Unesco conhece atividade de escola-fazenda do IFC

projeto-unesco2A Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal Catarinense (IFC) participou do processo de validação de projeto chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre Formação de Docentes para Educação Profissional e Tecnológica, coordenado pelo professor Jarbas Novelino Barato, com a co-participação dos professores Francisco Aparecido Cordão e Marilza Regattieri. A reunião aconteceu no dia 19/08, na Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IFC foi representado pela pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, e a diretora de Ensino, Iris Weiduschat.

O estudo discute possibilidades de articulação que transcenda formas de construção de conhecimentos tradicionais, tais como aquelas limitadas às atividades de oralidade e escrita em sala de sala, trazendo a oficina como modalidade do aprender fazendo no e pelo trabalho. Apresenta, assim, uma dimensão pedagógica que permite um diálogo profícuo e contínuo em torno do aprender a fazer, compreendendo este fazer também como uma forma de conhecimento.

A pesquisa envolve também a visita a instituições que ofertam cursos profissionalizantes, com a observação de espaços que potencializem o uso das oficinas. Foi com esse objetivo que o professor Jarbas passou o dia 25/08 no Campus Araquari. Na ocasião, conheceu uma das nossas Escolas Fazenda, onde acompanhou o trabalho dos professores Adolfo Jatobá e Alceu Kunze na condução de suas aulas práticas.

Na visita, a partir da perspectiva do estudo, puderam ser observadas as contribuições que as oficinas podem trazer para a materialização da relação mestre-aprendiz, balizadora do processo de aprendizagem do fazer como um saber para a formação profissional. Nesse sentido, o entendimento do papel do docente em tal ambiente pode auxiliar a instituição a pensar a formação pedagógica no atendimento das demandas de instrumentação, com vistas à sua atuação em espaços metodológicos práticos, como instâncias indissociáveis da formação profissional.

*Texto e fotos: Divulgação/Proen.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 20 de setembro de 2016, às 19:52 por Nicole Trevisol.