Tradicionalismo gaúcho presente no IFC Concórdia no 24º Encontrão

encontrao_vacaparadaUm final de semana de muita cultura e tradição gaúcha. Foi assim o 24º Encontrão, realizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia nos dias 13 e 14 de novembro de 2015. As delegações dos campi participantes chegaram na sexta de manhã e fizeram uma cerimônia de abertura na Rua Coberta, no centro da cidade. Autoridades municipais estiveram presentes, bem como representantes do Instituto e do CTG Pago da Cultura. Casais pilchados entraram com a bandeira de seus campi. O público entoou o Hino Nacional e os hinos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, este interpretado por tradicionalistas do IFRS – Sertão.
Conforme o diretor-geral do IFC Concórdia, professor Jolcemar Ferro, o 24º Encontro Cultural e Tradicionalista dos Institutos Federais da Região Sul do Brasil foi um evento muito bem organizado, em que os participantes honraram a cultura gaúcha e suas tradições. O patrão do CTG Pago da Cultura, o acadêmico do IFC Tiago Marmentini, afirmou que “ao sair desse encontrão, cada um leva lembranças, mas também deixa sua marca registrada na história tradicionalista do campus e da cidade”. O prefeito de Concórdia, João Girardi, destacou que a cidade é receptiva a eventos como este.

encontrao_aberturaAproximadamente 450 pessoas participaram do evento. A programação da sexta foi no campus do IFC, com desfile e escolha da prendinha e do peão do Encontrão, jogo de truco masculino e feminino, corrida do couro e tiro ao alvo com bodoque. À noite, foi realizado o Fecult – Festival Cultural Tradicionalista, no CTG Fronteira da Querência. Houve também apresentação das invernadas artísticas, seguida por baile com os grupos musicais dos campi participantes

No sábado, a programação teve Alvorada Festiva e diversas atividades, como triatlo campeiro, touro mecânico, tiro de laço feminino, masculino e patrão, apresentação de invernadas e dança de Integração. No encerramento, houve a entrega de troféus e medalhas, além da troca de mimos entre os campi presentes. A programação do sábado também será realizada no CTG Fronteira da Querência.

* Texto e fotos: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de novembro de 2015, às 13:27 por Nicole Trevisol.