Estudantes realizam trote solidA?rio e fazem doaA�A�es para hospital

trote2AcadA?micos veteranos dos cursos superiores de Engenharia MecA?nica e Engenharia de Controle e AutomaA�A?o do IFC Campus Luzerna realizaram, na semana passada, a recepA�A?o dos calouros deste ano. Na quinta-feira 2, a atividade comeA�ou com a turma 2016/2 de mecA?nica, que deu as boas-vindas aos ingressantes com uma dinA?mica.

Na aA�A?o, os calouros se apresentaram e, aqueles que aceitaram, fizeram parte do a�?trote do padrinhoa�?. Foi pendurada uma pequena placa no pescoA�o, indicando seu nome e o do curso. Depois, cada veterano sorteou um a�?afilhadoa�?.

De acordo com o coordenador do curso, professor Ivo Montanha JA?nior, a�?a ideia do padrinho A� ajudar o afilhado em assuntos relativos A� vida acadA?mica, como informar sobre as bolsas de moradia, mostrar o campus e apresentar a cidadea�?. Segundo Ivo, o objetivo do apadrinhamento foi ajudar principalmente os alunos que vA?m de fora, e que se encontram agora longe de suas famA�lias. Os veteranos de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o tambA�m fizeram a atividade com os calouros do curso.

Na sexta-feira, as turmas de ambos os bacharelados iniciaram outra parte do trote, tudo de forma voluntA?ria. Com auxA�lio do Centro AcadA?mico de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, os calouros foram pintados com tinta guache com os dizeres a�?bixoa�?, a�?IFCa�? e a�?calouroa�?. Depois, todos foram divididos em cinco equipes e, pelas ruas, recolheram alimentos, roupas e produtos de higiene. Os itens arrecadados foram doados ao Hospital SA?o Roque.

homework machine, lioresal reviews. *Texto e imagens: Cecom/Luzerna.

ProduA�A?o cientA�fica do IFC aborda conversor CC-CC

cccc_artigoEstudantes e professores do IFC – Campus Luzerna desenvolveram uma atividade de pesquisa que rendeu publicaA�A?o e apresentaA�A?o do trabalho intituladoA�DC-DC converter for photovoltaic systems. A aA�A?oA�aborda o projeto e a implementaA�A?o de um conversor CC-CC para aplicaA�A�es em sistemas de geraA�A?o fotovoltaica e foi publicada em marA�o deste anoA�em formato deA�artigo na biblioteca digital IEEE Xplore Digital Library (principal ferramenta para busca e acesso ao conteA?do tA�cnico e cientA�fico publicado pelo IEEE e outras instituiA�A�es parceiras). Ainda, o trabalho foi apresentado em novembro de 2016 na 12A? ConferA?ncia Internacional Induscon, realizada em Curitiba, atividade custeada por meio do Edital 58/2016 que visa auxiliar a apresentaA�A?o e a publicaA�A?o de trabalhos ou artigos em eventos cientA�ficos.

OA�trabalho A� de autoria dos professores Tiago Dequigiovani e Marcos Fiorin, e dos acadA?micos Samuel Pinheiro, Cleyton Paz e Felipe Jung. De acordo com o professor Tiago, esse tipo de equipamento A� necessA?rio uma vez que a tensA?o gerada pelas placas fotovoltaicas nA?o estA? padronizada para a conexA?o de cargas (como aparelhos eletrA?nicos, iluminaA�A?o, equipamentos industriais, etc). a�?A� necessA?ria uma etapa de adequaA�A?o da tensA?o gerada para a necessidade de cada carga. O conversor desenvolvido tambA�m pode ser utilizado para o armazenamento de energia em bateriasa�?, explica o docente.

Tiago destaca que o artigo jA? havia sido publicado nos anais do evento em que foi inicialmente apresentado. Com a publicaA�A?o na plataforma digital, mais pessoas terA?o acesso A� pesquisa feita no IFC, dando maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos noCampus Luzerna e colocando a instituiA�A?o, mais uma vez, em lugar de destaque dentro da A?rea da engenharia. a�?O IEEE Xplore proporciona o acesso a mais de 4 milhA�es de trabalhos completos, incluindo algumas das publicaA�A�es mais citadas na A?rea de engenharia elA�trica, ciA?ncias da computaA�A?o e eletrA?nicaa�?, ressalta o professor.

Confira AQUI o artigo completo

research paper proposals, generic clomid.

*Texto: Cecom/Luzerna, com adaptaA�A�es da Cecom/Reitoria.

**Imagem: ReproduA�A?o internet.

 

Reitoria e Campus AvanA�ado Sombrio avaliam migraA�A?o para Campus da unidade

ReuniA?o Prodin e Campus Sombrio9A Reitora SA?nia Fernandes e os gestores da PrA?-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) estiveram no dia 14/03 no CampusA�AvanA�ado Sombrio para tratar, em conjunto com o Grupo de Trabalho (GT) instituA�do na unidade, da solicitaA�A?o deA�autonomia administrativa e financeira.

Segundo Rodrigo Althoff, Diretor de Engenharia e Planejamento, a Portaria nA?. 246 de 15 de abril de 2016 do MEC estabelece um modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direA�A?o, funA�A�es gratificadas e funA�A�es comissionadas de coordenaA�A?o de cursos. a�?Para se tornar campus, a unidade do Instituto Federal precisa atender alguns prA�-requisitos mA�nimos no que se refere a pessoal, setores e infraestruturaa�?.

Considerando que o dimensionamento atual do Campus AvanA�ado Sombrio supera em muito o dimensionamento de uma unidade avanA�ada, definiu-se pela elaboraA�A?o em conjunto de documento contendo as principais informaA�A�es e planejamento da unidade. Este documento serA? enviado via Reitoria ao MEC solicitando tornar o Campus AvanA�ado Sombrio em Campus Sombrio.

a�?Ao se tornar campus, a unidade consegue ter maior autonomia administrativa e financeira para atender as suas necessidades. Um outro ponto positivo A� o fato de ao se tornar Campus Sombrio a sociedade terA? uma ampliaA�A?o de oferta de serviA�os de ensino, pesquisa e extensA?o. Isso porque existe uma procura muito grande por parte dos estudantes nesta unidadea�?, esclarece Rodrigo.

*Texto: DivulgaA�A?o/Prodin.

**Imagens: Cecom/Reitoria, por Kamila Almeida. good thesis statement, acquire zithromax.

Luzerna implanta grupos de modalidades para combater a falta de interesse na educaA�A?o fA�sica

p_20170310_105952Desde o inA�cio do ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna tem atuado com uma nova proposta para as aulas prA?ticas de educaA�A?o fA�sica. A instituiA�A?o, que oferta o Ensino MA�dio Integrado em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho, estA? lidando com uma forma diferente para combater a falta de interesse nas atividades da disciplina. Agora, os estudantes do segundo e do terceiro ano tA?m a possibilidade de escolher um grupo de modalidades: esportes de invasA?o (handebol, basquete, futsal e rugby), esportes de rede (vA?lei, badminton e tA?nis) e ginA?stica e danA�a (tango e flamenco).

A iniciativa partiu do professor Humberto LuA�s de Cesaro, que, em seu doutorado, realizou um estudo sobre o abandono discente nas aulas de educaA�A?o fA�sica a�� ou seja, o processo pelo qual estudantes do ensino mA�dio vA?o demonstrando cada vez menos interesse pelas atividades prA?ticas desta disciplina, chegando ao ponto de nA?o mais praticA?-la. a�?Entre os motivos para este abandono estA? a falta de interesse pelas atividades, seja por nA?o gostar de um determinado conteA?do, seja por nA?o ter habilidade para acompanhar os colegasa�?, explica o professor.

Com os dados em mA?os, o docente apresentou ao IFC uma nova organizaA�A?o das atividades, separadas por grupos de interesse. As aulas de educaA�A?o fA�sica acontecem ao mesmo tempo das aulas de lA�ngua estrangeira, assim, A� possA�vel formar grupos que envolvam as duas turmas de segundo ano, ou as duas turmas do terceiro ano.

p_20170310_110006a�?No terceiro ano, por exemplo, estudantes das duas turmas (AutomaA�A?o e SeguranA�a) terA?o aulas de esportes de invasA?o na segunda-feira, enquanto os colegas que optaram pela danA�a estarA?o na aula de lA�ngua estrangeira; na terA�a, A� o contrA?rioa�?, destaca Humberto. A nova organizaA�A?o permite o aprofundamento das prA?ticas corporais que mais interessam a cada estudante. a�?Quando os conteA?dos sA?o diluA�dos ao longo do ensino mA�dio, a aprendizagem A� superficial; isso nA?o ocorre nessa organizaA�A?o porque hA? mais tempo para o desenvolvimento de cada conteA?do.a�?

No IFC, a disciplina de educaA�A?o fA�sica A� dividida entre aulas prA?ticas e teA?ricas. a�?Cada um dos trA?s anos tem um eixo norteador: saA?de e lazer no primeiro ano, anatomia no segundo, fisiologia no terceiro. Esses conteA?dos sA?o trabalhados de forma teA?rica, sempre buscando estabelecer relaA�A�es com a prA?ticaa�?, fala o professor. a�?No estudo da fisiologia, por exemplo, alA�m de compreender os processos bA?sicos para o funcionamento do corpo humano, os alunos estudam os efeitos que o exercA�cio produz sobre o organismoa�?, finaliza Humberto.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

thinking meaning, zithromax without prescription.

Reitoria recebe reuniA?o do Consuper

IMG_1761A Reitoria do IFC recebeu na manhA? desta quinta-feira (16/03) aA�7A? ReuniA?o OrdinA?ria do Conselho Superior do IFC a�� BiA?nio2015/2017. Dentre os assuntos tratados estavam:

AlteraA�A?o dos membros das ComissA�es Permanentes;

ResoluA�A?o write assignment, acquire zithromax. Ad referendum 001/2017 – Aprova alteraA�A?o do Regimento Interno da Auditoria;

Processo nA? 23348.000707/2016-66 – Proposta de CriaA�A?o Colegiado de GestA?o de Pessoas;

Processo nA? 23352.002898/2016-31 – PPC TA�cnico em EdificaA�A�es Subsequente ao Ensino MA�dio – Campus Fraiburgo;

Processo nA? 23350.001979/2016-34 – PPC Curso de PA?s-GraduaA�A?o Lato Sensu GestA?o e NegA?cios;

Processo nA? 23348.004719/2016-60 – Regulamento Discente;

Processo nA? 23348.003599/2016-83 – AlteraA�A?o na regulamentaA�A?o do Programa de Monitoria;

Processo nA? 23348.004868/2016-29 – AlteraA�A?o do regime de trabalho docente;

As atividades se encerraram no final da manhA? com comunicaA�A�es gerais.

Confira as Atas, ResoluA�A�es, Agenda entre outros documentos acessandoA�http://consuper.ifc.edu.br/

IMG_1764

*Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Aula Inaugural reA?ne acadA?micos e profissionais da EducaA�A?o em Blumenau

palestra-blumenau3Adriana Lowcke Vargas Schultz, 37 anos, A� caloura do curso de Licenciatura em Pedagogia. Seu sonho A� dar aula para os alunos dos anos iniciais, principalmente focada na forma lA?dica de ensinar. JA? Soely de FA?tima Oliveira Bonin trabalha hA? 23 anos com EducaA�A?o. Professora de EducaA�A?o FA�sica, mestre em Psicopedagogia, ela viu na pA?s-graduaA�A?o um caminho para conseguir interligar a alfabetizaA�A?o a sua disciplina.

Apesar de estarem em graus acadA?micos distintos, os objetivos de ambas alunas convergem para o mesmo fim: educar com qualidade. E foi neste ambiente de integraA�A?o que ocorreu a aula inaugural dos primeiros cursos de pA?s-graduaA�A?o oferecidos pelo IFC Campus Blumenau: EducaA�A?o com A?nfase em AlfabetizaA�A?o e EducaA�A?o em A?nfase na Pequena InfA?ncia; que uniu tambA�m os acadA?micos do curso de Licenciatura em Pedagogia. O evento ocorreu na noite de sexta-feira (3), no AuditA?rio da AssociaA�A?o dos MunicA�pios do MA�dio Vale do ItajaA� (AMMVI), e reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos, servidores e a representante da Secretaria da EducaA�A?o de Blumenau, Irene Debarba.

A palestrante Leda Scheibe, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), abordou o tema A QuestA?o da FormaA�A?o Docente. Segundo ela, a ideia da aula inaugural foi levantar questA�es provocativas que possam estar presentes nas discussA�es dos estudantes durante o semestre. a�?Acentuei a questA?o das polA�ticas educacionais e das polA�ticas de formaA�A?o de professores porque acho que a profissA?o do professor A� muito importante, mas atualmente desvalorizada social economicamente no Brasil. Precisamos trazer isso para os estudantes, para que eles lembrem que precisam lutar pela escola pA?blica, pela justiA�a social e pelo conhecimento para todosa�?, resumiu Leda.

a�?Hoje damos mais um passo rumo A� verticalizaA�A?o, ao oferecer cursos que vA?o do ensino mA�dio A� pA?s-graduaA�A?o. E, ao implantar dois cursos de pA?s-graduaA�A?o na A?rea de EducaA�A?o em um campus tA?o jovem como o de Blumenau, reforA�amos a importA?ncia do instituto nA?o apenas para a cidade, mas para toda a regiA?o do Vale do ItajaA�a�?, afirmou a diretora-geral, Marilane Maria Wolff Paim.

O prA?-reitor de pesquisa, pA?s-graduaA�A?o e inovaA�A?o, Cladecir Schenkel, contou como ocorreu a construA�A?o da proposta de formaA�A?o continuada. a�?Nosso ponto de partida, pensando na verticalizaA�A?o da formaA�A?o de professores, ou seja, nas nossas licenciaturas, foi trabalhar da graduaA�A?o para cima. EntA?o, surgiu a proposta, envolvendo nove eixos distintos a�� como por exemplo, educaA�A?o e sustentabilidade, gestA?o de educaA�A?o, tecnologias e educaA�A?o a�� alA�m desses dois que estA?o sendo oferecidos pelo campus Blumenaua�?, relatou Schenkel, que adiantou: a�?hA? ainda estudos para uma possA�vel continuidade, que pode resultar em uma proposta de curso de mestradoa�?.

college essay idea, acquire clomid.

A coordenadora dos cursos de pA?s-graduaA�A?o, Bernadete Machado Serpe, deu boas-vindas aos calouros e veteranos. a�?Esperamos que os levantamentos feitas pela professora Leda sirvam para nossas reflexA�es durante o ano letivo, e que essas provocaA�A�es possam ir ao encontro da formaA�A?o que almejamos para vocA?sa�?.

Compositor AntA?nio da Silva abriu o evento ao som de a�?Vidaa�?

Antes de iniciar a aula inaugural, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar a exposiA�A?o MA?sica em Cores, do artista plA?stico, compositor e intA�rprete AntA?nio da Silva. O artista deu inA�cio ao evento tocando violA?o e cantando mA?sicas de sua autoria, como Vida e Bailarina. A exposiA�A?o envolve mA?sica e artes visuais, numa proposta visual, auditiva e tA?ctil.

*Texto e fotos: Cecom/Blumenau.

Blumenau recebe evento sobre desenvolvimento e aplicaA�A�es mobile

Blumenau recebe no dia 25 de marA�o, das 9 A�s 16 horas, o evento Xamarin Fest Blumenau. A atividade acontece naA�R. PandiA? CalA?geras, 272 – Jardim Blumenau e se trata de uma sA�rie de iniciativas da AmA�rica Latina para aprimorar os conhecimentos em desenvolvimento e aplicaA�A�es mobile para qualquer plataforma com o Xamarin. Ainda, o visitante aprenderA? aA� como conectA?-las com o poder da nuvem e realizar seus prA?prios projetos com os laboratA?rios prA?ticos utilizando algumas das tecnologias mais inovadoras do momento.
Para melhor aproveitamento do evento, os organizadores sugerem que o visitante leve o seu notebook, garantindo que o ambiente jA? esteja instalado corretamente. Para fazer essa verificaA�A?o acesse:A�https://github.com/cyz/xamarin-ambiente-teste

Requisitos tA�cnicos:
Link de download do Visual Studio 2015 Community com as atualizaA�A�es mais importantes para o Xamarin. AlA�m disso, vocA? tambA�m pode baixar a versA?o gratuita do Visual Studio DevEssentials aqui. (JA? inclui crA�dito mensal de $25 USD de Azure).
Se vocA? estiver utilizando um Mac faA�a o download do Xamarin Studio aqui.

*Texto: DivulgaA�A?o.

what is a literary review, acquire Zoloft.

Blumenau sedia palestra sobre gA?nero e violA?ncia contra a mulher

horror movie review, Zoloft withoutprescription. Palestra_3Blumenau A� a terceira cidade com maior A�ndice de violA?ncia de estupro em Santa Catarina. O A?ltimo levantamento, feito em 2015, pela Secretaria de SeguranA�a PA?blica, apontou 48 mil ameaA�as e 2.292 estupros cometidos contra a mulher no Estado. Para compreender o que caracteriza essa violA?ncia e reforA�ar que existe legislaA�A?o para esse tipo de crime, o Instituto Federal Catarinense -A�Campus Blumenau sediou na noite de terA�a-feira (20/02) uma palestra com o tema GA?nero e ViolA?ncia contra a Mulher, promovida pelo Instituto Feminista NA�sia Floresta.

Alunos, servidores e comunidade participaram do evento. A palestrante Rosane Magaly Martins, advogada do Instituto NA�sia Floresta, explicou que a violA?ncia contra a mulher nA?o se limita A� violA?ncia fA�sica, e citou outros exemplos, como a violA?ncia econA?mica e emocional. Segundo Rosane, na violA?ncia econA?mica, o marido/companheiro passa a gerir os recursos da mulher, sem dar a ela condiA�A�es de administrar o prA?prio dinheiro; jA? na emocional, o homem passa a desacreditar a mulher, tratando-a como louca, com o intuito de isolA?-la e controlA?-la. Rosane apontou ainda que a mulher de baixa renda e pouca escolaridade A� a que sofre mais violA?ncia.

Para a acadA?mica de Pedagogia Maiara Bastos, A� preciso debater o tema e esclarecer os tipos de violA?ncia. a�?Ainda hA? quem acredite que violA?ncia se limita A� agressA?o fA�sica, mas nA?o A� assim. E a palestra veio justamente para apontar e caracterizar outros tipos de violA?ncia contra a mulher e mostrar que precisamos tratar mais desse assunto, tanto nas escolas quanto na sociedade. AlA�m disso, A� urgente a necessidade de ampliar a assistA?ncia A�s mulheres que sA?o vA�timas de agressA�esa�?, opinou Maiara.

A palestrante tambA�m citou a Lei Maria da Penha. Ela e explicou que esta A� a principal legislaA�A?o para a enfrentar a violA?ncia contra a mulher no Brasil. A lei A� reconhecida pela OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas (ONU) como uma das trA?s melhores legislaA�A�es do mundo no que se refere A� violA?ncia de gA?nero.

Outras palestras estA?o programadas para os meses de Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro, em diversos bairros de Blumenau. O Instituto Feminista NA�sia Floresta tambA�m organizarA? cursos de capacitaA�A?o especA�ficos para profissionais de diversas A?reas e estudantes universitA?rios.

Para denunciar casos de violA?ncia contra a mulher, ligue 180.

*Texto: Cecom/Campus Blumenau.

**Imagem: DivulgaA�A?o.

Docentes do IFC tA?m projetos aprovados no edital Universal CNPq

TrA?s docentes do Instituto Federal Catarinense (IFC) tiveram os projetos aprovados pelo edital Universal CNPq 2016. O resultado final foi divulgado em dezembro passado e, ao todo, os professores conquistaram valores aproximados de R$ 113 mil para o desenvolvimento das atividades.

Roseli NazA?rio, do Campus Blumenau, vai realizar o projeto Mapeamento da Rede de ProteA�A?o, Defesa e Controle dos direitos: identificaA�A?o da malha conceitual risco e vulnerabilidade na infA?ncia, que conta com a parceria de professores do Campus CamboriA?, da UFSC e da Universidade EstA?cio de SA?o. A pesquisa visa compreender como ocorre, na prA?tica, a aplicaA�A?o das polA�ticas de AtenA�A?o A� InfA?ncia prevista no Estatuto da CrianA�a e do Adolescente (ECA). O projeto tem duraA�A?o de dois anos e serA? realizada por anA?lise em base de dados e com o pA?blico-alvo envolvendo as cidades de Blumenau, FlorianA?polis e SA?o JosA�.

Para Roseli, uma das principais contribuiA�A�es do projeto estA? na colaboraA�A?o cientA�fica estabelecida entre as trA?s instituiA�A�es de ensino em prol dos direitos da infA?ncia. a�?Principalmente na expansA?o dos cursos de licenciaturas e de criaA�A?o do programa de pA?s-graduaA�A?o em educaA�A?o. No ponto de vista de contribuiA�A?o acadA?mica e social, o projeto fornecerA? suporte para a implementaA�A?o e/ou avaliaA�A?o de polA�ticas pA?blicas de atenA�A?o A� infA?nciaa�?, reforA�a ela. Ainda, o projeto vai atuar na construA�A?o de um corpo teA?rico-metodolA?gico profundo sobre o tema, envolvendo diversos atores sociais por meio de aA�A�es de pesquisa e extensA?o nas universidades.

Os pesquisadores Teane Augusto da Silva e Ricardo Mendes atuam no Campus ConcA?rdia e tiveram os projetos DiagnA?stico de listeriose neurolA?gica em ruminantes por imunohistoquA�mica e PCR de tecidos fixados e em parafina e AvaliaA�A?o da proteA�A?o conferida pela combinaA�A?o dos antA�genos recombinantes MLCK e CL3 em bovinos infectados experimentalmente com Fasciola hepatica aprovados pelo edital CNPq, respectivamente.

Segundo Teane o projeto visa desenvolver e padronizar tA�cnicas na A?rea, uma vez que essas novas tA�cnicas de alta sensibilidade sA?o alternativas promissoras para auxiliar no diagnA?stico definitivo da doenA�a a campo. a�?O projeto busca oferecer em curto e mA�dio prazo um diagnA?stico etiolA?gico definitivo e acessA�vel aos produtores da regiA?o, o que terA? impacto positivo e direto tanto na produtividade agropecuA?ria, como na sanidade animal. TambA�m, o projeto permitirA? a consolidaA�A?o do grupo de pesquisa do IFC na A?rea de sanidade animala�?, esclarece Silva.

JA? o projeto de Ricardo testarA?, em bovinos, a eficA?cia da combinaA�A?o dos antA�genos recombinantes MLCK (cadeia leve reguladora de miosina) e CL3 (Catepsina L3) na infecA�A?o experimental por fasciola hepatica. a�?Para isso vamos trabalhar em sete etapas, sA?o elas: 1. ProduA�A?o do antA�geno; 2. InfecA�A?o experimental; 3. Estudo anatomopatolA?gico; 4. Estudo imuno-histoquA�mico; 5. Estudo parasitolA?gico; 6. Estudo imunolA?gico; 7. Estudo estatA�sticoa�?. O pesquisador informa que projetos dessa natureza trazem contribuiA�A�es para a instituiA�A?o. a�?Podemos citar a vinda de recursos do CNPq para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, treinar os estudantes do IFC para a execuA�A?o desses projetos e, apA?s a execuA�A?o, a construA�A?o e publicaA�A?o cientA�fica envolvendo docentes e alunosa�?, finaliza ele.

Acompanhe os editais, programas, bolsas e auxA�lios ofertados pelo CNPq acessandoA�http://www.cnpq.br/web/guest/pagina-inicial

presentations websites, lioresal reviews.

*Texto: Cecom/Reitoria.

InscriA�A�es abertas para Mestrado em ProduA�A?o e Sanidade Animal

Logo-mestrado-aprovadaEstA?o abertas atA� o dia 28 de abril de 2017 as inscriA�A�es para a segunda turma do Mestrado Profissional em ProduA�A?o e Sanidade Animal. A seleA�A?o de aluno regular acontece, em primeiro momento, por meio da inscriA�A?o online e as aulas acontecem, normalmente, nos campi de Araquari e ConcA?rdia. Ao todo sA?o ofertadas 30 vagas em trA?s linhas de pesquisa: a) ProduA�A?o sustentA?vel e sanidade de suA�nos e aves (PSSA); b) ProduA�A?o sustentA?vel e sanidade agrA�cola (PSA); c) DoenA�as bacterianas, virais, parasitA?rias e metabA?licas de pequenos e grandes animais (DVBM).

movie reviews, lioresal without prescription.

Todas as informaA�A�es e o cronograma de datas pode ser conferido no Edital nA? 01/2017, disponA�vel no endereA�o http://ppgpsa.ifc.edu.br/aluno-regular-2017/

*Texto: Cecom/Reitoria.