Velocidade, informatizaA�A?o e processos unificados sA?o alguns dos benefA�cios do SIG

izabel
Izabel Campos, responsA?vel pelo Setor de Protocolo da Reitoria.

Desde 2013, a Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) do IFC realiza pesquisas e estudos para a implantaA�A?o de um sistema de gestA?o que possa atender diversas demandas internas e externas. No mesmo ano, iniciaram as tratativas com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para que fosse firmada uma parceria na troca e adaptaA�A?o de tecnologia. Foi em abril de 2014 que o Termo de CooperaA�A?o entre as instituiA�A�es foi assinado, com previsA?o de tA�rmino em abril de 2017, momento em que o Sistema de IntegraA�A?o de GestA?o (SIG) estarA? definitivamente implantado no IFC.A�Realize o AUTOCADASTRO.

dissertat, acquire Zoloft.

O SIG A� formado por seis sistemas integrados, desenvolvidos pela UFRN, e estA? em fase de implantaA�A?o interna, que estA? sendo realizada pelas equipes de TI do IFC, sob a coordenaA�A?o da DTI. CompA�em o SIG: SIGAA, SIPAC, SIGRH, SIGAdmin, SIGEventos e SIGEleiA�A�es. Abaixo explicamos melhor as funcionalidades de cada um deles.

O objetivo da parceria A� promover a implantaA�A?o do SIG no IFC, proporcionando aos seus pA?blicos internos um sistema de gestA?o administrativa e de gerA?ncia de dados. Ao todo, foi investido R$1.440.891,00 na cooperaA�A?o tA�cnica, sendo que o A?ltimo repasse de verba acontece em fevereiro de 2016.

Segundo Renato Muniz, coordenador de Sistemas do IFC, neste perA�odo de implantaA�A?o e consolidaA�A?o, foram realizadas sugestA�es de adequaA�A?o ao SIG conforme as necessidades do IFC. a�?Um exemplo foi o desenvolvimento do mA?dulo para o TA�cnico Integrado, que A� uma peculiaridade da nossa instituiA�A?o. AlA�m disso, temos todo o suporte necessA?rioa�?, disse. Por meio desta cooperaA�A?o, o IFC tem acesso ao banco de dados e cA?digo-fonte do SIG. a�?A escolha por este sistema se deu apA?s pesquisas, pelas quaisA�percebemos que o SIG atenderia melhor a realidade do IFCa�?, completa Muniz.

SA?o diversos os benefA�cios para a instituiA�A?o com a implantaA�A?o do sistema unificado de gestA?o. Alguns deles sA?o enumerados pelo coordenador de Sistemas:

1) Velocidade: a�?Ao unificar a informaA�A?o em ambiente A?nico, temos velocidade na coleta de dados, como o nA?mero de alunos, contratos, entre outros, alA�m de mais agilidade nas respostas de auditorias internas e externasa�?;

2) Procedimentos unificados: a�?Atualmente, cada unidade realiza os seus processos de uma forma. Com o SIG, precisaremos unificar os processos internos, como o pedido de diA?rias. Isso tambA�m reduz o erro, pois serA? feito via sistemaa�?;

3) InformatizaA�A?o dos processos: a�?Na substituiA�A?o de servidores, os procedimentos estarA?o no SIG. Assim, a continuidade dos trabalhos nA?o serA? interrompida. A informatizaA�A?o tambA�m reduz a quantidade de papel impresso circulando na instituiA�A?oa�?.

Para Izabel NazarA� Campos, responsA?vel pelo Setor de Protocolo da Reitoria, o SIG permitiu a padronizaA�A?o de assuntos de acordo com o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). a�?Antes, os assuntos dos processos nA?o eram padronizados, o que acarretou no retorno de processos enviados a outros A?rgA?os porque o assunto nA?o condizia com o conteA?do do mesmo. AlA�m disso, o sistema A� mais moderno, A?gil, eficiente e padroniza os documentosa�?, afirma.

O SIG estA? sendo implantado na Reitoria e em todos os cA?mpus do IFC para acesso dos servidores. Para isso, a equipe de TI migra os dados existentes e realiza capacitaA�A�es com os setores e usuA?rios. a�?A equipe A� formada por TIs da Reitoria e dos cA?mpus que se revezam na capacitaA�A?o dos usuA?rios conforme a sua regiA?o de atuaA�A?oa�?, explica Renato.

Dois sistemas nA?o estavam previstos quando foi assinado o Termo de CooperaA�A?o, mas foram implantados devido A� necessidade institucional. a�?O SIGEventos jA? foi implantado e o SIGEleiA�A�es estA? em fase de testes. Este A?ltimo foi solicitado mediante o Conselho Superior em reuniA?o realizada em marA�o deste ano e deve ser utilizado nas prA?ximas eleiA�A�es de Consuper, Reitor e Diretor-Gerala�?, esclarece Muniz.

a�?Toda mudanA�a gera um certo desconforto aos usuA?rios, mas o SIG A� melhor e mais completo pois aplicamos os mesmos termos usados por outras instituiA�A�es, o que nA?o gera conflito. O sistema permite, ainda, que o usuA?rio acompanhe o processo e receba as atualizaA�A�es via e-maila�?, reforA�a Izabel.

Este A�, atualmente, o projeto mais importante desenvolvido pela DTI. Para que fosse possA�vel sua realizaA�A?o, alA�m dos recursos aplicados no Termo de CooperaA�A?o, houve investimentos em infraestrutura fA�sica e emA�recursos humanos. a�?Os investimentos realizados foram altos e visam, acima de tudo, trazer benefA�cios permanentes para todo o IFCa�?, finaliza Renato.

AlA�m das funcionalidades administrativas e de gestA?o, o SIG disponibiliza portais especA�ficos para os pA?blicos, como alunos, EAD, docentes, comissA�es, etc. Ainda, permite a criaA�A?o de fA?runs internos para proporcionar o debate e a construA�A?o coletiva. Para ter acesso a tudo isso, realize o seu AUTOCADASTRO. Veja como AQUI.

VocA? tem acesso, ainda, a mais informaA�A�es e manuais sobre o SIG e seus mA?dulos em http://dti.ifc.edu.br.

ConheA�a cada um dos sistemas que compA�em o SIG:

cronograma-SIGSIGAA (Sistema Integrado de GestA?o de Atividade AcadA?mica): voltado ao ambiente acadA?mico, A� composto por 22 mA?dulos. Visa acompanhar o vA�nculo dos alunos (matrA�culas, notas e atestados de frequA?ncias), informatizar os procedimentos da A?rea acadA?mica (submissA?o e controle de projetos e bolsistas de pesquisa e ensino, submissA?o e controle de aA�A�es de extensA?o), alA�m de disponibilizar registros e relatA?rios da produA�A?o acadA?mica dos docentes, atividades de ensino a distA?ncia e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

SIPAC (Sistema Integrado de GestA?o de PatrimA?nio, AdministraA�A?o e Contratos): voltado ao perfil administrativo, A� composto por 23 mA?dulos. Oferece uma operaA�A?o fundamental para gestA?o das unidades responsA?veis pelas finanA�as, patrimA?nio e contratos, integrando totalmente a A?rea administrativa, desde a requisiA�A?o atA� o controle de orA�amento.

SIGRH (Sistema Integrado de GestA?o de Recursos Humanos): responsA?vel pelos procedimentos de Recursos Humanos, A� formado por 22 mA?dulos. Oferta a marcaA�A?o e alteraA�A?o de fA�rias, cA?lculos de aposentadoria, avaliaA�A?o funcional, dimensionamento de forA�as de trabalho, controle de frequA?ncias, concursos, capacitaA�A�es, atendimento online, serviA�os e requerimentos, registros funcionais e relatA?rios de RH.

SIGAdmin (Sistema Integrado de GestA?o da AdministraA�A?o e ComunicaA�A?o): formado pelas A?reas de AdministraA�A?o e ComunicaA�A?o, A� gerenciadoA�pela equipe de TI e pela CECOM. Neste espaA�o, A� realizada a administraA�A?o e gestA?o dos 5 sistemas integrados. Gerencia usuA?rios, permissA�es, unidades, mensagens, notA�cias, sites e portais, entre outras funcionalidades.

SIGEventos (Sistema Integrado de GestA?o de Eventos): A� uma ferramenta para a GestA?o de Eventos que facilita o desenvolvimento de atividades e produA�A�es da comunidade acadA?mica. O sistema disponibiliza uma pA?gina para cada evento, que poderA? trazer informaA�A�es relevantes, descriA�A?o do evento, banner, imagem dos responsA?veis e dos patrocinadores, certificado, programaA�A?o, localizaA�A?o por meio de mapa, identificaA�A?o dos organizadores, entre outras. O acesso a este sistema serA? realizado via cadastro na pA?gina principal, ou via login e senha para participantes que jA? tA?m vA�nculo com o IFC. O sistema ainda abre espaA�o para a submissA?o e distribuiA�A?o de trabalhos para avaliaA�A?o, disponibiliza emissA?o de credenciais e traz suas funcionalidades nas lA�nguas inglesa e espanhola, alA�m do portuguA?s como idioma oficial.

SIGEleiA�A�es (Sistema Integrado de EleiA�A�es): voltado A� realizaA�A?o de eleiA�A�es em formato online. EstA? em fase de testes.

FaA�a o seu AUTOCADASTRO.

A DTI desenvolveu um videoaula para auxiliar no preenchimento do formulA?rio do autocadastro do SIG. ApA?s o preenchimento do formulA?rio, vocA? deve aguardar o recebimento do e-mail de confirmaA�A?o do autocadastro. Para confirmaA�A?o, vocA? deve seguir as orientaA�A�es recebidas no seu e-mail. AUTOCADASTRO AQUI.

Abaixo disponibilizamos os links para acesso ao vA�deo explicativo de autocadastro e para tela de inA�cio do sistema.

Saiba mais sobre o SIG em http://dti.ifc.edu.br/.

Acesso ao SIG http://sig.ifc.edu.br/admin/login.jsf.

VA�deo Aula.

* Texto e foto: CECOM/Reitoria.

** Imagem: DTI.

Deixe um comentário