vilmar, Regina e JosA� sobre a importA?ncia das feiras.

assignment helper, cheap dapoxetine.

Vilmar aproveitou a oportunidade para contextualizar a construA�A?o histA?rica das feiras, que surgiram em Santa Catarina e, por meio de parcerias, foi ganhando corpo e se espalhando pelo territA?rio nacional. a�?SA?o 33 anos de fomento com o objetivo de promover aA�A�es de melhorias do ensino da ciA?ncia matemA?ticaa�?, disse.

Para Regina, a educaA�A?o matemA?tica A� a junA�A?o do pensar de vA?rios profissionais em que cada campo de pesquisa conversa com A?reas diversas. a�?A articulaA�A?o entre teoria e prA?tica pela matemA?tica A� um dos nossos principais desafios. Vemos nas feiras crianA�as falando com autonomia e com propriedade sobre os aprendizados. Reativar as regionais A� um dos projetos da SBEM como forma de chegar A� sala de aula e colaborar com as prA?ticas pedagA?gicas, e vice-versaa�?, explica ela.

JosA� Paulo Pereira, professor do Instituto Federal do Acre (IFAC) acompanhou atento os dias de evento, uma vez que o estado receberA? em maio de 2018 a VI ediA�A?o da Feira Nacional de MatemA?tica. a�?Em 2013 trouxemos os alunos para conhecer a feira e nos apaixonamos pelo trabalho. Em 2016 realizamos a primeira feira estadual e agora nos preparamos para sediar a etapa nacional. SerA? um evento grandioso para o Acre, alA�m de ser a primeira vez que o evento sai do eixo SC-BA. Vemos como uma oportunidade do professor e do estudante vivenciar as diferentes maneiras de ensinar e aprender a matemA?tica, as feiras sA?o um novo olhar para o ensino de matemA?ticaa�?, finaliza ele.

Confira todas as fotos acessando a nossa FanPage no Facebook AQUI.

*Texto, A?udio e fotos: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.