Xeque-Arte: a arte da escultura e o xadrez marcam presenA�a na Semana da Biblioteca do Campus ConcA?rdia

Ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, na Biblioteca do Campus new movie trailers, purchase zithromax. ConcA?rdia, vem acontecendo o Xeque-Arte: uma iniciativa, em parceria com a disciplina de Arte, lecionada nos primeiros anos dos nos cursos tA�cnicos integrados de nA�vel mA�dio, e a Semana da Biblioteca do IFC a�� Campus ConcA?rdia.

O Xeque-Arte propA?s desenvolver habilidades relacionadas A� elaboraA�A?o de escultura, linguagem das artes visuais, desafiando os alunos a criarem peA�as de um jogo de xadrez de grandes proporA�A�es, inspirados em artistas contemporA?neos e de vanguardas.

Os artistas Andy Warhol, Frida Kahlo, Roy Lichtenstein, Pablo Picasso, Salvador DalA� e Piet Mondrian foram os escolhidos como inspiraA�A?o para a criaA�A?o das seis coleA�A�es, cada um representando uma turma de alunos. Compreender os movimentos artA�sticos, sua estA�tica e influA?ncias permitiu aos alunos desenvolverem propostas de forma colaborativa, criando conjuntos de peA�as de xadrez, sem esquecer sua funA�A?o prA?tica. AlA�m da pesquisa realizada inicialmente, o projeto envolveu conhecimentos de matemA?tica, desenho tA�cnico, materiais e educaA�A?o fA�sica.

As formas geomA�tricas de Mondrian deram personalidade a cavalos, bispos e torres; animais pintados por Kahlo deram forma a peA�es; torres inspiradas nas latas de sopa Campbell, alA�m de rei e rainha na pele de Elvis e Marilyn de Warhol, foram algumas das soluA�A�es encontradas.

As peA�as estA?o sendo utilizadas de forma recreativa pelas turmas, praticando o xadrez de um jeito bastante criativo. Alunos das turmas 1C, do curso tA�cnico em AgropecuA?ria, e 1E, do curso tA�cnico em Alimentos, inauguraram o grande tabuleiro instalado no segundo piso da biblioteca do Campus.

As partidas entre as turmas continuam acontecendo como parte da programaA�A?o da Semana da Biblioteca e como uma demonstraA�A?o das oportunidades encontradas para o desenvolvimento de projetos integrados e interdisciplinares, motivando os alunos na construA�A?o de conhecimentos.

*Texto e fotos: Campus ConcA?rdia.