VIII MICTI recebe 1.600 visitantes

IMG_6839
Araquari e SA?o Francisco do Sul, Karoline de Borba.

Doze, dez, oito, trA?s horas de viagem de A?nibus, aviA?o, carro e tA?xi para participar da VIII Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (MICTI), que ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro no Parque das A?guas, em Sombrio/SC, concomitantemente com o IFCultura.

Entre os dois dias de evento, passaram pelo local cerca de 1.600 pessoas num total de 400 inscritos para a VIII MICTI, sendo que 100 realizaram apresentaA�A�es orais (74 de pesquisa e 26 de extensA?o) e 170 apresentaA�A�es em pA?steres (126 de pesquisa e 44 de extensA?o).

Maria Alves e Iranilde Tavares sA?o parte de uma delegaA�A?o de 12 pessoas que vieram do IFB – Campus SA?o SebastiA?o para apresentar quatro trabalhos que estudaram as mulheres em vulnerabilidade social da periferia daquela localidade. a�?Foram 12 horas de viagem entre voo e A?nibus, mas valeu muito a penaa�?, diz Iranilde. O grupo do IFB recebeu quatro premiaA�A�es.

Muitos dos trabalhos expostos e apresentados durante a oitava ediA�A?o da MICTI eram de estudantes do IFC com vA�nculo a algum projeto de pesquisa ou de extensA?o. Entretanto, foram recebidas inscriA�A�es de outras instituiA�A�es catarinenses e dos estados de RondA?nia, Rio de Janeiro, Rio Grande Sul e Distrito Federal.

IMG_6858
IFSUL – Campus Sapucaia, BA?rbara de Oliveira e Jefferson Rubira.

O fiction writing prompts, Zoloft withoutprescription. s estudantes do curso TA�cnico em GestA?o Cultural do IFSUL -A�Campus Sapucaia, BA?rbara de Oliveira e Jefferson Rubira, participaram da MICTI com o trabalho Um estudo das prA?ticas religiosas dos migrantes senegaleses presentes no eixo da Trensurb na regiA?o metropolitana de Porto Alegre/RS. a�?A� a primeira vez que estamos na MICTI e nA?o imaginA?vamos que haveriaA�uma proporA�A?o tA?o grande de trabalhos, trata-se de um evento cientA�fico bem estruturadoa�?, diz Jefferson. Para BA?rbara, o evento superou as expectativas.

Scarlet de Mello A� estudante do curso TA�cnico em Alimentos do Campus ConcA?rdia e veio apresentar o estudo AnA?lise do nA�vel leitor do IFC ConcA?rdia – Projeto ‘Curta um conto: uma narrativa curta’. a�?Tentamos despertar o gosto pela leitura entre os alunos do Campus, deixando livretos com contos de rA?pida leitura nos bancos. Queremos despertar o gosto pela leitura por meio de textos curtos da literatura brasileiraa�?, relata ela, entusiasmada com o projeto.

De Araquari e SA?o Francisco do Sul veio Karoline de Borba para apresentar o trabalho feito entre dois campi: Um passo para o infinito: a inclusA?o da astronomia no saber cientA�fico. a�?Ensinar astronomia para as crianA�as nA?o A� tarefa fA?cil, mas, quando trabalhamos de maneira lA?dica, a captaA�A?o do conhecimento A� naturala�?, salienta ela, que pretende ser professora.

Ariadne Pacheco A� estudante do curso TA�cnico em Controle Ambiental e apresentou o estudo PROCAMB a�� IFC -A�Campus CamboriA? (projeto de conscientizaA�A?o ambiental para os alunos do IFC -A�Campus CamboriA?). Para ela, a educaA�A?o ambiental entre os alunos precisa estar em todas as disciplinas. TambA�m de CamboriA?, Tiago Torresani A� estudante do curso TA�cnico em Sistemas para Internet eA�apresentou o trabalho Estudo sobre tA�cnicas de processamento digital de imagens para reconhecimento de adulteraA�A?o em fotografias digitais. a�?Este A� um projeto de pesquisa e poderA? auxiliar nA?o somente o cidadA?o, como ainda delegacias de polA�tica entre outrosa�?, diz ele.

Do curso tA�cnico em AutomaA�A?o Industrial do Campus Luzerna, vieram os estudantes Eduardo Dalposso e Arthur Schmietke Czech, para apresentar o trabalho Chuveiro elA�trico com ajuste de temperatura controlado por microcontrolador PIC. Os alunos relatam que o experimento pode ser utilizado tanto por indA?strias como por residA?ncias. a�?Foram 10 horas de viagem, mas vale a pena estar aqui com outras pessoas, trocar experiA?ncias e interagir com os colegasa�?, diz Eduardo.

Iury Krieger A� ex-aluno do curso TA�cnico em InformA?tica do Campus Fraiburgo e atual aluno do curso superior em CiA?ncia da ComputaA�A?o do Campus Videira e foi A� MICTI para apresentar o trabalho Um aplicativo baseado em inteligA?ncia coletiva para visualizar problemas com resA�duos da construA�A?o civil. a�?O aplicativo Rubble visa mapear descartes irregulares de construA�A?o civil e, por meio de interaA�A?o coletiva, encontrar uma soluA�A?o com os A?rgA?os de controle ou ainda um reaproveitamento do materiala�?, explica ele.

