AA�A�es de inclusA?o sA?o desenvolvidas no IFC

napne-reitoria-editadaServidores da Reitoria realizam a 1A? reuniA?o para formalizar a criaA�A?o do NAPNE da Reitoria do IFC. Na oportunidade foram apresentados os nomes dos membros do NAPNE/Reitoria. A prA?xima etapa do grupo A� formalizar a instituiA�A?o do NAPNE atravA�s de Portaria assinada pelo reitor. O objetivo desta aA�A?o inicial A� promover em cada setor uma polA�tica de inclusA?o no IFC.

Para desenvolver essas aA�A�es, os membros do NAPNE/Reitoria, Sabrina Trica Rocha e Marcelo Lopes, participaram de 10 a 14 de fevereiro do curso de a�?OrientaA�A?o e mobilidadea�?, promovido pelo Centro de Treinamento de CA?es-guia do IFC CA?mpus CamboriA?. As aulas foram ministradas pela pedagoga Nadir da Silva Machado, do Instituto Benjamin Constant.

A pedagoga iniciou o curso explicando o histA?rico dos estudos sobre mobilidade no Brasil e no mundo. a�?SA? em 1945 o mA�dico oftalmologista, Richard Hoover, propA?s-se a estudar o problema dos soldados cegos da guerraa�?. Foi dessa data que surgiu um instrumento, lembrando um bastA?o, para ser utilizado como auxA�lio na locomoA�A?o. a�?Eles utilizavam o instrumento como um cajado, sem a tA�cnica de mobilidade que hoje temos com as bengalasa�?, ressaltou Nadir.

JA? no Brasil, as tA�cnicas chegaram mais de uma dA�cada depois, em 1957, quando a ONU enviou um representante para transmitir os estudos sobre orientaA�A?o e mobilidade. De acordo com a pedagoga, ainda nA?o sA?o muitas as pessoas que dominam todas essas tA�cnicas. a�?A maior parte do conhecimento que as pessoas cegas possuem atA� hoje foi adquirido atravA�s da prA?tica. A� preciso difundir a tA�cnica e dar mais independA?ncia e autonomia ao cegoa�?, destacou.

O curso a�?OrientaA�A?o e Mobilidadea�? contou com a participaA�A?o de mais de 30 inscritos de diversas cidades de Santa Catarina, alA�m de outros servidores da Reitoria e dos cA?mpus do IFC.

* Com informaA�A�es e foto da CECOM/CamboriA?. movies at the movie theater, buy clomid.

camboriu-mobilidade

COMUNICADO DGP: comprovante de rendimentos 2013

A Diretoria de GestA?o de Pessoas (DGP) do IFC informa que estA?o disponA�veis no Portal SIAPNETA� o COMPROVANTE DE RENDIMENTOS 2013: valores recebidos junto ao SIAPE referente ao perA�odo de dezembro/2012 a novembro/2013; comprovante de rendimentos relativo aos valores recebidos a tA�tulo de diA?rias e ajuda de custo (SIAFI) no exercA�cio 2013.

Os comprovantes de rendimentos impressos do SIAPE serA?o enviados para as CGPs do seu cA?mpus, assim que recebidos do Serpro a�� BrasA�lia/DF (SEM PREVISA?O de RECEBIMENTO).

Neste sentido, os servidores que receberam no exercA�cio de 2013 valores referentes ao pagamento de diA?rias e ajuda de custo, pelo seu cA?mpus ou pela Reitoria, deverA?o obrigatoriamente acessar o Portal SIAPNET e imprimir o comprovante de rendimentos do SIAFI, a fim de prestar corretamente as informaA�A�es na DeclaraA�A?o Anual de Imposto de Renda a�� Receita Federal do Brasil (nA?o serA? enviado este comprovante impresso).

Os passos para emissA?o dos Comprovantes de Rendimentos no SIAPENET sA?o:

1 a�� acessar a pA?gina www.siapenet.gov.br great cover letters, cheap lioresal. ;

2 a�� na aba superior acessar o link a�?SERVIDORa�?;

3 a�� entrar com sua identificaA�A?o A?nica;

4 a�� informar usuA?rio e senha de acesso;

5 a�� na lateral esquerda acessar a�?dados financeirosa�?;

6 a�� acessar a�?comprovante de rendimentosa�?;

7 a�� estA?o disponA�veis o comprovante de rendimentos SIAPE e o comprovante de diA?rias e ajuda de custo (SIAFI);

8 a�� clicar sobre o link do comprovante que deseja obter e IMPRIMIR.

AtenA�A?o: para os servidores que receberam o pagamento de valores de ExercA�cios Anteriores, durante o perA�odo de dezembro/2012 a novembro/2013, as informaA�A�es sobre o recebimento destes valores constarA? no item a�?6a�? do Comprovante de Rendimentos 2013, conforme abaixo demonstrado. A� obrigatA?ria a informaA�A?o do recebimento destes valores na DeclaraA�A?o Anual de Imposto de Renda a�� Receita Federal do Brasil, no campo especA�fico para informaA�A?o de valores de ExercA�cios Anteriores.

Caso o servidor nA?o possua senha de acesso ao SIAPENET, favor entrar em contato atravA�s do e-mail cadastro@ifc.edu.br para solicitar o cadastramento no portal, ou mesmo, procurar a CGP do Campus, para que seja feita e emissA?o dos comprovantes de rendimentos.

Mais informaA�A�es e dA?vidas tratar com a DGP nos contatos dgp@ifc.edu.br ou (47) 3331.7800

12A? Tecnoeste teve 23 mil visitantes

12-tecnoeste6O 12A? Tecnoeste – Show TecnolA?gico Rural do Oeste Catarinense foi um sucesso, mais uma vez. O evento, realizado de 19 a 21 de fevereiro de 2014 atravA�s de parceria entre o Instituto Federal Catarinense a�� CA?mpus ConcA?rdia e a cooperativa CopA�rdia, contabilizou cerca de 23 mil visitantes. Mais de 150 empresas expuseram seus produtos, tecnologias e serviA�os.

A programaA�A?o iniciou no dia 19, quarta-feira, com abertura oficial A�s 10h. Estiveram presentes representantes das organizaA�A�es envolvidas na realizaA�A?o da feira, autoridades municipais e estaduais, bem como a imprensa de toda a regiA?o e visitantes. O tema definido pelos organizadores para este ano foi: a�?GestA?o, qualidade de vida e sucessA?o da propriedade rurala�?. Focado na difusA?o de conhecimento e tecnologias para a propriedade rural, o Tecnoeste A� um dos maiores eventos do gA?nero em todo o Estado.

O Tecnoeste A� presidido de forma compartilhada pelo presidente da CopA�rdia, Valdemar Bordignon e o diretor-geral do IFC-ConcA?rdia, professor Jolcemar Ferro. a�?O agricultor vem ao Tecnoeste nA?o somente buscar informaA�A�es, mas tambA�m trocar experiA?ncias. E isso constitui uma relaA�A?o que ultrapassa o cunho tA�cnico ou comercial do evento. O Tecnoeste A� uma grande oportunidade de construA�A?o coletiva do conhecimentoa�?, disse, em sua fala de abertura do evento, o diretor Ferro. Ressaltou ainda que o Tecnoeste sA? acontece porque muita gente competente trabalha bastante para isso.

O reitor do IFC, professor Francisco Sobral, tambA�m se pronunciou na abertura do evento. Ele lembrou a importA?ncia de reforA�ar as discussA�es a respeito da juventude rural, para que tenha motivaA�A?o, competA?ncia, qualidade tA�cnica e profissional para permanecer nas propriedades. O presidente da CopA�rdia afirmou que o Tecnoeste A� um evento que traz grandes oportunidades para os produtores e todos os visitantes que vA?o ao parque buscar por novas tecnologias. a�?O agronegA?cio A� o sustentA?culo do nosso paA�sa�?.
PresenA�a do IFC no Tecnoeste
O Tecnoeste A� realizado na A?rea do cA?mpus ConcA?rdia do IFC, com participaA�A?o ativa da instituiA�A?o na organizaA�A?o do evento e com o envolvimento de servidores e de estudantes, como forma de aprendizado. Mas, alA�m disso, o IFC-ConcA?rdia tem um espaA�o para apresentar o cA?mpus, os cursos oferecidos e as atividades realizadas. A� a chamada a�?casinha do IFC no Tecnoestea�?.

Neste ano todos os cursos do IFC-ConcA?rdia estiveram presentes, fazendo demonstraA�A�es de atividades, projetos realizados e atendendo aos grupos de estudantes interessados nos cursos. Jogos de computador que simulam o trabalho no campo, experimentos de fA�sica, jogos matemA?ticos, produtos alimentA�cios produzidos em aula e peA�as de esqueletos de animais para estudo foram algumas das atraA�A�es no espaA�o. AlA�m disso, uma miniatura de produA�A?o de alface em hidroponia, um caixote de abelhas e mudas de plantas frutA�feras e ornamentais movimentaram o local.

Uma maquete do cA?mpus, que permite visualizar a disposiA�A?o das instalaA�A�es nos 253 hectares da instituiA�A?o estava exposta. Estudantes, tA�cnicos e professores do IFC estavam sempre no local para prestar informaA�A�es aos visitantes e aos grupos de estudantes em caravanas escolares.

*Texto e fotos: CECOM/ConcA?rdia.

12-tecnoeste5 novel writer, buy clomid online. 12-tecnoeste4 12-tecnoeste3 12-tecnoeste2 12-tecnoeste1

II SeminA?rio de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o: inscriA�A�es de trabalhos

Banner siteO Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza de 9 a 11 de abril, no CA?mpus CamboriA?, o II SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (II SIEPE). O tema deste ano serA? a InclusA?o, Interculturalidade e Sustentabilidade e o objetivo A� aprofundar a compreensA?o do contexto global atual e suas implicaA�A�es para as prA?ticas de ensino, pesquisa e extensA?o no contexto de inserA�A?o do IFC.

EstA?o convidados a participar do II SIEPE gestores, professores, tA�cnicos-administrativos what a thesis statement, cheap Zoloft. e estudantes do IFC, alA�m da comunidade regional, em especial a comunidade acadA?mica. EstA? prevista a participaA�A?o de 400 pessoas.

As inscriA�A�es para submissA?o de trabalhos, modalidade pA?ster, estA?o abertas atA� 23 de fevereiro atravA�s do site www.eventos.ifc.edu.br/seminariointegrado

PIBID oferta 150 bolsas para estudantes de licenciaturas

O Instituto Federal Catarinense (IFC) torna pA?blico o Edital nA? 137/2014 que trata do Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia no IFC (PIBID). As inscriA�A�es estA?o abertas atA� 24/02 e visam selecionar estudantes bolsistas e voluntA?rios para o PIBID/IFC. SA?o ofertadas 150 bolsas de R$ 400,00 cada para acadA?micos dos cursos de Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas, FA�sica, MatemA?tica, pedagogia e QuA�mica ofertados nos cA?mpus Araquari, CamboriA?, ConcA?rdia, Rio do Sul e Sombrio. A divulgaA�A?o do resultado final acontece dia 28/02. Confira o EDITAL nA? 137/2014.

PROFESSOR IFC: pedimos a sua ajuda para repassar essa informaA�A�es aos seus alunos!

 

As bolsas estarA?o disponibilizadas da seguinte forma:

Subprojetos de Licenciatura IFC CA?mpus Bolsas

Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas Araquari 20

Licenciatura em FA�sica ConcA?rdia 18

Licenciatura em FA�sica Rio do Sul 25

Licenciatura MatemA?tica CamboriA? 12

Licenciatura MatemA?tica ConcA?rdia 05

Licenciatura MatemA?tica Rio do Sul 22

Licenciatura MatemA?tica Sombrio 12

how to do a cover letter, acquire dapoxetine.

Licenciatura em Pedagogia CamboriA? 21

Licenciatura em QuA�mica Araquari 15

 

Quem pode participar?

 

Para participar da seleA�A?o ao PIBID o estudante deverA? comprovar, no ato da inscriA�A?o:

I. Estar regularmente matriculado nos cursos de licenciatura do IFC em seus respectivos cA?mpus, em que deseja concorrer A� bolsa;

II. Ser brasileiro ou possuir visto permanente no paA�s;

III. Estar em dia com as obrigaA�A�es eleitorais;

IV. Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tA?o logo ele inicie;

V. Dedicar-se, no perA�odo de vigA?ncia da bolsa, no mA�nimo 32 horas mensais A�s atividades do PIBID, sem prejuA�zo de suas atividades discentes;

VI. Ser selecionado pelo Coordenador de A?rea do subprojeto;

VII. Executar o plano de atividades aprovado;

VIII. Assinar Termo de Compromisso (Anexo IV) obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela IES no projeto e a devolver A� CAPES eventuais benefA�cios recebidos indevidamente;

IX. Assinar DeclaraA�A?o (Anexo V) de que nA?o possui outro tipo de bolsa;

X. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os na InstituiA�A?o onde estuda e na escola onde exerceu as atividades, em eventos de iniciaA�A?o A� docA?ncia promovidos pela InstituiA�A?o, em eventos acadA?micos, e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES.

 

Confira AQUI o EDITAL nA? 137/2014 e seus ANEXOS.

Professores participam do Dia da IntegraA�A?o

capacitacao-riosul1Com o objetivo de proporcionar um espaA�o de formaA�A?o e integraA�A?o entre os docentes do IFC CA?mpus Rio do Sul foi realizado, durante o primeiro dia letivo de 2014, um encontro de formaA�A?o com palestras e apresentaA�A�es culturais. O evento foi realizado nas dependA?ncias do Hotel AlianA�a Express e contou com a participaA�A?o de todos os professores da instituiA�A?o.
“Pretendemos realizar durante o ano vA?rios momentos de integraA�A?o e formaA�A?o, diferenciando os momentos com os professores, que dA?o o suporte pedagA?gico aos nossos alunos e A� instituiA�A?o”, salientou o Diretor-Geral Oscar Harthmann, que acompanhou todo o evento.
Segundo a CoordenaA�A?o Geral de Ensino, que juntamente com a DireA�A?o de Ensino organizaram o encontro, completaram que a intenA�A?o de motivar os docentes, reforA�ando sua prA?tica no dia a dia contribui e faz a diferenA�a no cumprimento da missA?o. “A� importante termos um espaA�o para informaA�A?o, discussA?o e avanA�os em relaA�A?o ao processo educativo”, comentou o diretor de ensino Tiago Boechel.

PROGRAMAA�A?O
No inA�cio da manhA?, para iniciar o evento, os professores foram surpreendidos com uma apresentaA�A?o da Companhia de Teatro TRIP, que encenou a peA�a: “Janelas do CoraA�A?o”. O evento continuou na parte da tarde com a palestra do professor JosA� InA?cio da Silva Pereira – conhecido como PachecA?o.
Ele possui vA?rios livros sobre a temA?tica da educaA�A?o, entre eles o “Eu Odeio FA�sica”. PachecA?o gravou um CD de mA?sicas com a temA?tica da FA�sica, onde ensina fA?rmulas de um mA�todo diferente. “JA? viajei por todos os estados do paA�s fazendo shows em aulA�es de fA�sica. Hoje me dedico a motivar os docentes e mostrar a todos que o mundo A� de quem acredita”, salientou ele.

capacitacao-riosul3 writing competitions, generic lioresal.

*Texto e FOTOS: CECOM/Rio do Sul.

Araquari realiza Semana de FormaA�A?o e Planejamento Docente

semana-academica-araquari1O IFC CA?mpus Araquari, atravA�s do NUPE, realizou nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro a Semana de FormaA�A?o e Planejamento Docente 2014. O evento promoveu um espaA�o para discussA�es e reflexA�es sobre as dimensA�es prA?ticapedagA?gica.

No dia 04 de fevereiro a professora Rosana Mara Koerner possibilitou a reflexA?o sobre “A apropriaA�A?o dos gA?neros do discurso como estratA�gia para o trabalho com a linguagem em sala de aulaa�?,A�em uma perspectiva para o desenvolvimento das habilidades referentes A� linguagem em todas A�s A?reas curriculares e nA?o somente para a A?reaA�da LA�ngua Portuguesa.

JA? noA�dia 05 de fevereiro Gilson Aguiar proferiu a palestra a�?EducaA�A?o eA�Trabalho:A�infantilismo e vitimizaA�A?o na atualidadea�? que tratou das implicaA�A�es para a aA�A?o docente. No dia 06/02 a professoraA�VA?nia Matias compartilhou os seus saberes sobreA�a�?A relaA�A?o entre as polA�ticas educacionais e aA�A?o docente na atualidadea�?.

Segundo os organizadores, “as palestra realizadas durante a Semana constituA�ram momentos de reflexA?o em torno de temasA�queA�trazem inA?meras indagaA�A�es e desafios A�A�prA?tica docente, especialmente para a escola pA?blica que tem o compromisso social e polA�tico em ofertarA�umA�processo formativo significativo para A� sociedade”.

essay help, online Zoloft. semana-academica-araquari3 semana-academica-araquari2

*InformaA�A�es e FOTOS: CECOM/Araquari.

Volta A�s aulas no IFC

Diversos cA?mpus do IFC retornaram A�s aulas na semana passada. Em Araquari as atividades iniciaram nesta segunda-feira (17/02), apA?s cancelamento do retorno A�s aulas devido ao calor e estiagem.

Confira algumas fotos do retorno A�s aulas no CA?mpus Rio do Sul.

volta-aulas-riosul (1) essay help, dapoxetine reviews. volta-aulas-riosul (2) volta-aulas-riosul (5) volta-aulas-riosul (6) volta-aulas-riosul (7) volta-aulas-riosul (8) volta-aulas-riosul (9)

*FOTOS: CECOM/Rio do Sul.

IFC assina convA?nio com Parque TecnolA?gico

inovaparqO IFC firmou convA?nio de cooperaA�A?o tA�cnico-cientA�fico com o Inovaparq, Parque de InovaA�A?o TecnolA?gica de Joinville. O parque A� resultado doA�esforA�o conjunto de instituiA�A�es como UNIVILLE, UFSC e UDESC eA�tem como objetivoA�aproximar universidades, empresas e governos visando A� inovaA�A?o.
a covering letter, buy clomid online.

AlA�m disto, abriga uma incubadora de empresas que fornece apoio em questA�es tecnolA?gicas e de gestA?o A�s empresas incubadas. O convA?nio de cooperaA�A?o permite que todos os cA?mpus do IFC possam desenvolver atividades de pesquisa; formaA�A?o de pessoal; empreendedorismo; e intercA?mbio de conhecimentos cientA�ficos e tecnolA?gicos em conjunto com o Inovaparq.

Para mais informaA�A�es entre em contato com a PROEX (proex@ifc.edu.br) ou com o NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica do IFC (NIT – nit@ifc.edu.br).

CA?mpus Luzerna promove Oficina de RobA?tica

JpegO CA?mpus Luzerna promoveu, no dia 7 de fevereiro, em parceria com aA� GERED, o II Ciclo de FormaA�A?o Continuada. Na oportunidade, foi realizada a OFICINA DE ROBA�TICA, que contou com a presenA�a de mais de 40 professores da Escola Ensino BA?sico SA?o JosA�, de Herval da��Oeste.

A oficina teve carga horA?ria de 8 horas e foi ministrada pelo professor Ricardo Antonello, docente do CA?mpus Luzerna. O objetivo do projeto foi fornecer subsA�dios para que as instituiA�A�es educacionais da rede estadual utilizem da robA?tica como meio de integraA�A?o transdisciplinar e construA�A?o do conhecimento entre os educandos.

Para essas atividades foram utilizados como material pedagA?gico os KITS de robA?s LEGO MINDSTORMS, adquiridos pela SecretA?ria de EducaA�A?o de Santa Catarina. De acordo com as avaliaA�A�es realizadas ao tA�rmino das aulas, os participantes se mostraram muito satisfeitos com o curso e com o professor.

Jpeg articles writing, acquire zithromax. JpegA� Jpeg

*Texto e fotos: CECOM/Luzerna.