SuperaA�A?o e conquista de espaA�o marcam posse no IFC

Ir alA�m dos seus limites, ocupar espaA�os, quebrar prA�-conceitos. Para quatro novos servidores pA?blicos empossados no dia 19 de maio na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), tornar-se funcionA?rio federal A� muito mais do que emoA�A?o e felicidade, A� tentar desconstruir paradigmas e mostras A� sociedade que Sim, nA?s podemos e somos capazes.

CONFIRA ABAIXO A REPORTAGEM DE A?UDIO COM OS SERVIDORES

Fernanda de Souza, auxiliar de administraA�A?o para o Campus Abelardo Luz, Luana Tilmann, professora de pedagogia para o Campus Santa Rosa do Sul, Marcelo Fernando Recco, tA�cnico de laboratA?rio no Campus Abelardo Luz e Ozair SilvA�rio da Silva, engenheiro agrA?nomo no Campus how to write a newspaper article, zithromax online. ConcA?rdia representam uma parcela da sociedade que foi negligenciada por anos no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional de SaA?de (PNS), realizada pelo IBGE em 2013, 13,6 milhA�es de brasileiros acima dos 18 anos (6,2%) apresentavam pelo menos uma das quatro deficiA?ncias apuradas: visual (3,6% ou 7,2 milhA�es), fA�sica (1,3% ou 2,6 milhA�es), auditiva (1,1% ou 2,2 milhA�es) e intelectual (0,8% ou 1,6 milhA?o de brasileiros). (Fonte: o Globo).

posse6

Essa nA?o A� a primeira vez em que o IFC recebe, como servidores, pessoas com deficiA?ncia (PcD). Em conformidade com o previsto no Artigo 5A?, parA?grafo 2A?, da Lei 8.112 a instituiA�A?o reserva vagas para este pA?blico. a�?Tecnicamente, o IFC cumpre a legislaA�A?o vigente proporcionando a inclusA?o de candidatos com deficiA?ncia, sendo que todos os nossos editais de concurso contemplam a reserva para PcDs. Os candidatos empossados no dia 19 foram classificados por meio dos editais nA? 139/2016 (docentes) e 140/2016 (TA�cnico-administrativos)a�?, salienta Merci Schreiber, Assistente em AdministraA�A?o na DGP.

Ozair relata que sofreu muita discriminaA�A?o por conta da sua deficiA?ncia, em especial no mercado de trabalho no setor privado. a�?Apesar disso, e tambA�m por isso, me considero vitorioso, pois consegui fazer curso superior em instituiA�A?o pA?blica e me inserir no mercado de trabalho. O sistema de cotas me motivou a ingressar no serviA�o pA?blico, uma vez que no setor privado sempre disputei vaga em desigualdade de condiA�A�esa�?.

Para ele, as cotas para PcDs em concurso pA?blico A� uma forma de promover a inclusA?o. a�?A inserA�A?o de pessoas com deficiA?ncia no ambiente escolar, seja como estudante, professor ou tA�cnico-administrativo, nos permite mostrar que somos capazes e podemos ser eficientes, mas muitas vezes o que nos falta A� a oportunidadea�?.

Confira no A?udio abaixo a entrevista realizada pelo estagiA?rio da Cecom, Guilherme Bier, com os servidores Marcelo, Luana e Fernanda que falaram sobre a motivaA�A?o de ser servidor pA?blico, a alegria de tomar posse e as transformaA�A�es sociais que esse espaA�o ocupado por eles pode trazer para servidores, estudantes e comunidade.

O que diz a Lei 8.112?

De acordo com o Art. 5o, A� 2o: a�?A�s pessoas portadoras de deficiA?ncia A� assegurado o direito de se inscrever em concurso pA?blico para provimento de cargo cujas atribuiA�A�es sejam compatA�veis com a deficiA?ncia de que sA?o portadoras; para tais pessoas serA?o reservadas atA� 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concursoa�?. Saiba mais sobre os editais acessando http://trabalheconosco.ifc.edu.br/

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/cresce-numero-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-mas-preconceito-persiste-20128635#ixzz4hurj6Vdl

Confira todas as fotos da posse emA�http://cecom.ifc.edu.br/category/posses/posses-2017/A�

*Texto e ediA�A?o de A?udio: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: Cecom/Reitoria, por JA?lia Fuchshuber.

***Entrevista de A?udio: Cecom/Reitoria, por Guilherme Bier.

Deixe um comentário