Vivências de alteridade acontecem no IFC Araquari

A “alteridade” é a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, é a concepção que parte do pressuposto de que todo o ser humano social interage e interdepende do outro. Foi trabalhando este conceito, bem como aqueles relativos à Ética, Política e aos Direitos Humanos, que, dentro da disciplina de Filosofia, foram promovidas atividades diferenciadas com os estudantes.

Considerando também o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – em 21 de setembro no Brasil –, aproximadamente 120 estudantes do IFC Campus Araquari vivenciaram atividades relativas à alteridade. Tal ação foi trabalhada com as turmas dos segundos anos dos Cursos Técnicos em Agropecuária e em Informática Integrados ao Ensino Médio.

As atividades vivenciadas pelos estudantes destas turmas foram as seguintes:

  • Assistir a um filme curto sem som e tentar identificar a narrativa e os personagens.
  • Buscar e mostrar documento de identidade, carteira de estudante ou outro, com utilização de apenas uma mão. Para tanto, os destros só puderam utilizar a mão esquerda, e os canhotos só puderam utilizar a mão direita.
  • Colocar a venda nos olhos, sair da sala de aula, descer as escadas e chegar a um ponto determinado do pátio da escola.
  • Utilizar a venda como amarra para imobilizar as próprias pernas e voltar à sala de aula.
  • Escrever mensagem curta em papel e, sem usar da fala ou da escrita, utilizar da mímica para fazer com que os demais colegas identifiquem a mensagem.
  • Acompanhar palestra breve sobre a temática, proferida pela senhora Carolina Beiro da Silveira,  servidora do IFC Araquari.
  • Socializar síntese acerca das percepções e sensibilizações provocadas pelas diferentes vivências.

Os participantes das atividades se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situações específicas relativas à audição, à visão, à fala e à mobilidade de membros superiores e inferiores. Ao serem questionados sobre as vivências, os estudantes destacaram percepções diversas e que interagem umas com as outras, por exemplo, acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial.

A atividade foi realizada apenas com materiais simples, como uma Smart TV, um notebook e tiras de TNT preto, e, ainda assim, causou reflexões muito profundas e intensas por parte dos alunos envolvidos na ação, fazendo-os perceber o mundo a sua volta e as relações de uma maneira diferente.

Texto e imagens: Leandro Kingeski Pacheco
Adaptado por: Cecom/Araquari