Sobral fala de a�?crise e esperanA�aa�? ao ministrar aula magna de Pedagogia

videira-sobral3Dilemas, crises e desafios da sociedade contemporA?nea constituA�ram o pano de fundo da aula magna ministrada pelo reitor e professor Francisco Sobral, na A?ltima quarta-feira (26). Na concepA�A?o apresentada por Sobral, a atuaA�A?o docente estA? intrinsecamente atrelada A�s problemA?ticas sociais que formam o caldo cultural onde o professor exerce sua atividade.

Com uma explanaA�A?o permeada de metA?foras, exemplos e referA?ncias aos clA?ssicos da literatura, o reitor buscou demonstrar como as crises da sociedade sA?o construA�A�es eminentemente humanas. a�?MemA?ria, inteligA?ncia e raciocA�nio sA?o coisas diferentes. MemA?ria todos nA?s temos, os cA?es tA?m, as vacas tA?m, os animais de um modo geral tA?m memA?ria. Alguns animais, como os golfinhos, tambA�m tA?m inteligA?ncia. JA? o raciocA�nio envolve projeA�A?o de futuro e tem a ver com soluA�A?o de problemas utilizando a memA?ria e a inteligA?ncia. Apenas os seres humanos sA?o racionais e apenas nA?s produzimos culturaa�?, destacou.

Ao produzir cultura, promover o avanA�o e o desenvolvimento de determinadas A?reas, o ser humano produz, tambA�m, suas prA?prias crises. a�?Qual A� a crise que afeta nossos jovens hoje? A� a crise da falta da previsibilidade. AtA� um tempo atrA?s as coisas duravam, os valores duravam. A condiA�A?o de vocA? ter esperanA�a na vida era uma condiA�A?o de previsA?o. Hoje nada A� garantido. VocA? pode fazer um curso tA�cnico que nA?o A� garantia de emprego. VocA? pode fazer um curso superior que nA?o A� garantia de emprego. NA?s vivemos uma era complicada, uma era ‘lA�quida’, como dizia Eric Hobsbawma�?, teoriza.

Apesar da crise instaurada na sociedade, onde o capital e o consumo sA?o o centro das relaA�A�es sociais, a saA�da para driblar os problemas seria o reconhecimento, por parte do professor, de seu potencial transformador. a�?Da mesma forma que o ser humano racional cria os seus problemas, cria suas crises, esse ser humano tambA�m tem condiA�A�es, inteligA?ncia e raciocA�nio para resolver os problemas. Se vocA? nA?o se concebe como um ser humano racional, responsA?vel por dezenas de vidas na tua sala de aula, e se vocA? nA?o compreende que pode, sim, promover uma transformaA�A?o na vida dessas pessoas para o bem, para a esperanA�a, para acreditar que o mundo pode ser melhor, nA?o hA? porque vocA? ser professora�?.

Sobral cita uma pesquisa que aponta o professor como sendo o profissional em que os brasileiros mais confiam. a�?Em uma lista enorme cheia de profissA�es, a populaA�A?o apontou em 1A? lugar o professor. EntA?o se nA?s tivermos a cultura da esperanA�a, de que A� possA�vel enfrentar as crises com muito diA?logo e muita compreensA?o, a gente tem condiA�A�es de ver um mundo melhor, um paA�s melhor, uma Videira melhora�?, finaliza.

Participante da aula magna, o professor Mario Ferreira Resende, do curso de Pedagogia, acrescentou ao debate, comentando a importA?ncia do tema. “Trouxemos o reitor nA?o tanto pelo seu cargo administrativo, mas pelo seu compromisso com o campo da EducaA�A?o e com o lugar dessa A?rea de intenso debate. Eu queria sublinhar o que eu acho de mais interessante na sua fala que A� o resgate da posiA�A?o do professor e do educador. Muito bem colocada a caracterA�stica humana por excelA?ncia de sujeitos culturais. Isso jA? atesta que nA?s, diferente de qualquer animal, nos constituA�mos diante de um mundo que nos precede de alguma maneira”.

Abertura

Ao fazer a abertura da aula magna e dar as boas-vindas para calouros e veteranos da Licenciatura em Pedagogia, a diretora-geral do CA?mpus, professora Rosangela Aguiar Adam, afirmou que o evento marca o inA�cio de uma nova etapa. a�?A� comum escutarmos que temos que lutar pela EducaA�A?o que a gente quer. Mas o certo A� que temos que lutar pela educaA�A?o que a gente precisa para mundo que a gente quer. VocA?s serA?o, como pedagogos e pedagogas, parte fundamental para que atravA�s do ensino possamos tornar o nosso paA�s melhor e mais justoa�?.

JA? a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Francini Carla Grzeca, ressaltou que o curso inaugura um projeto de democratizaA�A?o e acesso ao ensino superior pA?blico em nosso paA�s. a�?Ingressar em um curso de formaA�A?o de professores representa a possibilidade de ampliar os horizontes, de transgredir o pensamento, de transgredir a si mesmo pela descoberta de mA?ltiplas perspectivas para nossas histA?rias individuais e sociaisa�?. A coordenadora ainda destacou a importA?ncia da presenA�a de Sobral para a aula magna. a�?A presenA�a e, sobretudo a fala do professor Sobral nos A� significativa para refletir sobre os desafios da docA?ncia, especialmente para pensarmos o processo formativo enquanto nos constituA�mos como professoresa�?.

films reviews, buy Zoloft. ReivindicaA�A�es Estudantis

Na oportunidade, o reitor Francisco Sobral atendeu um grupo de estudantes do Ensino MA�dio/tA�cnico, representados pelo grA?mio estudantil, que apresentaram uma pauta de reivindicaA�A�es, entre elas a construA�A?o de um refeitA?rio para o CA?mpus Videira.

videira-sobral1 videira-sobral2

*Texto e fotos: CECOM/Videira.

Deixe uma resposta