Tese analisa conflitos entre usuA?rios e desenvolvedores

A professora Sandra Vieira, do CA?mpus AvanA�ado Sombrio, realizou a defesa pA?blica de Doutorado pelo programa PPGCL-Unisul com a tese intitulada a�?Conflitos entre usuA?rios e desenvolvedores de soluA�A�es informatizadas: estudo de caso com base na teoria de conciliaA�A?o de metasa�?. A tese teve o objetivo de abordar as situaA�A�es de conflitos, entre usuA?rio e desenvolvedor, geradas por soluA�A�es informatizadas que nA?o atendem A�s expectativas do usuA?rio.

a�?O estudo foi motivado pela constataA�A?o de que estas situaA�A�es ainda sA?o comuns, embora a informA?tica seja uma ciA?ncia em franca evoluA�A?o, principalmente no que se refere A�s questA�es de usabilidade e interatividade de software. Estudos anteriores sugerem que estes conflitos podem derivar da dificuldade de interaA�A?o entre usuA?rios e desenvolvedores, que ocorre desde a etapa de identificaA�A?o das necessidades do usuA?rio: preliminar a fase (dedutiva) de implementaA�A?o da soluA�A?oa�? explica.

O estudo permitiu a manifestaA�A?o de alguns insights responsibility assignment matrix, buy dapoxetine online. sobre a postura do desenvolvedor nas interaA�A�es com o usuA?rio e dele derivaram algumas sugestA�es para o processo interativo entre usuA?rios e desenvolvedores, que podem colaborar no sentido de gerar situaA�A�es de heteroconciliaA�A?o de metas, evitando situaA�A�es conflitantes entre eles. Sandra foi aprovada pela banca formada pelos professores doutores FA?bio JosA� Rauen (UNISUL/orientador), Jane Rita Caetano da Silveira (PUCRS), Aline Aver Vanin (UFCSPA), Marleide Coan Cardoso (IFSC/CriciA?ma), Rafael Avila Faraco (UNISUL) e ConceiA�A?o Aparecida Kindermann (UNISUL/suplente).

* Texto: DivulgaA�A?o/UNISUL.

Deixe um comentário