Voluntários fazem mutirão de castração

No dia 20 de março, aconteceu o 4º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, em Piçarras (SC), realizado através de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense e a Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, nas instalações cedidas pela Clínica Veterinária Onda dos Bichos. Essa ação surgiu por iniciativa e convite da Prefeitura do município, que procurou o Campus Araquari para firmar as atividades de trabalho voluntário.

Os mutirões de castração são direcionados à população de baixa renda, com cadastramento prévio executado pelos organizadores. Esse trabalho, iniciado pela Prefeitura de Balneário Piçarras, através do responsável pela Vigilância Sanitária do município, Ricardo De Souza Paula, é essencial para a cidade e realiza-se em conjunto com outras ações de conscientização da população.

A parceria da Prefeitura de Piçarras com o Campus Araquari – este representado pelo professor Dr. André Faro e pelos alunos do 9º período do curso de Medicina Veterinária – é uma via de mão dupla. Além da contribuição para o município, esses mutirões servem para capacitar os futuros profissionais para a prática cirúrgica do dia a dia.

O projeto já completa 3 anos e tem surtido bons frutos ao município e também aos estudantes do IFC. Parcerias como essas engrandecem a comunidade e valorizam o ensino.

Texto: CECOM/Araquari
Informações e imagens: Prof. Dr. André Faro

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 4 de abril de 2016, às 18:39 por Nicole Trevisol.