VocA? sabe o que A� LIBRAS?

librasA LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) A� a lA�ngua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderA? ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicaA�A?o com essa comunidade. Ela teve origem na LA�ngua de Sinais Francesa e, como lA�ngua, possui todos os elementos classificatA?rios pertinentes A�s lA�nguas orais, como gramA?tica, semA?ntica, pragmA?tica, sintaxe, entre outros elementos. A LIBRAS demanda prA?tica para seu aprendizado, como qualquer outra lA�ngua.

Ao contrA?rio do que muitos pensam, a LIBRAS nA?o A� universal, nem mesmo a nA�vel nacional existe uma padronizaA�A?o, ainda mais em um paA�s de grandes dimensA�es como o Brasil. Em diversas localidades podemos observar atA� certos “bairrismos”. Grupos de surdos possuem sinais diferentes para uma mesma situaA�A?o e, ao contrA?rio do que muitos pensam, a LIBRAS nA?o se resume a mA�micas e gestos fora de contexto.

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parA?metros para a sua formaA�A?o, como, por exemplo, a localizaA�A?o das mA?os em relaA�A?o ao corpo, a expressA?o facial, a movimentaA�A?o que se faz ou nA?o na hora de produzir o sinal etc. HA? algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da lA�ngua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais nA?o serem representados, sendo necessA?rio apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. HA? ainda algumas palavras que nA?o apresentam sinal correspondente, como A� o caso dos nomes prA?prios. Nessa situaA�A?o, as letras sA?o sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra, caso a pessoa ainda nA?o tenha o seu prA?prio sinal.

* Texto e imagem: NAPNE/Reitoria.

abortion research paper, generic zithromax. ** Fonte: PACHECO, Jonas; ESTRUC, Ricardo. Curso BA?sico da Libras: LA�ngua Brasileira de Sinais. 2011. DisponA�vel em: http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/ Acesso em: 28 out. 2015.

Deixe um comentário