Solenidade marca a inauguração oficial do IFC Brusque

Nesta terça-feira, dia 11, realizou-se a inauguração oficial do campus do Instituto Federal Catarinense – IFC Brusque, na Avenida Hugo Schlosser 605, Bairro Jardim Maluche, em Brusque. Construído no terreno de 20 mil m², doado pela Prefeitura Municipal, o campus possui 5.577,39m² e recebeu investimento total de R$ 12.428.658,66. Projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe do Programa Brasil Profissionalizado.

Solenidade de inauguração contou com a participação da reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes; diretor geral do campus, Hélio Maciel Gomes; representante da Assembleia Legislativa Estadual, deputado Serafim Venzon; prefeito em exercício de Brusque, José Ari Vequi; representante dos estudantes, Taila Alberton, pró-reitores e diretores gerais dos demais campi do IFC, servidores e estudantes do IFC, representantes de instituições parceiras, demais autoridades e comunidade local.

“Temos muito o que agradecer, pois aqui os sonhos tornaram-se realidade. Gratidão a todos que participaram deste projeto, em especial aos nossos estudantes, pois são por eles que nos tornamos profissionais de educação. Este ato de hoje é apenas o início da nossa caminhada”, enfatizou o diretor geral do campus.

Deputado Venzon também destacou a protagonismo dos estudantes como sendo a finalidade da obra. “Brusque possui grande capacidade de produção que está vinculada com a qualificação profissional. Esta capacidade diferenciada resulta em qualidade de vida e justifica-se todos os investimentos na educação local”, apresentou o parlamentar.

“É com muito orgulho que represento a todos os estudantes. Caminhar e crescer com essa instituição permite tornarmos agentes críticos pela ampliação do conhecimento com profissionais altamente preparados. Obrigada pelo acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade”, agradeceu emocionada Alberton.

“Nosso papel social e educativo foi muito bem colocado pela estudante Taila. Afinal, sem estudantes nossa instituição não existiria. O papel dos Institutos Federais é inquestionável, principalmente no interior do Brasil que não tinha acesso à educação pública federal, assim como era em Santa Catarina, até 2008 quando foram criados os Ifs. Hoje temos a responsabilidade de trabalhar, em parcerias com outras instituições, para promover o desenvolvimento regional”, ressaltou a reitora do IFC.

Início do campus foi relembrado por Cláudio Adalberto Koller, reitor do IFC entre 2009 e 2011. “Hoje inaugura-se esta obra, mas as atividades já foram realizadas em outros locais da cidade. É uma alegria ver que o campus solidificou-se com apoio da comunidade e dos parceiros. Com certeza crescerá ainda mais. É só o começo de uma história linda que vamos escrever”, definiu Koller.

Após a reitora e diretor do campus descerrarem a placa de inauguração, os estudantes Stefanni Gomes, José Honório Junior, Ana Merissa dos Santos Damasceno e Israel José da Silva Tigre, representantes dos cursos técnicos e superiores, foram convidados para cobrir a cápsula do tempo que deverá ser aberta quando o campus completar 20 anos.

Destaques

Durante a cerimônia, estudantes e professores do Campus receberam medalhas e certificados pelos resultados na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em 2017. Estudante do técnico em Informática, Gabriel Lubke Gaviraghi, 16 anos, conquistou a medalha de bronze na competição, sob orientação do professor de Física, Marcus João Correia.

Confira todas as fotos aqui.

Texto e fotos: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães