Unidade do Siass/Blumenau é instalada na Reitoria do IFC

img_1255Representantes de instituições públicas estiveram reunidos na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC) na tarde do dia 12/12 para, juntos a esta instituição, assinar o Acordo de Cooperação Técnica para Implantação da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), com sede na Reitoria do IFC, instalada em Blumenau (SC).

Oito instituições compõem a parceria, incluindo o IFC: Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal do Brasil (RFB), Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda em Santa Catarina (SAMF) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram do ato, além dos gestores das referidas instituições, a equipe de implantação do Siass e servidores.

A Reitoria do IFC, ao sediar a Unidade do Siass/Blumenau, torna-se o órgão gestor da Unidade. O Siass foi criado pelo Decreto 6.833 de 29 de abril de 2009, com o objetivo de coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo Federal.

A Unidade Siass/Blumenau tem por objetivos:

• Realizar atividades relacionadas à perícia em saúde para os servidores vinculados aos órgãos partícipes da unidade;

• Realizar atividades relacionadas a ações de promoção à saúde dos servidores dos órgãos partícipes, visando à melhoria da qualidade de vida, melhoria do ambiente de trabalho do servidor e a execução da Política de Atenção a Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (Pass).

Segundo Marcelo de Souza, diretor de Gestão de Pessoas no IFC, a assinatura do acordo vem suprir uma necessidade, não apenas legal, mas, sobretudo, de atenção efetiva à saúde dos servidores públicos federais da região de Blumenau e entorno. “Para viabilizar a implantação, os parceiros cooperam na disponibilização de servidores (apoio administrativos e profissionais da área da saúde), além de materiais e equipamentos necessários ao funcionamento da Unidade”, disse.

A Reitoria do IFC sediará a Unidade, em razão de sua localização estratégica e disponibilidade do espaço para a viabilização deste projeto.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações da DGP/IFC.

**Fotos: Cecom/Reitoria.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de dezembro de 2016, às 18:30 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).