Trabalhos de Luzerna sA?o apresentados durante congresso em MG

Quatro trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna foram apresentados na sA�tima ediA�A?o do why is critical thinking important, acquire lioresal. Congresso Brasileiro de ExtensA?o UniversitA?ria (CBEU), que ocorreu entre os dias 7 e 9 de setembro na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. O evento contou com mais de 3.100 participantes, e mais de 2 mil trabalhos cientA�ficos inscritos de todo o Brasil.

Professor Illyushin durante a apresentaA�A?o dos trabalhos

O IFC Luzerna esteve presente com os seguintes trabalhos: a�?InclusA?o Digital e ExtensA?o TecnolA?gica: a Tecnologia de RobA?tica PedagA?gica Lego Mindstorms como Ferramenta Inclusiva nas Escolas PA?blicasa�?, de autoria dos professores Illyushin Zaak Saraiva, Ricardo Antonello, Rafael Garlet de Oliveira, e dos alunos Yan Caion Vieira Cardozo, Ruan Machado Becker e Ruan Diego Bevilaqua; a�?EducaA�A?o Empreendedora e Empreendedorismo Social: O Mapa Ambiental Escolara�?, dos professores Illyushin Zaak Saraiva, MaurA�cio Tavares Pereira e Eduardo Butzen, e do aluno Ruan Diego Bevilaqua; a�?Projeto de EmbarcaA�A?o AutA?noma Compacta para Busca de Corpos Submersosa�?, do professor Ivo Montanha Junior e do aluno Artur Kvieczinski; e a�?Procedimentos para o Atendimento Emergencial de Alunos e Servidores do IFC Campus Luzernaa�?, do professor Ivo Montanha Junior e da aluna Renata Facchin.

De acordo com o coordenador de ExtensA?o do campus, Roberto Carlos Rodrigues, os projetos apresentados sinalizam o grau de maturidade da instituiA�A?o no que se refere A�s aA�A�es extensionistas. a�?Temos hoje um grupo de professores capacitados para exercA?-las nos moldes do que preceitua a literatura especializada e conforme manda a ConstituiA�A?o Federal, agregando tanto para professores e alunos do campus o conhecimento popular tradicional da comunidade na qual a instituiA�A?o estA? inseridaa�?, destaca Roberto.

O professor Illyushin Zaak Saraiva destaca que o projeto de robA?tica pedagA?gica com a tecnologia Lego Mindstorms foi mais uma vez elogiado. a�?Virou o centro das atenA�A�es no pavilhA?o onde eu estava. Trata-se de um projeto do qual tenho muito orgulho em fazer parte e, desde 2015, coordenar, em parceria com os professores Ricardo Antonello e Rafael Garlet de Oliveira, sem os quais nada teria acontecidoa�?, diz.

Antonello recorda que em 2014 o projeto conquistou uma medalha de prata na competiA�A?o de robA?tica da Feira Gera, em ChapecA?, derrotando na semifinal a equipe da USP. a�?TambA�m ganhamos uma medalha de prata com o mesmo projeto nas ediA�A�es de 2014 e 2015 da Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (Micti). O maior orgulho A� que os bolsistas do projeto sA?o estudantes do nosso Ensino MA�dio Integrado, jovens com apenas 16 anos.a�?

JA? o professor Rafael Garlet de Oliveira lembra que o projeto foi convidado para realizar uma oficina em maio deste ano, no PiauA�. a�?Nossos alunos foram o centro das atenA�A�es, e a oficina, que originalmente teria apenas 40 participantes, teve que ser modificada para receber mais de 200 adolescentes do ColA�gio TA�cnico de Floriano, ligado A� Universidade Federal do PiauA�a�?, diz. Outro momento de importA?ncia para a equipe envolvida foi a participaA�A?o no 34A? SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (Seurs), evento que aconteceu em agosto no IFC de CamboriA?.

*Texto: Cecom/Luzerna.

**Foto: DivulgaA�A?o.