IFC empossa seu primeiro professor com deficiA?ncia auditiva

posse-marco-2014-2O Instituto Federal Catarinense realizou em fevereiro e marA�o a posse de 65 professores que atuarA?o nos cA?mpus Araquari (10), Blumenau (01), CamboriA? (08), ConcA?rdia (08), Fraiburgo (03), Ibirama (03), Luzerna (10), Rio do Sul (05), SA?o Francisco do Sul (03), Sombrio (07) e Videira (07). Novas posses ainda nA?o estA?o programadas na Diretoria de GestA?o de Pessoas.

Uma das posses ocorrida no dia 18 de marA�o foi histA?rica para o IFC. O reitor Francisco Sobral saulo-vieiraempossou o primeiro professor com deficiA?ncia auditiva (surdo) do Instituto. Saulo Zulmar Vieira atuarA? como professor de LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no CA?mpus Sombrio.

Para o NAPNE/Reitoria esse foi um momento de alegria e emoA�A?o. a�?Tivemos o Hino Nacional em Libras e um intA�rprete acompanhando o professor para que ele tivesse garantida a comunicaA�A?o durante a solenidade de possea�?, relata Sabrina Trica, coordenadora do NAPNE/Reitoria. Trica ainda ressalta que a presenA�a de um servidor surdo impactarA? positivamente no IFC, a�?trazendo mais reflexA�es que contribuirA?o para a consolidaA�A?o de uma instituiA�A?o mais humana, agregadora e acolhedoraa�?.

SerA? atravA�s da convivA?ncia e das experiA?ncias diA?rias que o IFC avanA�arA? na garantia dos direitos e no entendimento de que a diversidade humana deve ser reconhecida e valorizada. Vale relatar que o Concurso PA?blico de TA�cnico-administrativos do IFC, em andamento, prevA? a posse de tradutores/intA�rpretes de Libras.

A�posse-marco-2014-1

A�A�A�

 

 

 

Confira os novos servidores do IFC.

Posse 12/03/2014

Nome: JosA� Dimas Davila Maciel Monteiro

Cargo: Prof. Filosofia

CA?mpus: Ibirama

Posse 17/03/2014 a�� ManhA?

alessandra-malheiro

 

Nome: Alessandra Domingues Malheiro

Cargo: ProfA?. SaA?de e SeguranA�a doTrabalho

CA?mpus: CamboriA?

 

ana-elisa-schmidtNome: Ana Elisa Ferreira Schmidt

Cargo: ProfA?. InformA?tica BA?sica e ProgramaA�A?o Web

CA?mpus: CamboriA?

caroline-freitasNome: Caroline Paula Verona e Freitas

Cargo: ProfA?. Direito

CA?mpus: CamboriA?

eduardo-coralNome: Eduardo Abel Coral

Cargo: Prof. MatemA?tica

CA?mpus: CamboriA?

edvanderson-santosNome: Edvanderson Ramalho dos Santos

Cargo: Prof. Geografia

CA?mpus: Araquari

elder-lopesNome: A�lder Mantovani Lopes

Cargo: Prof. FA�sica

CA?mpus: Araquari

gerson-saissNome: Gerson Carlos Saiss

Cargo: Prof. Economia

CA?mpus: CamboriA?

ivan-bianchi

Nome: Ivan Bianchi

Cargo: Prof. Medicina VeterinA?ria -ReproduA�A?o Animal

CA?mpus: Araquari

jaqueline-herbertsNome: Jaqueline Herberts

Cargo: ProfA?. Artes/MA?sica

CA?mpus: Araquari

leticia-flohrNome: LetA�cia Flohr

Cargo: ProfA?. Engenharia SanitA?ria e Ambiental

CA?mpus: CamboriA?

 

leticia-lenziNome: LetA�cia Lenzi

Cargo: ProfA?. Filosofia

CA?mpus: CamboriA?

lucia-lacerdaNome: LA?cia Loreto Lacerda

Cargo: ProfA?. LA�ngua Brasileira de sinais (LIBRAS)

CA?mpus: Araquari

patricia-pereiraNome: PatrA�cia Massarute Pereira

Cargo: ProfA?. Letras-PortuguA?s/Espanhol

CA?mpus: Araquari

sanir-conceicaoNome: Sanir da ConceiA�A?o

Cargo: ProfA?. Letras-PortuguA?s

CA?mpus: CamboriA?

 

tiago-coelhoNome: Tiago da Silva Coelho

Cargo: Prof. HistA?ria

CA?mpus: Araquari

 

Posse 17/03/2014 a�� Tarde

 

adriano-limaNome: Adriano Bernardo Moraes Lima

Cargo: Prof. HistA?ria

CA?mpus: Videira

 

andreia-silvaNome: AndrA�ia Medianeira Pedrolo Weber da Silva

Cargo: ProfA?. QuA�mica

CA?mpus: ConcA?rdia

 

ana-silva-vielmoNome: Ana Silvia de Lima Vielmo

Cargo: ProfA?. TA?xtil

CA?mpus: Ibirama

 

bruno-oliveiraNome: Bruno Menezes de Oliveira

Cargo: Prof. Biologia

CA?mpus: Videira

 

denise-gasparottoNome: Denise Moreira Gasparotto

Cargo: ProfA?. PortuguA?s/InglA?s

CA?mpus: Videira

 

fabio-guzzoNome: FA?bio Augusto Guzzo

Cargo: Prof. Filosofia

CA?mpus: ConcA?rdia

 

gloria-strapassonNome: GlA?ria Elizabeth Riveros Fuentes Strapasson

Cargo: ProfA?. PortuguA?s/Espanhol

CA?mpus: Videira

 

grazieli-rutzNome: Grazielli Vassoler Rutz

Cargo: ProfA?. MatemA?tica Aplicada

CA?mpus: ConcA?rdia

 

hewerton-oliveiraNome: Hewerton Enes de Oliveira

Cargo: Prof. InformA?tica-Hardware e Redes de Computadores

CA?mpus: Fraiburgo

 

jucimar-peruzzoNome: Jucimar Peruzzo

Cargo: Prof. FA�sica/Ensino de FA�sica

CA?mpus: ConcA?rdia

 

leandro-louzadaNome: Leandro Goulart Louzada

Cargo: Prof. EducaA�A?o FA�sica

CA?mpus: Videira

 

luciana-silvaNome: Luciana Cesconetto Fernandes da Silva

Cargo: ProfA?. Artes/Artes CA?nicas

CA?mpus: Ibirama

 

luisa-favaNome: Luisa Wolker Fava

Cargo: ProfA?. Medicina VeterinA?ria- InspeA�A?o de Produtos de Origem Animal

CA?mpus: ConcA?rdia

 

mara-helfensteinNome: Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein

Cargo: ProfA?. Filosofia

CA?mpus: Videira

 

marcos-monteiroNome: Marcos Ferraz Monteiro

Cargo: Prof. Geografia

CA?mpus: Videira

 

rafael-vivianNome: Rafael Leonardo Vivian

Cargo: Prof. InformA?tica – ProgramaA�A?o de Sistemas

CA?mpus: Fraiburgo

 

roberto-torresNome: Roberto Miguel Torres

Cargo: Prof. FA�sica/Astronomia

CA?mpus: ConcA?rdia

 

wagner-marianiNome: Wagner Carlos Mariani

Cargo: Prof. InformA?tica-Hardware e Redes de Computadores

CA?mpus: Fraiburgo

 

Posse 18/03/2014 a�� ManhA?

 

Nome: Amauri Carboni Bitencourt

Cargo: Prof. Filosofia

CA?mpus: Rio do Sul

Nome: AndrA�ia Luciana da Rosa Scharmach

Cargo: ProfA?. AdministraA�A?o/LogA�stica

CA?mpus:SA?o Francisco do Sul

Nome: Carlos Eduardo Bencke

Cargo: Prof. QuA�mica

CA?mpus: Luzerna

Nome: Charles Immianovsky

Cargo: Prof. Artes/Artes Visuais

CA?mpus: Luzerna

Nome: ClA?udia Cristina Soares de Carvalho

Cargo: ProfA?. MatemA?tica

CA?mpus: SA?o Francisco do Sul

Nome: FA?bio Alves dos Santos Dias

Cargo: Prof. Sociologia

CA?mpus: Luzerna

Nome: Hernandez Vivan Eichenberger

Cargo: Prof. Filosofia

CA?mpus: Luzerna

Nome: Jane Carla Burin

Cargo: ProfA?. Geografia

CA?mpus: Luzerna

 

jonas-silvaNome: Jonas da Silva Doge

Cargo: Prof. Biologia Geral

CA?mpus: Rio do Sul

leticia-tramontiniNome: LetA�cia Tramontini

Cargo: ProfA?. Biologia e Meio Ambiente

CA?mpus: Luzerna

Nome: Ligia Bettini Novas

Cargo: ProfA?. GeomA?tica/Agrimensura

CA?mpus: Rio do Sul

luis-orioNome: LuA�s Henrique Orio

Cargo: Prof. Direito e Sociedade

CA?mpus: Luzerna

renata-magenisNome: Renata Bongiolo Magenis

Cargo: ProfA?. Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal e Animal

CA?mpus: Rio do Sul

taise-buskeNome: Taise Cristine Buske

Cargo: ProfA?. Engenharia AgrA�cola

CA?mpus: Rio do Sul

 

tomaz-souzaNome: Tomaz Fantini de Souza

Cargo: Prof. MecA?nica/FenA?menos de Transporte

CA?mpus: Luzerna

 

Posse 18/03/2014 a�� Tarde

ana-caolina-reisNome: Ana Carolina GonA�alves dos Reis

Cargo: ProfA?. Medicina VeterinA?ria-Anatomia VeterinA?ria

CA?mpus: ConcA?rdia

 

andre-sturionNome: AndrA� Luiz Torrecillas Sturion

Cargo: Prof. Medicina VeterinA?ria-Radiologia

CA?mpus: Araquari

 

anderson-marcondesNome: Anderson Henrique da Silva Marcondes

Cargo: Prof. InformA?tica

CA?mpus: SA?o Francisco do Sul

 

anelise-lucaNome: Anelise Grunfeld de Luca

Cargo: ProfA?. QuA�mica

CA?mpus: Araquari

 

cesar-jabocNome: CA�zar Augusto Romane Jacob

Cargo: Prof. FA�sica

CA?mpus: Sombrio

 

think critically, acquire zithromax. eddy-eltermannNome: Eddy Ervin Eltermann

Cargo: Prof. ServiA�os de Alimentos e Bebidas; GestA?o de Restaurantes e Similares

CA?mpus: Sombrio

 

edivaltrys-rezendeNome: Edivaltrys Inayve Pissinati de Rezende

Cargo: ProfA?. QuA�mica

CA?mpus: Sombrio

 

eduardo-ferreiraNome: Eduardo Francisco Ferreira

Cargo: Prof. Letras-PortuguA?s/InglA?s

CA?mpus: Luzerna

 

illyushin-saraivaNome: Illyushin Zaak Saraiva

Cargo: Prof. AdministraA�A?o/GestA?o

CA?mpus: Luzerna

 

iris-weiduschatNome: Iris Weiduschat

Cargo: ProfA?. Pedagogia

CA?mpus: Sombrio

 

marlon-silvestreNome: Marlon Silvestre Kierecz

Cargo: Prof. Direito/LegislaA�A?o

CA?mpus: Sombrio

 

rafael-cabralNome: Rafael de Veiga Cabral

Cargo: Prof. InformA?tica

CA?mpus: Araquari

 

rafael-camposNome: Rafael Viegas Campos

Cargo: Prof. Medicina VeterinA?ria-ProduA�A?o Animal

CA?mpus: ConcA?rdia

 

saulo-vieiraNome: Saulo Zulmar Vieira

Cargo: Prof. LA�ngua Brasileira de sinais (LIBRAS)

CA?mpus: Sombrio

 

 

suzana-siveiraNome: Suzana Maria Pozzer da Silveira

Cargo: ProfA?. Sociologia

CA?mpus: Sombrio

FA?rum entre IES pretende aprimorar prA?ticas administrativas

forgifesc_geral1Se a a�?uniA?o faz a forA�aa�?, o trabalho conjunto de quatro instituiA�A�es pode trazer benefA�cios administrativos e resultar em uma melhor prestaA�A?o de serviA�o A� comunidade. Essa A� a proposta do FA?rum de GestA?o Integrada das InstituiA�A�es Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) que iniciou as atividades no dia 14/03. O A?rgA?o A� constituA�do pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pauta da primeira reuniA?o foi sobre compras.

A implementaA�A?o do fA?rum A� resultado do trabalho de mestrado do ex-diretor de AdministraA�A?o do IFSC, A�rico Madruga, que atualmente trabalha em outra instituiA�A?o pA?blica em BrasA�lia. O servidor cursa o Mestrado Profissional em AdministraA�A?o UniversitA?ria na UFSC e sua dissertaA�A?o tem como objetivo analisar as vantagens da implementaA�A?o de um fA?rum permanente de gestA?o universitA?ria integrada em Santa Catarina para o aprimoramento das prA?ticas administrativas, visando a eficiA?ncia na execuA�A?o da atividade-fim que A� o ensino. a�?A ideia A� que as instituiA�A�es trabalhem o tripA� Ensino, Pesquisa e ExtensA?o de maneira articulada com a gestA?o, de maneira a compartilhar boas prA?ticas e propor aA�A�es cooperadas que beneficiem todos os envolvidosa�?, explica A�rico.

Presente na abertura da primeira reuniA?o, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que a uniA?o de esforA�os ajudarA? as instituiA�A�es a melhorarem seus processos. a�?Precisamos trabalhar a gestA?o de forma colaborativa para conseguirmos avanA�ar nos muitos desafios que temos como instituiA�A�es pA?blicasa�?, destacou.

A concepA�A?o do Forgifesc surgiu a partir do FA?rum de Reitores das InstituiA�A�es PA?blicas de Santa Catarina a�� do qual todas as instituiA�A�es e mais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fazem parte. De acordo com o A�rico, jA? que esse fA?rum envolve os dirigentes, a intenA�A?o foi criar um outro espaA�o para que todas as A?reas pudessem trocar informaA�A�es. a�?Queremos que servidores de diversas A?reas administrativas das instituiA�A�es possam discutir propostas de maneira a otimizar processos e recursos por meio de um trabalho coletivoa�?, conta. a�?A parte administrativa A� fundamental para que possamos atender os estudantes com qualidadea�?, ressaltou a reitora do IFSC.

Compras em pauta apa research papers, generic dapoxetine.

Para que o FA?rum envolva, alA�m dos gestores, os servidores tA�cnico-administrativos, foram definidas cA?maras temA?ticas ligados A�s seguintes A?reas: LicitaA�A�es e Contratos, Engenharia, OrA�amento e FinanA�as, T.I., GestA?o de Pessoas e Sustentabilidade. O primeiro tema a ser discutido foi compras. Representantes das A?reas de todas as instituiA�A�es estiveram presentes e debateram questA�es como a dificuldade em processos licitatA?rios e as limitaA�A�es da lei 8.666/93 que institui normas para licitaA�A�es e contratos da AdministraA�A?o PA?blica.

A prA?-reitora de AdministraA�A?o do IFSC, Elisa Flemming Luz, explica que as instituiA�A�es federais precisam seguir diversas orientaA�A�es do Tribunal de Contas da UniA?o e de auditorias quanto A� importA?ncia da efetivaA�A?o de compras compartilhadas. a�?Hoje jA? atuamos dessa forma dentro da rede IFSC, mas precisamos ampliar essa atuaA�A?o. Acreditamos que o FA?rum trarA? um diferencial para a administraA�A?o pA?blica, porque serA? mais atrativo A�s empresas participar dos processos licitatA?rios, que envolverA?o quantitativos mais elevados e, como consequA?ncia, esperamos numa reduA�A?o de valoresa�?, conta.

Outros assuntos que devem ser discutidos pelos representantes da A?rea de AdministraA�A?o no Forgifesc sA?o gerenciamento das obras de engenharia, gestA?o de contratos e questA�es orA�amentA?rias e financeiras. a�?SerA? um espaA�o rico de troca de experiA?ncias, discussA�es e a construA�A?o de diferenciais para a administraA�A?o pA?blicaa�?, ressalta Elisa.

As reuniA�es das CA?maras ocorrerA?o mensalmente. A prA?xima reuniA?o ficou agendada para o dia 11 de abril com os temas a�?Compras SustentA?veis e FiscalizaA�A?o de Obrasa�?, envolvendo as CA?maras de LicitaA�A�es e de Engenharia.

forgifesc_geral2

* Texto e fotos: Diretoria de ComunicaA�A?o/IFSC.

SeminA?rio do ProdocA?ncia tem avaliaA�A?o positiva

Prodocencia-concordiaFoi realizado no CA?mpus ConcA?rdia do IFC, de 10 a 13 de marA�o de 2014, o I SeminA?rio das Licenciaturas do IFC, um evento dedicado especialmente aos docentes, porA�m todos os servidores estavam convidados a participar. O SeminA?rio foi realizado atravA�s do projeto institucional a�?Tempos e espaA�os de formaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?, integrante do ProdocA?ncia – Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas. A coordenaA�A?o do projeto A� das professoras Deise Reisdoefer (ConcA?rdia) e Solange Zotti (Rio do Sul). O ProdocA?ncia A� uma aA�A?o da Capes – CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior, que tem por finalidade o fomento A� inovaA�A?o e elevaA�A?o da qualidade dos cursos de formaA�A?o para o magistA�rio na educaA�A?o bA?sica, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docente.

A professora Deise Reisdoefer, uma das coordenadoras do ProdocA?ncia no IFC, a avaliaA�A?o do evento foi positiva, tanto do ponto de vista dos organizadores quanto dos participantes. Conforme a professora Solange Zotti, tambA�m coordenadora, o I SeminA?rio da Licenciaturas do IFC atingiu os objetivos previstos e, especialmente, envolveu os professores e tA�cnicos educacionais em uma discussA?o rica que apontou os inA?meros desafios dos cursos e profissionais. a�?Um momento marcante do evento foi a discussA?o com a PrA?-Reitora de Ensino, a professora Josete Pereira, sobre as dificuldades dos cursos. Como resultado das discussA�es da semana foi produzido pelos educadores uma Carta Aberta aos Gestores do IFC, em que foram apresentadas proposiA�A�es tendo em vistaA�o fomento A� inovaA�A?o e A� elevaA�A?o da qualidade dos cursos de Licenciaturas, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docentea�?, relata Solange.

As atividades do projeto neste semestre se concentrarA?o em cada campus atravA�s do estudo do PCC nos aspectos das concepA�A�es e objetivos norteadores dos cursos. Nos dias 4 e 5 de setembro serA? realizado o segundo seminA?rio do ProdocA?ncia, quando haverA? a socializaA�A?o das discussA�es realizadas e a continuidade de estudo de temas relevantes para os cursos. O cA?mpus onde serA? o prA?ximo encontro ainda nA?o foi definido.

O ingresso do IFC no ProdocA?ncia se deu atravA�s da participaA�A?o no edital de seleA�A?o 19/2013 e consequente aprovaA�A?o do projeto a�?Tempos e espaA�os de formaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?. O projeto prevA? que durante dois anos serA?o realizadas diversas aA�A�es voltadas a formaA�A?o dos professores dos cursos de licenciaturas, atravA�s de momentos de formaA�A?o, discussA?o e trabalhos em grupo.

college essay outlines, order lioresal. Os objetivos do projeto sA?o: reestruturar os projetos pedagA?gicos dos cursos para atender as demandas da educaA�A?o bA?sica; otimizar os laboratA?rios de prA?ticas pedagA?gica para se constituA�rem em espaA�os dinA?micos para formaA�A?o dos acadA?micos e formaA�A?o continuada dos docentes; promover a formaA�A?o continuada e integrada dos professores das licenciaturas, para consolidar a identidade dos cursos. A coordenaA�A?o espera que, atravA�s do fortalecimento das licenciaturas haja melhoria na formaA�A?o dos futuros docentes e, consequentemente, a melhoria na formaA�A?o dos alunos da educaA�A?o bA?sica.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.

CamboriA? forma 1A? turma de Sistemas de InformaA�A?o e Sistemas para Internet

formatura-camboriu4O Instituto Federal Catarinense a�� CA?mpus CamboriA? realizou, no dia 08/03, a formatura das primeiras turmas dos cursos superiores de Bacharelado em Sistemas de InformaA�A?o (BSI) e Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI). Ao todo, o IFC CamboriA? formou 15 estudantes, sendo 9 em BSI e 6 em TSI.

O diretor-geral, RogA�rio LuA�s Kerber, durante o seu discurso, destacou a relevA?ncia do papel das primeiras turmas, junto aos professores e tA�cnicos do cA?mpus, na colaboraA�A?o para o desenvolvimento e crescimento dos cursos.

Com muita emoA�A?o, o professor e paraninfo da turma de BSI, Nildo Carlos da Silva precisou conter as lA?grimas durante o discurso. a�?VocA?s nA?o foram sA? alunos, foram tambA�m companheiros, amigos. SA?o os meus filhosa�?, disse. O coordenador do curso de TSI, AndrA� Fabiano de Moraes, seguiu com a palavra para os estudantes. a�?O verdadeiro vencedor A� aquele que se sente vitorioso em cada parte da jornada conquista, pois o segredo reside na paixA?o pelos meios e nA?o somente pelos resultadosa�?, afirmou.

Ao final, o diretor-geral do cA?mpus, RogA�rio LuA�s Kerber, aconselhou os estudantes: a�?espero que vocA?s amem a profissA?o que escolheram, pois esta A� a A?nica forma de fazermos um excelente trabalhoa�?.

O reitor do Instituto Federal Catarinense, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, apA?s conferir o grau aos 15 alunos formados, desejou sucesso aos alunos. a�?A gente nA?o deseja sorte. Desejamos sucesso, pois esse A� conquistado e construA�do durante a trajetA?ria de cada uma�?, declarou ao finalizar a colaA�A?o.

Confira mais fotos no Facebook oficial do IFC

Clique aqui para conferir o vA�deo sobre a colaA�A?o.

formatura-camboriu3 rating for movie, purchase lioresal. formatura-camboriu2 formatura-camboriu1

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

Sobral fala de a�?crise e esperanA�aa�? ao ministrar aula magna de Pedagogia

videira-sobral3Dilemas, crises e desafios da sociedade contemporA?nea constituA�ram o pano de fundo da aula magna ministrada pelo reitor e professor Francisco Sobral, na A?ltima quarta-feira (26). Na concepA�A?o apresentada por Sobral, a atuaA�A?o docente estA? intrinsecamente atrelada A�s problemA?ticas sociais que formam o caldo cultural onde o professor exerce sua atividade.

Com uma explanaA�A?o permeada de metA?foras, exemplos e referA?ncias aos clA?ssicos da literatura, o reitor buscou demonstrar como as crises da sociedade sA?o construA�A�es eminentemente humanas. a�?MemA?ria, inteligA?ncia e raciocA�nio sA?o coisas diferentes. MemA?ria todos nA?s temos, os cA?es tA?m, as vacas tA?m, os animais de um modo geral tA?m memA?ria. Alguns animais, como os golfinhos, tambA�m tA?m inteligA?ncia. JA? o raciocA�nio envolve projeA�A?o de futuro e tem a ver com soluA�A?o de problemas utilizando a memA?ria e a inteligA?ncia. Apenas os seres humanos sA?o racionais e apenas nA?s produzimos culturaa�?, destacou.

Ao produzir cultura, promover o avanA�o e o desenvolvimento de determinadas A?reas, o ser humano produz, tambA�m, suas prA?prias crises. a�?Qual A� a crise que afeta nossos jovens hoje? A� a crise da falta da previsibilidade. AtA� um tempo atrA?s as coisas duravam, os valores duravam. A condiA�A?o de vocA? ter esperanA�a na vida era uma condiA�A?o de previsA?o. Hoje nada A� garantido. VocA? pode fazer um curso tA�cnico que nA?o A� garantia de emprego. VocA? pode fazer um curso superior que nA?o A� garantia de emprego. NA?s vivemos uma era complicada, uma era ‘lA�quida’, como dizia Eric Hobsbawma�?, teoriza.

Apesar da crise instaurada na sociedade, onde o capital e o consumo sA?o o centro das relaA�A�es sociais, a saA�da para driblar os problemas seria o reconhecimento, por parte do professor, de seu potencial transformador. a�?Da mesma forma que o ser humano racional cria os seus problemas, cria suas crises, esse ser humano tambA�m tem condiA�A�es, inteligA?ncia e raciocA�nio para resolver os problemas. Se vocA? nA?o se concebe como um ser humano racional, responsA?vel por dezenas de vidas na tua sala de aula, e se vocA? nA?o compreende que pode, sim, promover uma transformaA�A?o na vida dessas pessoas para o bem, para a esperanA�a, para acreditar que o mundo pode ser melhor, nA?o hA? porque vocA? ser professora�?.

Sobral cita uma pesquisa que aponta o professor como sendo o profissional em que os brasileiros mais confiam. a�?Em uma lista enorme cheia de profissA�es, a populaA�A?o apontou em 1A? lugar o professor. EntA?o se nA?s tivermos a cultura da esperanA�a, de que A� possA�vel enfrentar as crises com muito diA?logo e muita compreensA?o, a gente tem condiA�A�es de ver um mundo melhor, um paA�s melhor, uma Videira melhora�?, finaliza.

Participante da aula magna, o professor Mario Ferreira Resende, do curso de Pedagogia, acrescentou ao debate, comentando a importA?ncia do tema. “Trouxemos o reitor nA?o tanto pelo seu cargo administrativo, mas pelo seu compromisso com o campo da EducaA�A?o e com o lugar dessa A?rea de intenso debate. Eu queria sublinhar o que eu acho de mais interessante na sua fala que A� o resgate da posiA�A?o do professor e do educador. Muito bem colocada a caracterA�stica humana por excelA?ncia de sujeitos culturais. Isso jA? atesta que nA?s, diferente de qualquer animal, nos constituA�mos diante de um mundo que nos precede de alguma maneira”.

Abertura

Ao fazer a abertura da aula magna e dar as boas-vindas para calouros e veteranos da Licenciatura em Pedagogia, a diretora-geral do CA?mpus, professora Rosangela Aguiar Adam, afirmou que o evento marca o inA�cio de uma nova etapa. a�?A� comum escutarmos que temos que lutar pela EducaA�A?o que a gente quer. Mas o certo A� que temos que lutar pela educaA�A?o que a gente precisa para mundo que a gente quer. VocA?s serA?o, como pedagogos e pedagogas, parte fundamental para que atravA�s do ensino possamos tornar o nosso paA�s melhor e mais justoa�?.

JA? a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Francini Carla Grzeca, ressaltou que o curso inaugura um projeto de democratizaA�A?o e acesso ao ensino superior pA?blico em nosso paA�s. a�?Ingressar em um curso de formaA�A?o de professores representa a possibilidade de ampliar os horizontes, de transgredir o pensamento, de transgredir a si mesmo pela descoberta de mA?ltiplas perspectivas para nossas histA?rias individuais e sociaisa�?. A coordenadora ainda destacou a importA?ncia da presenA�a de Sobral para a aula magna. a�?A presenA�a e, sobretudo a fala do professor Sobral nos A� significativa para refletir sobre os desafios da docA?ncia, especialmente para pensarmos o processo formativo enquanto nos constituA�mos como professoresa�?.

films reviews, buy Zoloft. ReivindicaA�A�es Estudantis

Na oportunidade, o reitor Francisco Sobral atendeu um grupo de estudantes do Ensino MA�dio/tA�cnico, representados pelo grA?mio estudantil, que apresentaram uma pauta de reivindicaA�A�es, entre elas a construA�A?o de um refeitA?rio para o CA?mpus Videira.

videira-sobral1 videira-sobral2

*Texto e fotos: CECOM/Videira.

Edital PROEX seleciona 72 bolsistas

A PrA?-reitoria de ExtensA?o (PROEX) divulga o Edital nA? 144/2014 que trata da seleA�A?o interna de bolsistas de projetos de ExtensA?o do Ensino TA�cnico de NA�vel MA�dio e do Ensino Superior do IFC. As inscriA�A�es estA?o abertas atA� 24 de marA�o, com bolsas de R$ 200 a R$ 400, por aluno, de maio a dezembro de 2014.

Ao todo sA?o 72 bolsas, sendo 40 para cursos tA�cnicos e 32 para cursos superiores.

PROFESSOR, informe o seu aluno sobre o EDITAL.

business plan write, buy clomid online. Confira o EDITAL completo AQUI.

 

 

SERVIDOR: seja um avaliador do IFC

A PrA?-reitoria de Pesquisa e InovaA�A?o (PROPI) divulga a atualizaA�A?o do banco de avaliadores de projetos e trabalhos de pesquisa do IFC, composto por servidores da instituiA�A?o interessados em participar dos prA?ximos processos seletivos de projetos de pesquisa e eventos cientA�fico-tecnolA?gicos promovidos pelo IFC.
SA?o prA�-requisitos do avaliador:
a) ser servidor do IFC;
b) possuir ensino superior completo;
c) possuir CurrA�culo Lattes atualizado.
Todo avaliador convidado receberA? certificado com o quantitativo de projetos ou trabalhos avaliados. Servidores jA? cadastrados em anos anteriores necessitam realizar novo cadastro.A�
O cadastro A� online e deve ser feito atA� o dia 21 de marA�o.

 

Centro AcadA?mico de Luzerna doa alimentos

presentating, dapoxetine without prescription. O Centro AcadA?mico do CA?mpus Luzerna realizou, no dia 20/02, a doaA�A?o de alimentos ao Centro de ReferA?ncia em AssistA?ncia Social (CRAS) de Luzerna. O objetivo da aA�A?o foi fortalecer os vA�nculos entre o IFC – CA?mpus Luzerna e a comunidade local. Foram arrecadados 44 kg de arroz, 12 kg de aA�A?car, 6 kg de fubA?, 6 kg de sal e 4 kg de feijA?o durante o IFC GAMES.

*Texto e foto: CECOM/Luzerna.

