Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Tese analisa conflitos entre usuários e desenvolvedores

A professora Sandra Vieira, do Câmpus Avançado Sombrio, realizou a defesa pública de Doutorado pelo programa PPGCL-Unisul com a tese intitulada “Conflitos entre usuários e desenvolvedores de soluções informatizadas: estudo de caso com base na teoria de conciliação de metas”. A tese teve o objetivo de abordar as situações de conflitos, entre usuário e desenvolvedor, geradas por soluções informatizadas que não atendem às expectativas do usuário.

“O estudo foi motivado pela constatação de que estas situações ainda são comuns, embora a informática seja uma ciência em franca evolução, principalmente no que se refere às questões de usabilidade e interatividade de software. Estudos anteriores sugerem que estes conflitos podem derivar da dificuldade de interação entre usuários e desenvolvedores, que ocorre desde a etapa de identificação das necessidades do usuário: preliminar a fase (dedutiva) de implementação da solução” explica.

O estudo permitiu a manifestação de alguns insights sobre a postura do desenvolvedor nas interações com o usuário e dele derivaram algumas sugestões para o processo interativo entre usuários e desenvolvedores, que podem colaborar no sentido de gerar situações de heteroconciliação de metas, evitando situações conflitantes entre eles. Sandra foi aprovada pela banca formada pelos professores doutores Fábio José Rauen (UNISUL/orientador), Jane Rita Caetano da Silveira (PUCRS), Aline Aver Vanin (UFCSPA), Marleide Coan Cardoso (IFSC/Criciúma), Rafael Avila Faraco (UNISUL) e Conceição Aparecida Kindermann (UNISUL/suplente).

* Texto: Divulgação/UNISUL.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 19:43 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: