Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

WFCP/Reditec: IFC presente na Mostra de Experiências Exitosas

_glr3974A Mostra de Experiências Exitosas foi realizada no sábado (24/09), durante a 40ª edição da Reditec, que acontece com o 8° Congresso Mundial da WFCP, em Vitória (ES). Foram apresentados 10 projetos implementados com sucesso pelos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em cada uma das quatro categorias da mostra  – Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.

EXTENSÃO

Cães-guia entregues aos deficientes visuais. Pedreiros dando aula sobre construção civil. Mulheres empoderadas e recuperando a autoestima. Estudantes se tornando cidadãos do mundo. Um barco que virou sala de aula. Essas e muitas outras histórias que integram ensino, pesquisa e extensão à comunidade brasileira foram contadas por Institutos Federais (IFs) durante a tarde do segundo dia de Congresso Mundial WFCP e Reditec 2016, (24/09).

Dez IFs relataram o desenvolvimento e o resultado das suas experiências exitosas em extensão a um público atento e curioso. O debate foi realizado das 16 horas às 19 horas no Auditório Vitória.

_glr4088Emocionado, Luiz Ferreira falou sobre o “Projeto Cães-guia” do IFC. O primeiro a ser implantado no Brasil como piloto para outros IFs, o projeto atrela ensino e extensão porque forma instrutores e treinadores de cães-guia e, ainda, envolve a comunidade na socialização desses cães durante o seu preparo que resultará na entrega a um deficiente visual. “Um dos momentos mais emocionantes que tivemos foi a entrega do cão-guia Thor ao Felipe. Vimos o Thor abraçar, literalmente, o Felipe e após a formação da dupla acompanhamos uma evolução na vida social dele: maior liberdade, mais mobilidade e interação, inclusão social. Hoje Felipe cursa duas faculdade e se tornou uma liderança na região para a causa, um menino que não saia de casa”, revela ele.

Com a conclusão das apresentações, o mediador abriu o espaço para perguntas e debate entre os participantes. Por meio dos relatos de experiências de extensão é possível perceber que iniciativas como essas reforçam que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem a capacidade de impactar nas comunidades e transformar vidas. Em locais em que antes não havia expectativas, agora há conhecimento e renda. Além de mudar a realidade econômica local, as atividades de extensão quebram paradigmas e permitem o crescimento social. A cultura é reafirmada e as comunidades se veem cercadas de novas alternativas. Estudantes, servidores e comunidade se conectam em rede por meio de iniciativa extensionistas.

Confira abaixo o vídeo sobre as Experiências Exitosas.

Leia mais, abaixo, sobre o que foi apresentado como experiências exitosas durante o WFCP/Reditec 2016.

ENSINO: http://wfcp.ifes.edu.br/experiencias-exitosas-na-area-de-ensino-sao-apresentadas-no-wfcp-2016/

EXTENSÃO: http://wfcp.ifes.edu.br/experiencias-exitosas-de-extensao-mostram-que-um-mundo-melhor-e-possivel/

GESTÃO: http://wfcp.ifes.edu.br/1433/

PESQUISA: http://wfcp.ifes.edu.br/institutos-federais-compartilham-experiencias-exitosas-de-pesquisa-na-reditec/

*Texto: Nicole Trevisol – WFCP/Reditec 2016.

**Fotos: Divulgação Mosaico Imagem/Reditec e WFCP 2016.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 28 de setembro de 2016, às 20:36 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: