XII Micti, V IFCultura e I Epromundo: abertas as inscrições de trabalhos

O período de inscrições para a XII edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) e para o V IFCultura começou no último dia 5 de agosto. Os eventos serão realizados nos dias 13 e 14 de novembro, em Brusque – com atividades no campus do IFC na cidade e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

A Micti é um evento científico multidisciplinar que tem como objetivo divulgar, à comunidade interna e externa, os resultados de projetos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação desenvolvidos no IFC. Já o IFCultura é um evento cultural exclusivo para estudantes regularmente matriculados no IFC, que visa incentivar a cultura, o crescimento profissional, científico e tecnológico nas diversas modalidades e linguagens artísticas, com reflexão sobre humanidade e educação, bem como enriquecer os espaços educacionais.

Neste ano, a programação traz ainda dois eventos concomitantes. O I Epromundo, também com inscrições abertas, é voltado para a difusão da cultura da inovação e empreendedorismo e para a apresentação à comunidade de cursos, soluções e tecnologias desenvolvidas no IFC.  O outro novo evento, I IFC.Ação, visa promover e realizar ações socioambientais que atendam as demandas da comunidade local e fortaleçam a formação cidadã dos estudantes do Instituto. As atividades serão desenvolvidas por estudantes e servidores participantes do evento em conjunto com comunidade.

Confira abaixo os prazos e como se inscrever em cada um dos eventos:

Inscrições para a Micti

Podem participar da Micti estudantes do IFC e também de outras instituições, sob a orientação de um servidor. A mostra oferece 263 vagas para apresentações orais de resultados de projetos nas seguintes categorias:

  • Projetos de Ensino: caracterizados pelo conjunto de ações de ensino e aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, de atualização ou retomada de conteúdos, de dinamização dos componentes curriculares, bem como de prática profissional, voltados aos discentes dos cursos regulares, por meio do desenvolvimento de atividades extracurriculares ou complementares, sob orientação de docente ou técnico administrativo;
  • Projetos de Pesquisa e Inovação: entendidos como atividades indissociáveis do Ensino e da Extensão, visam à produção científica e tecnológica e à formação de pessoas, em todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos, para a investigação e a geração de conhecimentos, cujas conquistas devem ser estendidas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral;
  • Projetos de Extensão: ações da instituição junto à comunidade que possibilitam o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa. Nesta categoria, pressupõe-se que a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade, na qual a instituição se insere, deve ser fator importante para transformar a realidade social. Uma ação de Extensão envolve de forma ativa os seguintes atores: servidor, discente e comunidade externa.
  • Programas institucionais: são aqueles que integram as atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão relacionadas ao PET (Programa de Educação Tutorial), ao Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e ao RP (Programa de Residência Pedagógica).

As vagas são distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

As inscrições de trabalhos vão ser realizadas somente pela internet, no site do evento. O período de inscrição para trabalhos de pesquisa dos programas Pibic, Pibic-AF, Pibic-EM e Pibiti, dos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, indicados pelos campi do IFC, e dos trabalhos de programas institucionais (PET, Pibid e RP) está aberto até o dia 27 de setembro. Já as inscrições para trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão na categoria ampla concorrência (comunidade interna e externa) serão realizadas até 27 de setembro.

Leia com atenção o Regulamento da Micti para saber mais detalhes sobre o cronograma de atividades, as áreas de conhecimento abordadas, o formato de apresentação dos trabalhos e outras informações importantes.

Inscrições para o IFCultura

O período de inscrições está aberto até o dia 30 de agosto. Podem participar somente estudantes regularmente matriculados do IFC; os interessados devem procurar o servidor responsável pelo procedimento de inscrição em seus campi.

O evento aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Dança
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais (fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura ou instalação, arte gráfica, happening)
  • Poesia

De acordo com o regulamento do IFCultura, não serão aceitas propostas de apresentação que incentivem a violência, a promiscuidade e o uso de drogas, que tenham cunho publicitário ou discriminatório, que configurem prática de proselitismo religioso ou que contrariem dispositivos legais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os detalhes sobre o formato das apresentações, o cronograma de envio de originais e outras informações importantes estão disponíveis no regulamento.

Inscrições para o Epromundo

As inscrições serão realizadas até 27 de setembro, somente pela internet, no site da Micti. O evento conta com 65 vagas para apresentação de trabalhos em estandes, de acordo com o quadro abaixo:

Confira o regulamento da Micti para mais informações sobre o processo, tais como o formato aceito para os trabalhos e o cronograma de atividades.

Inscrições para o IFC.Ação

As inscrições para participação no IFC.Ação serão realizadas de 16 e outubro a 13 de novembro no site do evento. Serão 30 vagas – duas para cada campus do IFC – distribuídas entre os estudantes que tiverem trabalhos aprovados para Micti e/ou IFCultura e se inscreverem para participar. A seleção se dará por ordem cronológica das inscrições; as atividades do IFC.Ação serão disponibilizadas na página da MICTI. Confira o regulamento para mais informações.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria