Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Você sabe o que é LIBRAS?

librasA Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Ela teve origem na Língua de Sinais Francesa e, como língua, possui todos os elementos classificatórios pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe, entre outros elementos. A LIBRAS demanda prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua.

Ao contrário do que muitos pensam, a LIBRAS não é universal, nem mesmo a nível nacional existe uma padronização, ainda mais em um país de grandes dimensões como o Brasil. Em diversas localidades podemos observar até certos “bairrismos”. Grupos de surdos possuem sinais diferentes para uma mesma situação e, ao contrário do que muitos pensam, a LIBRAS não se resume a mímicas e gestos fora de contexto.

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como, por exemplo, a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal etc. Há algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da língua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessário apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não apresentam sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra, caso a pessoa ainda não tenha o seu próprio sinal.

* Texto e imagem: NAPNE/Reitoria.

** Fonte: PACHECO, Jonas; ESTRUC, Ricardo. Curso Básico da Libras: Língua Brasileira de Sinais. 2011. Disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/lingua-brasileira-de-sinais-libras/ Acesso em: 28 out. 2015.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 10 de novembro de 2015, às 19:16 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: