Simulado das Nações Unidas: educação, cultura e processos de decisão são temas de evento interdisciplinar

No próximo dia 21 de novembro, acontecerá, no auditório institucional, o 1º Simulado das Nações Unidas do IFC Araquari. O evento acontecerá entre as 8h e as 12h, com a participação de sete turmas do 2º ano do Técnico Integrado ao Ensino Médio. A ideia do evento é incentivar os jovens a conhecerem mais sobre educação, cultura e processos de tomada de decisão em grandes organizações internacionais.

Este é um projeto que já ocorre em outros campi da instituição, como em Fraiburgo e Camboriú, por exemplo, com a iniciativa do professor Marcelo Silva. O intuito dos professores de Geografia envolvidos na atividade, em todas as unidades do IFC, é preparar os estudantes para, no ano de 2019, promover um Simulado Geral do IF, entre as melhores equipes de cada campus.

O Simulado, no Campus Araquari, está sendo organizado pelos docentes Edvanderson Ramalho dos Santos, Daniel Freitas, Luiz Antônio da Rocha Andrade, Alessandra Klug e Clarice Lemos, contando ainda com a colaboração de docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia, Matemática e Artes.

Para participar do evento, as turmas são orientadas com conhecimentos específicos, que englobam oratória, produção textual, atualidades, história, geografia e ética. Além disso, entre os discursos haverá apresentações culturais dos países representados. Apesar de a interdisciplinaridade estar presente no cotidiano dos estudantes do Instituto Federal, esta é uma nova abordagem e possui objetivos diferenciados.

Até este momento de organização, as turmas já foram sorteadas. As sete turmas, com aproximadamente 200 alunos envolvidos, foram divididas em 15 países e mais um grupo de organização das Nações Unidas. Os países que serão representados pelos alunos são:

– Brasil (fará o discurso de abertura sobre a necessidade de reformas no Conselho de Segurança);
– Síria, Alemanha, Hungria, Papua Nova Guiné e Austrália (debaterão sobre imigrações);
– Japão, Argentina, Noruega e África do Sul (debaterão sobre caça às baleias);
– Cuba, Irã, Israel, Coréia do Norte e Coreia do Sul (debaterão sobre sanções econômicas).

Por fim, 5 professores representarão os membros permanentes e com poder de veto do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, Rússia, China, Inglaterra e França), órgão responsável por decisões vinculantes a todos os países membros.

Organização das Nações Unidas

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

Texto: Cecom/Araquari – Raquel Rybandt
Foto: Edvanderson Ramalho dos Santos