Últimos dias de inscrições para V IFCultura

Sexta-feira, 30 de agosto, é o último dia de inscrições para o V IFCultura. Podem participar somente estudantes regularmente matriculados do IFC; os interessados devem procurar o servidor responsável pelo procedimento de inscrição em seus campi

Serão aceitas inscrições nas seguintes modalidades: dança; música; teatro; poesia e artes visuais (fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura ou instalação, arte gráfica, happening).

Detalhes sobre o formato das apresentações, o cronograma de envio de originais e outras informações importantes estão disponíveis no regulamento.

Apresentações serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, durante a XII edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti), em Brusque – com atividades no campus do IFC na cidade e no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

IFCultura é evento cultural exclusivo para estudantes regularmente matriculados no IFC, que visa incentivar a cultura, o crescimento profissional, científico e tecnológico, nas diversas modalidades e linguagens artísticas, com reflexão sobre humanidade e educação, bem como enriquecer os espaços educacionais.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães
Foto: Apresentação no IFCultura em 2018

IFC disponibiliza módulo online para responsáveis acompanharem a vida acadêmica dos adolescentes

Pais e responsáveis pelos estudantes menores de idade, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC), podem acompanhar a vida acadêmica dos adolescentes pelo Portal Familiar. O módulo pode ser acessado a qualquer momento pela Internet, pois está inserido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que é o sistema acadêmico usado na instituição.

Portal permite o cadastro de dois usuários por cada adolescente, que devem ser os mesmos identificados como responsáveis na matrícula. A partir do cadastro, será possível acessar notas detalhadas, boletim de frequência, comunicados, informações sobre o conteúdo explicado pelo professor em sala de aula, entre outros dados do estudante.

“O Portal foi criado para facilitar a participação das famílias na vida acadêmica dos estudantes e promover a aproximação com a instituição. Com acesso às informações em tempo real, os responsáveis podem acompanhar a evolução dos adolescentes durante o período letivo e, em caso de dúvidas, procurar o Núcleo Pedagógico do campus”, destaca Giovana von Mecheln, coordenadora-geral de Avaliação e Regulação do Ensino no Instituto.

No IFC Fraiburgo, os servidores perceberam a baixa procura pela ferramenta, por isso gravaram um vídeo explicativo para orientar as famílias. “Criamos o vídeo para ajudar e incentivar a utilização do Portal. Por enquanto, estamos divulgando por e-mail e em grupos no WhatsApp. Mas a proposta é ampliar a divulgação a todos os pais e responsáveis no ato da matrícula a partir do próximo ano”, explica Dheime Romanatto Trevisol, coordenadora de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional no Campus Fraiburgo. 

Acesse aqui o vídeo gravado com Joana Constantino, e editado por Jeferson Santos Moraes de Souza, ambos estudantes do 3º ano do técnico em Informática integrado ao ensino médio do IFC Fraiburgo. Também estão disponíveis no site do IFC os manuais de orientação sobre como fazer o cadastro. 

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Imagem: Manual da DTI

Estudantes do IFC Rio do Sul constroem jardim sensorial no campus

Jardim Sensorial é um espaço não convencional de aprendizagem que se dá por meio da integração de terapias alternativas, com objetivo estimular os sentidos: visão, tato, olfato, audição e gustação.

A partir deste mês, o IFC Rio do Sul passa a contar com seu próprio jardim sensorial, desenvolvido por estudantes da Turma 1C do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, na disciplina de Floricultura, Jardinagem e Paisagismo, sob coordenação da professora Alexandra Goede de Souza.

De acordo com a professora, a proposta do espaço é auxiliar no desenvolvimento das crianças, de forma lúdica e interativa, utilizando diferentes texturas, cheiros e cores das plantas e materiais como ferramentas no desenvolvimento do tato, da audição, do olfato e da visão.

Neste primeiro momento, receberemos os estudantes do próprio Instituto e as crianças atendidas pela Apae de Rio do Sul, participantes dos projetos Equoterapia e Zooterapia. No entanto, o objetivo é ampliar o acolhimento, especialmente para crianças com necessidades específicas, e torná-lo multidisciplinar”, apresenta Souza.

Inauguração do jardim, no dia 14 de agosto, teve a participação das crianças atendidas pela Apae. Na ocasião, elas tiveram a oportunidade de utilizar o piso podotátil com diferentes texturas, observar e tocar as plantas de cores, texturas e cheiros variados. Também participaram da “Zooterapia”, em um local destinado à atividade, na qual estimularam seus sentidos ao segurar, tocar e brincar com os coelhinhos.

Ainda são necessários ajustes no jardim sensorial, mas em breve será possível contemplar inclusive demais membros da comunidade, com um projeto integrador, levando o IF a atender, uma de suas funções, que é a inclusão social”, esclarece a professora.

Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
Fotos: Alexandra G. de Souza, Vera Paniz e Silvana Quinteiro

Napne do IFC Concórdia realizou III Encontro de Educação e Diversidade

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFC Concórdia realizou o III Encontro de Educação e Diversidade do IFC, no dia 16 de agosto, com objetivo de discutir a inclusão dos alunos da educação especial e inclusiva na escola. Neste ano, as palestras tematizaram a igualdade racial e de gênero, o atendimento educacional especializado e a deficiência visual.

Encontro foi aberto para servidores e estudantes do IFC, professores da rede pública, familiares e pessoas com deficiência. Estiveram presentes encontristas surdos, com deficiência auditiva e deficiência visual. Por este motivo, a equipe de acessibilidade contou com tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uso do sistema FM, audiodescrição e guia.

“A realização deste evento mostrou o quanto é importante os momentos discussão entre os profissionais da escola, a troca de experiência com os familiares e com os próprios alunos”, justifica Elisama Rode Boeira, coordenadora do Napne no campus.

Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
Fotos: Napne IFC Concórdia

Conif e Andifes divulgam nota pública conjunta sobre a nomeação de dirigentes eleitos

Em convergência com as comunidades acadêmicas, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vêm a público manifestar apoio à nomeação dos gestores eleitos em processos democráticos. Tal defesa objetiva preservar o equilíbrio e o integral cumprimento de uma das finalidades institucionais: para além da qualificação profissional, produção de ciência, tecnologia e inovação, a formação de cidadãos.

Por respeitar as escolhas das comunidades acadêmicas, cujos pleitos são realizados com transparência e de acordo com os ritos legais, o Conif e a Andifes sustentam a nomeação dos candidatos escolhidos em conformidade com a maioria de votos dos docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da Rede Federal – institutos federais, centros federais de educação tecnológica (Cefets), o Colégio Pedro II e as universidades federais, de modo a mitigar prejuízos e instabilidades e aprimorar governança e governabilidade no funcionamento das instituições.

Em diversas agendas com o Ministério da Educação (MEC), o Conif e a Andifes pleiteiam, reiteradamente, que a nomeação dos primeiros colocados em processos eleitorais seja realizada dentro da menor brevidade possível, respeitando a autonomia institucional e aplicando os valores democráticos historicamente implementados no País. Temos a convicção de que as políticas públicas de interesse da sociedade brasileira são viabilizadas pela legitimidade dos gestores públicos.

O Conif e a Andifes se manifestam contrários à nomeação de gestores externos às instituições, mesmo que de forma pro tempore, como ocorre no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), e defendem que seja respeitada a vontade apresentada nas eleições.

Assim sendo, expõem solidariedade à comunidade acadêmica do Cefet/RJ e reforçam a atuação conjunta para que a conclusão do processo em questão ocorra com a celeridade que o caso requer.

Brasília, 19 de agosto de 2019.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Consuper promove 9ª reunião ordinária

O Conselho Superior (Consuper) do IFC – Biênio 2017/2019 promoveu, no dia primeiro de agosto, sua nona reunião ordinária, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

O encontro tratou dos seguintes tópicos:

Informe: atual composição do Conselho Superior

O presidente interino do Conselho, professor Cladecir Schenkel, falou brevemente sobre sua a atual composição – que, após alguns pedidos de afastamento temporário e de desligamento, constitui-se hoje de 23 membros aptos – e as consequentes dificuldades de quórum em algumas ocasiões. Alguns setores encontram-se sem representação ou suplência. A formação atualizada do Consuper está disponível na página do Conselho na internet: http://consuper.ifc.edu.br/

Informe: Processo nº 23348.004747/2018-49 – Regulamento para implantação da CISSP (Comissão Interna de Saúde do Servidor Público)

Após avaliação pela Câmara de Desenvolvimento Institucional, a proposta de minuta do regulamento foi devolvida à Comissão para análise das observações levantadas. O Consuper agora aguarda o retorno da comissão para retomar a pauta.

Informe: Portaria nº 1887/2019

Cria comissão para avaliar os impactos das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio nos cursos do IFC – em especial, os da área agrícola. Foram dados esclarecimentos sobre os encaminhamentos da secretaria do Consuper para organização dos horários de reunião da comissão e definição de seu coordenador.

Após os informes, foram avaliados os itens da pauta:

Resolução ad referendum nº 008/Consuper/2019 – Projeto Pedagógico de Curso Proeja – Qualificação Profissional Jardineiro – Ensino Médio – Campus Araquari

Atende demanda do Campus Araquari, que firmou parceria com Prefeitura da cidade para ofertar o curso via Proeja. A Administração Municipal solicitou que as aulas começassem já no segundo semestre. A resolução ad referendum acelera a aprovação do Projeto, possibilitando assim que o curso seja ofertado no prazo solicitado.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

23348007377/2018-00 – Processo Administrativo; Comissão Permanente de Legislação, Normas e Recursos

O processo trata de um vídeo, postado na rede social Facebook após as eleições de 2018, em que são feitas acusações a respeito de propaganda política e ideológica feita por professores em sala de aula no IFC. A publicação coincide com o episódio em que a deputada Ana Caroline Campagnolo solicitou a estudantes que registrassem em vídeo o que ela classificou como “atitudes ideológicas” em sala de aula e “denunciassem” por meio de um número de telefone.

Diante do entendimento de que o vídeo prejudica a imagem do Instituto, o IFC encaminhou à Procuradoria-Geral da República uma solicitação de auxílio sobre as medidas judiciais cabíveis – bem como notificou o Ministério Público Federal sobre o ocorrido.

Após extensa deliberação e avaliação dos diversos encaminhamentos propostos pelos conselheiros, ficou entendido que houve agravo ao IFC no vídeo. Diante disso, o Instituto vai notificar o Ministério Público de que aguarda o resultado da investigação em curso. Mesmo não tendo identificado materialidade e pessoalidade na denúncia feita, o Conselho irá enviar à Corregedoria para apuração. O Consuper responderá ainda à Procuradoria que aguarde o resultado dessas questões antes de ingressar com qualquer ação legal.

23348008210/2018-58 – Aprovação final do Relatório de Gestão 2018

Após o cumprimento de todos devidos trâmites, o IFC recebeu do Tribunal de Contas da União a declaração de publicação do Relatório, finalizando-se assim o processo com a aprovação do documento. A avaliação final é de que o Instituto cumpriu com suas obrigações institucionais de prestação de contas, produzindo um documento transparente, de fácil leitura e entendimento, no qual são relatadas e publicizadas as ações da instituição no exercício de 2018. Ressaltou-se ainda o trabalho integrado entre todos os campi e a Reitoria para produção do Relatório.

Sobre o Conselho – O Consuper é o órgão máximo do IFC e tem caráter consultivo e deliberativo. As reuniões do órgão são transmitidas ao vivo pela Internet e, depois, disponibilizadas na página do Conselho – permitindo-se, assim, que a comunidade tenha acesso às discussões e decisões tomadas pelos conselheiros.

Assista abaixo à integra da nona reunião ordinária do Consuper:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

Campus São Francisco do Sul desenvolve sistema de monitoramento das águas da Baía da Babitonga

O Instituto Federal Catarinense desenvolve, no Campus São Francisco do Sul, um projeto de monitoramento em tempo real da qualidade das águas da Baía da Babitonga. O trabalho, financiado via chamada pública realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), visa desenvolver um protótipo de dispositivo eletrônico para coletar informações sobre o estado da água em diversos pontos da Baía – e que possa, posteriormente, ser replicado para utilização em outros pontos da cidade.

“O sistema vai coletar informações como temperatura, pH e turbidez em diversos pontos da Baía, principalmente em pontos de despejo de efluentes, efetuando um alerta virtual, através de aplicativo, às autoridades competentes – e também aos moradores locais, para que possam auxiliar na fiscalização”, conta o coordenador do projeto, professor Lucas Knebel. “A base de dados norteará ainda os investimentos para a despoluição da Baía da Babitonga em seu aspecto de balneabilidade, contribuindo de forma direta e indireta para a saúde pública, as atividades de pesca, o turismo, o comércio e a qualidade de vida e de lazer da população local e dos turistas no município”.

Knebel explica que a elaboração do projeto atua nos três eixos institucionais – Ensino, Pesquisa e Extensão. “O trabalho envolve estudantes de nível médio e superior – respectivamente, de Automação Industrial e Engenharia Elétrica. Quatro destes alunos são bolsistas e desempenham as atividades em conjunto com professores das área de Engenharia, Biologia e Ciência da Computação”.

O professor ressalta que a parceria com o município começou a ser delineada antes mesmo do lançamento do Edital. “O projeto foi apresentado à SMMA para verificarmos se ele atenderia à comunidade local e regional, seguindo assim um dos princípios norteadores do IFC. O secretário Gabriel Conorath nos deu essa confirmação, uma vez que o projeto poderia contribuir para que as praias do município conquistem a certificação internacional de Bandeira Azul – que tem como um dos critérios a qualidade da água”, diz.

A Bandeira Azul é concedida anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental, sediada na Dinamarca, a praias e marinas que cumprem uma série de requisitos de qualidade ambiental, infraestrutura, segurança e conservação.

“Após a consulta inicial à SMMA, o edital de fomento foi lançado, e o projeto ficou classificado entre os que receberam o fomento no valor de R$ 30.000,00. Além disso, este é também o primeiro projeto do IFC a trabalhar com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU/UFSC”, conta o pesquisador.

Segundo Knebel, o monitoramento em tempo real das águas contribui tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a proliferação do turismo. “Além integrar o sistema e contribuir para a manutenção da fauna e da flora, parte da população local tira seu sustento a partir do mar – que, por sua vez, tem de estar em boas condições para a proliferação de espécies de vida marinha. Já os turistas querem conhecer as belezas naturais, velejar e mergulhar; imagine então com seria bom se, antes de se banhar na água da baía ou do mar, eles pudessem consultar sua qualidade em tempo real. Esse protótipo também possibilitará isso”, destaca.

O coordenador do projeto ressalta que o trabalho está em sua fase inicial. O primeiro teste oficial de conclusão está previsto para meados de 2020. Após a implementação final, a manutenção dos equipamentos será efetuada pelos estudantes do IFC – estreitando-se assim a relação entre o IFC e o município. “Pode-se ainda dizer que este projeto será vitalício e terá seu status modificado para programa logo que se der a implementação em diversos pontos das praias”, conclui.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem : Arquivo pessoal/Lucas Knebel

Candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFC podem pedir isenção da taxa de inscrição

Até 10 de setembro, seguem abertas as inscrições para o Exame de Classificação 2020 do Instituto Federal Catarinense (IFC). São oferecidas 2.220 vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio nos campi da instituição, localizados em 15 cidades. Os interessados devem se inscrever pelo Portal de Ingresso do IFC.

Taxa de inscrição é R$ 25,00 e deve ser paga nas agências do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Para solicitar a isenção do pagamento desta taxa, o candidato deverá preencher o formulário, disponível aqui, e entregá-lo com a documentação comprobatória no campus para o qual o se inscreveu.

Prazo para solicitar a isenção vai até 23 de agosto. Os pedidos serão analisados pela Comissão Central do Processo Seletivo, e os resultados serão publicados, em 30 de agosto, no Portal de Ingresso. Todas as orientações sobre o pedido de isenção estão descritas no item 4 do edital.

Cursos oferecidos

Nesse nível de ensino, o estudante cursa as disciplinas do ensino médio e as do curso técnico de forma integrada. Portanto, pode participar do Exame de Classificação quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não terminou o ensino médio.

Para este processo são oferecidas vagas para cursos nas áreas de Administração, Agroecologia, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho, Vestuário.

Atualmente, o IFC possui 15 campi localizados nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Edital do Exame traz todas as informações referentes ao processo, como o cronograma de atividades, os locais e procedimentos de inscrição, a distribuição das vagas em cada modalidade, os detalhes sobre a realização das provas, entre outras. O documento pode ser acessado aqui.

Serviço
Exame de Classificação 2020 IFC
Processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio
Vagas: 2.220 vagas distribuídas em 15 cidades catarinenses
Inscrições: até 10 de setembro de 2019
Local de inscrição: Portal de Ingresso do IFC
Taxa de inscrição: R$ 25,00 (é possível pedir isenção até o dia 23/08)
Confira todas as informações no Edital disponível em: http://ingresso.ifc.edu.br

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria

IFC e IFSC trabalharão em parceria no desenvolvimento de plataforma para egressos

Estudantes e servidores dos Institutos Federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC) trabalharão em conjunto no desenvolvimento de uma plataforma de relacionamento de egressos das instituições. A parceria firmou-se durante a realização do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (8º Sepei), realizado em Chapecó de 30 de julho a 1º de agosto.

Entre os eventos do Sepei, ocorreu o 1° Hackathon do IFSC, com objetivo de levar à comunidade acadêmica um desafio de programação para o desenvolvimento de uma plataforma de egressos. Esta atividade partiu da disponibilização de uma versão em desenvolvimento pela Fábrica de Software no IFC Campus Araquari, como resultado do projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFC (Proex).

Composta pelos estudantes bolsistas da Fábrica de Software, Christopher Steffens Theilacher e Henrique Luiz Hartmann; pelo coordenador do projeto, professor Ivo Marcos Riegel; pelo coordenador de Sistemas da DTI na Reitoria, Emerson Batista Saldanha; e pelo pró-reitor de Extensão, professor Fernando José Garbuio, a equipe do IFC participou como júri do desafio em conjunto com a equipe do IFSC.

De acordo com Garbuio, a participação neste evento demonstrou a importância da integração das duas instituições no desenvolvimento de soluções em conjunto a partir de uma demanda existente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Desde as primeiras turmas que estudaram nas então Escolas de Aprendizes e Artífices, criadas em 1909, até as atuais gerações que participam da rede dos Institutos Federais, existe uma agenda que merece atenção. Os alunos que se formam, ano a ano, vão perdendo vínculo com a instituição, e esse afastamento entre escola e egresso traz prejuízos tanto para o profissional formado quanto para nossos currículos. Sem o acompanhamento e o relacionamento com eles, perdemos informações valiosas que podem, a médio e longo prazo, qualificar ainda mais nosso serviço público”, justifica o pró-reitor do IFC.

A partir do resultado do desafio, que teve como vencedora a equipe XapSoft do IFSC Campus Chapecó, será elaborado um cronograma de atividades para o desenvolvimento da plataforma em conjunto entre as duas instituições. A previsão é de que ela seja concluída ainda no segundo semestre de 2019.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: arquivo pessoal