X Feira de Iniciação Científica e Extensão do Campus Camboriú premia 60 trabalhos

Uma verdadeira maratona: três dias de apresentação, 132 trabalhos e mais de 600 visitantes externos. Assim foi a X Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, realizada de 3 a 6 de setembro. No primeiro dia, 38 trabalhos de comunicação oral de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por alunos do ensino superior e servidores da instituição. Nos dias seguintes, 4 e 05/09, a Feira trouxe 92 trabalhos do ensino técnico integrado ao médio do Campus Camboriú e mais duas participações externas de escolas do ensino fundamental II da região. Muito conhecimento, dedicação e ciência reunidos no ginásio do campus.

Os talentos da música e dança do campus iniciaram o último dia de evento (06/09). Com o auditório lotado, a comunidade acadêmica prestigiou a premiação dos destaques da X FICE. “Nos dez anos de existência da Feira podemos afirmar que vale muito a pena todo o incentivo que o campus sempre deu para a iniciação científica. Conseguimos ver a evolução e o crescimento dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, tivemos 132 projetos apresentados”, destacou a diretora de desenvolvimento educacional, Sirlei de Fátima Albino.

Neste ano foram premiados 60 trabalhos na X FICE. O primeiro lugar geral do evento, intitulado “Diagnóstico da qualidade do ar atmosférico no município de Camboriú/SC”, recebeu a classificação direta para apresentação na 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada anualmente em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Essa não é a primeira vez que o projeto vai para a Mostratec. Em 2016, o grupo ficou entre os nove trabalhos selecionados na Mostra para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (ISEF), em Los Angeles. Lá nos Estados Unidos, o trabalho ainda conquistou a menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela importância e qualidade do estudo desenvolvido no campus.

O trabalho que recebeu o primeiro lugar geral da Feira foi o projeto de pesquisa “Diagnóstico da qualidade do ar atmosférico no município de Camboriú/SC”, de autoria de Amanda Geraldo Andrighi, Yasmin Maisa Wachholz, Yohanam Spagnol Rech, Letícia Flohr, Joeci Ricardo Godoi.

De acordo com a coordenadora de extensão, Michela Cancillier, além da Mostratec, a X FICE também indicou oito trabalhos premiados para a XII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no IFC Brusque.

Confira aqui os títulos e autores que irão participar da XI MICTI.

Na edição deste ano, o evento também trouxe duas premiações adicionais de popularidade: a I FICE On-line, com o vídeo mais curtido no Youtube, e o voto popular pelo QR Code, que constava em cartazes espalhados pelo evento.

Confira aqui a lista geral dos trabalhos premiados.

Clique aqui para assistir aos projetos que enviaram vídeos para participar da I FICE On-line.

Texto e imagens: Cecom/Camboriú/Marília Massochin