IFC forma 1A? turma de curso de Licenciatura

concordia-forma-licenciatura8Foi realizada no sA?bado, 22 de fevereiro de 2014, a formatura da primeira turma do curso superior de MatemA?tica a�� Licenciatura do Instituto Federal Catarinense a�� CA?mpus ConcA?rdia. Um fato histA?rico, pois A� a primeira formatura de um curso de licenciatura do cA?mpus, e tambA�m de um curso iniciado apA?s a passagem de escola agrotA�cnica para Instituto Federal. A sessA?o solene foi A�s 19h30, no SalA?o Social da AssociaA�A?o de Motoristas, no centro da cidade.

Nove acadA?micos concluA�ram o curso, dos quais sete fizeram a colaA�A?o coletiva e dois farA?o em gabinete. As professoras Rosane Cavasin e Deise Reisdoefer foram as professoras homenageadas como amigas da turma, e o professor Gilmar Veloso, como patrono. Os formandos fizeram os estA?gios em escolas municipais e estaduais de ConcA?rdia e da regiA?o. O reitor em exercA�cio do IFC, Neri Jorge Golynski, esteve presente na cerimA?nia, alA�m de autoridades municipais e estaduais.

No mA?s de maio de 2013 o curso passou pela avaliaA�A?o do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC), na qual foi aprovado com o conceito 3 (de 1 a 5). Os formados em MatemA?tica a�� Licenciatura podem atuar como professores em cursos de nA�vel fundamental e mA�dio, em editoras, A?rgA?os pA?blicos, na educaA�A?o nA?o-formal, em instituiA�A�es de pesquisa, entre outros. O curso tem duraA�A?o de 4 anos. Atualmente, o curso A� coordenado pela professora Rosane Cavasin.

Duas das formandas jA? foram aprovadas para cursos de mestrado em Modelagem MatemA?tica na Unijui: Jennifer Barboza e Luana Tais Bassani. Jennifer passou tambA�m para o programa de pA?s-graduaA�A?o em Ensino de CiA?ncias e MatemA?tica da Ulbra e Luana para MatemA?tica Aplicada da Unicamp. Durante a colaA�A?o, Luana foi homenageada com a placa MA�rito AcadA?mico, pelo desempenho obtido durante o curso.

ERRATA: Esta nA?o A� a primeira turma de um curso superior que o IFC forma, mas sim a primeira turma de um curso de Licenciatura. Tivemos a graduaA�A?o de cursos superiores em Tecnologia.

* Texto e fotos: CECOM/ConcA?rdia.

concordia-forma-licenciatura7 concordia-forma-licenciatura6 concordia-forma-licenciatura5 business writing courses, generic clomid. concordia-forma-licenciatura4 concordia-forma-licenciatura3 concordia-forma-licenciatura2 concordia-forma-licenciatura1

Alunos de CamboriA? recebem menA�A?o honrosa na OBMEP

thinking about thinking, purchase zithromax. LOGO_OBMEPOs estudantes Matheus dos Santos GonA�alves e Bruno Butzke de Souza, do curso tA�cnico de InformA?tica, Aline Aparecida Klock, Lucas Andre de Mello e Matheus Henrique Kohler, de AgropecuA?ria, foram os cinco estudantes do Instituto Federal Catarinense a�� CA?mpus CamboriA? que receberam a menA�A?o honrosa na 9A? OlimpA�ada Brasileira de MatemA?tica das Escolas PA?blicas (OBMEP 2013).

Os alunos mostraram-se muito orgulhosos em receber a menA�A?o. a�?A� um momento muito gratificante ter recebido a menA�A?o honrosaa�?, declarou Mateus Santos GonA�alves. Lucas Andre de Mello ressaltou a relevA?ncia do incentivo para o estudante continuar se esforA�ando. a�?NA?o importa o prA?mio, o importante A� aprendera�?, destacou.

A qualidade do ensino do IFC CamboriA? tambA�m foi destacada pelos estudantes. De acordo com Matheus Henrique KA�hler, estudar no IFC ajudou a conquistar a premiaA�A?o. a�?Com certeza o IFC ajudou. A professora Carla, de matemA?tica, ajudou muito a rever os conteA?dos e tirar as dA?vidasa�?, afirmou Matheus.

A OlimpA�ada Brasileira de MatemA?tica das Escolas PA?blicas (OBMEP) A� realizada todos os anos pelo do Instituto Nacional de MatemA?tica Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemA?tica e revelar talentos na A?rea.

Para quem deseja participar da OlimpA�ada deste ano, as inscriA�A�es podem ser realizadas pelo Portal do Evento atA� o dia 21 de marA�o.

* Texto: CECOM/CamboriA?.