Do Campus Rio do Sul, a estudante do curso TA�cnico em AgropecuA?ria, DaiA�li das Chagas,A�abordou o Uso de microalgas na adubaA�A?o de mudas de rA?cula (Eruca sativa, MILLER). a�?Eu adoro a agricultura, a terra e gosto de ver como as plantas se comportama�?, falou ela.

FlA?via de Andrade cursa TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho no Campus Luzerna pesquisou sobre o Biodigestor anaerA?bico caseiro para produA�A?o de biogA?s. a�?Fizemos um formato caseiro para a produA�A?o de biogA?s com o intuito de fazer fogoa�?, relata ela.

IMG_6972
Os irmA?os Alexandre e Andreza Duart, Campus Santa Rosa do Sul.

Os irmA?os Alexandre e Andreza Duart fazem o curso TA�cnico em AgropecuA?ria no Campus Santa Rosa do Sul e foram A� MICTI apresentar o estudo BiocarvA?o como sistema de liberaA�A?o controlada para fertilizantes. a�?Aprendemos muito com o projeto de pesquisa, alA�m de aumentar os nossos conhecimentos participar de eventos como, este nos ajuda a perder a vergonha em expor as nossas ideiasa�?, relatam os irmA?os.

Matheus da Silva A� estudante do curso TA�cnico em EletromecA?nica do Campus Ibirama e apresentou o estudo AnA?lise da qualidade da A?gua do Rio HercA�lio em Ibirama/SC. Foi no IFC que Matheus descobriu o seu gosto pela quA�mica e agora planeja o curso superior. a�?Serei o primeiro da minha famA�lia a tentar um curso superior e penso em continuar em algo relacionado com a quA�micaa�?, diz ele.

Ex-aluno do curso tA�cnico do IFSC Campus Gaspar, atualmente Luciano GonA�alves Jr. A� estudante do curso superior em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Blumenau e foi A� MICTI para apresentar o estudo Desenvolvimento de aplicativo mA?vel para auxA�lio na prevenA�A?o de tragA�dias em decorrA?ncia de enchentes. a�?A ideia A� firmar parcerias com outros A?rgA?os que atuam nesta A?rea, alA�m de disponibilizar dados e informaA�A�es na versA?o mobilea�?, revela ele. TambA�m do Campus Blumenau, Thalia Schuh, estudante do curso TA�cnico em InformA?tica,A�apresentou o trabalho Marx, Engels e a divisA?o sexual do trabalho. a�?Este projeto nA?o tem relaA�A?o direta com o meu curso, mas foi uma oportunidade de eu ler e conhecer mais sobre a sociedade contemporA?nea e os impactos referentes ao gA?neroa�?, salienta ela.

Para os organizadores da MICTI, o evento A� realizado desde 2006 pelo IFC e visa trazer atividades de pesquisa e de extensA?o de ensino superior, mas tambA�m, e fundamentalmente, de ensino mA�dio/tA�cnico. a�?A� um evento importante porque estimula o desenvolvimento de atividades cientA�ficas, proporciona interaA�A?o e compartilhamento de conhecimentos e experiA?ncias, colabora com a formaA�A?o social, cultural e profissional dos estudantes. Ainda, dA? visibilidade pA?blica de iniciativas educacionais que promovem mais qualidade ao ensino e que consolidam a indissociabilidade entre Ensino/Pesquisa/ExtensA?oa�?.

AGRADECIMENTOS

A Reitoria do IFC, a DireA�A?o-Geral do Campus Santa Rosa do Sul e a DireA�A?o do Campus AvanA�ado Sombrio agradecem a vocA? (estudante, tA�cnico-administrativo, professor, colaborador) que participou ou que contribuiu de alguma forma para a realizaA�A?o do 4A? SICT-Sul, da VIII MICTI e do 1A? IFCultura, eventos realizados simultaneamente no Parque das A?guas, em Sombrio, nos dias 11 e 12 de novembro de 2015. Reconhece-se, tambA�m, as aA�A�es das pessoas que nA?o puderam comparecer aos eventos, mas que contribuA�ram antes, durante e depois de sua realizaA�A?o – pessoas estas que mantA?m as instituiA�A�es em pleno funcionamento. A� sempre muito bom contar com estudantes, servidores e colaboradores que possuem uma capacidade desafiadora, uma disposiA�A?o A�mpar e um perfil de contribuiA�A?o tA?o evidente. Muito obrigado pelo empenho de todos e todas!

Confira a classificaA�A?o final dos trabalhos da MICTI em http://eventos.ifc.edu.br/micti/2015/11/13/classificacao-final-dos-trabalhos-apresentados/

Mais informaA�A�es sobre a MICTI em http://eventos.ifc.edu.br/micti/

Todas as fotos estA?o disponA�veis emA�https://www.facebook.com/ifc.oficial/photos_stream?tab=photos_albums

* Texto e fotos: CECOM/Reitoria.

Deixe um comentário