Trabalhos desenvolvidos no IFC Rio do Sul foram premiados em congresso nacional

Estudante de Agronomia Eduardo Affonso Jung e a professora Alexandra Goede de Souza, ambos do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Rio do Sul, apresentaram trabalhos no 22º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (CBFPO) e 9º Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas (CBCTP). Os congressos foram realizados conjuntamente nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), entre os dias 7 e 11 de outubro de 2019.

Trabalho “Durabilidade pós-colheita das hastes florais de gladíolo tratadas com diferentes soluções conservantes”, apresentado por Jung, conquistou o 1º lugar do Prêmio Melhor Trabalho Técnico-Científico na área de Floricultura e Plantas Ornamentais, na categoria graduação. “Efeito do sistema de cultivo na produção de gladíolos na região do Alto Vale do Itajaí, SC”, apresentado por Souza, ficou em 3º lugar na categoria pós-graduação.

“Os trabalhos de pesquisa e extensão com a cultura do gladíolo vêm sendo realizados no IFC Campus Rio do Sul, desde 2017, com objetivo de se estudar a adaptação da cultura na região do Alto Vale do Itajaí, bem como melhorar a durabilidade pós-colheita das hastes florais. Desta forma, são oferecidas alternativas de diversificação e renda às pequenas propriedades rurais da região, fortalecendo os arranjos produtivos locais”, explica Souza.

Durante os congressos, a professora também contribuiu em um minicurso e uma mesa-redonda sobre a cultura do gladíolo, com informações dos trabalhos realizados sobre a cultura em Santa Catarina, em especial no IFC Campus Rio do Sul.

Sobre os congressos

Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (CBFPO) e o Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas (CBCTP) são realizados conjuntamente. O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO) e da Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas (ABCTP).

Tema central do evento em 2019 foi “Propagando Inovações para o Florescimento de Novos Mercados”, buscando contribuir não apenas com a cadeia produtiva, principalmente de flores e plantas ornamentais, mas também de outras espécies de interesse econômico e ambiental, como frutíferas, hortaliças, florestais e grandes culturas, pelo uso de tecnologias inovadoras de produção, em que a cultura de tecidos de plantas tem sido fundamental.

Para saber mais, acesse aqui o site do congresso.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: professora Alexandra Goede de Souza